Bairros, elementos da natureza e objetos do cotidiano são temas para a Educação Infantil
28 Março 2022 | Por Adriana Nascimento

Videoaula Rioeduca na TV para a Educação InfantilNesta semana, os pequenos estudantes aprendem mais sobre fauna, flora e espaços coletivos, entre outros, na programação de videoaulas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Os pequenos da Educação Infantil podem assistir, nesta semana, de 28 de março a 1º de abril, a videoaulas especiais para essa etapa do ensino que tratam de temas como a natureza e o reconhecimento como parte dela, o espaço coletivo e o bairro onde vivem. As videoaulas de Rioeduca na TV trazem temas para esses estudantes e para os de todos os anos de escolaridade do Ensino Fundamental - do 1º ao 9º ano, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, vai ar na TV de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

Nesta segunda-feira (28), são exibidas, entre as aulas, O Menino e a Árvore, às 7h30, para a Educação Infantil; Espaçamento entre as Palavras, às 8h30, para o 3º ano; e Vida, um Bem Sustentável, às 11h45, para a EJA I. Na terça (29), Um Bairro Encantado, às 7h30, para a Educação Infantil; Textos para o Cotidiano, às 9h, para o 5º ano; e Está na Hora, às 9h45, para os alunos do projeto Travessia, são algumas das videoaulas.

Na quarta (30), O Peixe Elétrico, de Sala de Leitura, às 9h30, para o 6º ano; e Como Ocorrem as Estações do Ano?, de Ciências, às 11h, para o 9º ano, estão entre os assuntos. Já as aulas Quadrinhos em Ação, às 9h45, para os alunos do projeto Carioca I; e Projeções e Representações, de Geografia, às 10h15, para o 7º ano, estão na programação da quinta-feira (31). Na sexta (1º), It´s My Birthday!, de Língua Inglesa, às 8h, para 1º e 2º anos; e Impressionismo - Arte ao Ar Livre, às 8h30, que trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física de modo interdisciplinar para 1º a 3º ano, são destaques.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.