ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Encontro entre música e História do Brasil
01 Setembro 2015 | Por Assessoria de Comunicação
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

No Compasso da HistoriaApresentada e idealizada pela cantora Joyce Moreno, a série No Compasso da História promove encontros musicais que cantam e contam os acontecimentos históricos do Brasil, retratados, inclusive, com farta documentação. Em 15 episódios, com 52 minutos cada, apresenta desde a construção da identidade brasileira nos anos coloniais até as últimas décadas do século XX.

Em cada episódio, compositores, intérpretes, instrumentistas e especialistas, como Sérgio Cabral, Hermínio Bello de Carvalho e Luiz Carlos Saroldi (em um dos seus últimos depoimentos) identificados com o tema abordado são convidados para, junto com a apresentadora Joyce Moreno, viajar na trilha dos acontecimentos que marcaram o país. A série estimula o espectador a mergulhar em períodos da nossa História a partir de textos de canções e da produção musical de cada época escolhida.

“A ideia do programa é contar a História do Brasil de uma maneira lúdica, por meio da música. A música brasileira refere-se muito ao país, a sua cultura e a sua História, especialmente a partir do começo do século XX, quando surgiram as primeiras gravações. Dali em diante, passamos a ter o registro musical dos fatos. Os compositores brasileiros são verdadeiros cronistas do seu tempo”, explica Joyce Moreno.

Os professores e alunos poderão utilizar No Compasso da História para ampliar seu universo cultural, complementando o aprendizado da História. Um dos objetivos da série é sugerir novas relações entre os fatos e as versões, estimulando o olhar crítico dos jovens estudantes. “Contar a História de uma forma lúdica torna o aprendizado mais agradável, e a música é uma referência forte para a juventude”, afirma Joyce Moreno. Esse é um programa que reúne cultura, educação e cidadania.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp