Videoaulas de Sala de Leitura são novidade na programação de Rioeduca na TV
02 Agosto 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula 02.08A partir desta semana, a programação oferece videoaulas que trabalham o tema e incentivam a leitura para estudantes de todos os anos de escolaridade

A programação de Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, inicia o segundo semestre do ano letivo com novas videoaulas que trabalham a leitura e incentivam o gosto por ler. Contação de histórias para os pequenos, narrativas diversas e aspectos da linguagem são alguns dos temas trabalhados nas aulas da Sala de Leitura durante a programação e que vão ao ar a partir desta semana. As aulas são voltadas para os estudantes de todos os anos de escolaridade, da Educação Infantil ao 1º a 9º do Ensino Fundamental, incluindo alunos do projeto Carioca II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação completa de Rioeduca na TV é exibida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola.

A história da onça, do macaco e do jabuti; microcontos e o mito de Pandora são algumas das videoaulas da Sala de Leitura que vão ar nesta semana. As aulas vão ao ar às 8h, desta segunda à sexta-feira, para os pequenos da Educação Infantil; a partir da terça, são exibidas às 9h30 e às 9h45, respectivamente, para estudantes do 1º e 2º anos, do 5º e 6º anos (quarta), e do 7º e 8º anos (quinta). Na sexta-feira, são transmitidas as aulas de leitura para o 9º ano (às 15h30), alunos do Carioca II (às 15h45), EJA I (às 11h45) e EJA II (às 12h). Essas videoaulas são representadas à tarde e, no caso da EJA, vão ao ar novamente à noite.

Nesta segunda-feira (2), alguns dos destaques são as aulas Brincadeiras Cariocas, às 7h45, para a Educação Infantil; Pìcadinho de Palavras, de Sala de Leitura, às 9h45, para o 2º ano; e Estrutura do Texto Narrativo, de Língua Portuguesa, às 10h30, para o 8º ano. Na terça (3), Conhecendo os Animais, às 8h45, para o 3º ano; e O Conjunto dos Números Reais, às 10h45, para os alunos do Carioca II, estão entre as aulas. Na quarta (4), entre as aulas, estão Organização das Células, às 9h15, para o 5º ano; e Mata Atlântica e as Bactérias, às 12h, para a EJA II.

Entre as videoaulas da quinta-feira (5), estão Idas e Vindas do Sol, às 8h15, para o 1º ano; O Mito de Pandora, de Sala de Leitura, às 9h30, para o 7º ano; e Os Indicadores Econômicos e Suas Representações Espaciais, de Geografia, às 10h30, para o 8º ano. Já na sexta (6), os destaques são Do You Like Vegetables?, de Língua Inglesa, às 8h30, para o 3º ano; e Comédia é Coisa Séria, às 9h15, que trabalha de forma interdisciplinar Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para os alunos do 4º, 5º e 6º anos.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.