Rioeduca na TV: confira a programação especial de videoaulas de reforço escolar
19 Julho 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula 1907No recesso das aulas, o aprendizado continua com aulas de reforço para os vários anos de escolaridade; a Rioeducopédia oferece percursos formativos especiais para o período

Com as semanas de recesso das aulas na Rede Municipal do Rio de Janeiro, o aprendizado não para com a programação especial de Rioeduca na TV, que oferece videoaulas de reforço escolar entre os dias 19 e 30 de julho. As videoaulas de Rioeduca na TV, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio, são apresentadas por professores e vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola. Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia, da secretaria e desenvolvida com a MultiRio, traz percursos formativos que também ajudam a consolidar o aprendizado. A plataforma pode ser acessada por alunos e professores dentro do aplicativo Rieoduca em Casa.

Com a realização da Atividade Diagnóstica no final de abril, que buscou identificar em quais pontos do currículo estavam as necessidades de aprendizagem dos alunos, a secretaria fez uma curadoria de conteúdos para trabalhar as habilidades nas quais os estudantes tiveram desempenho mais baixo. A programação de reforço escolar oferece aulas de Língua Portuguesa e Matemática para todos os anos de escolaridade, do 1º ao 9º ano, mais as aulas voltadas para o projeto Carioca II, Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Rioeducopédia traz diferentes conteúdos de reforço escolar

Também estão disponíveis nestas semanas, novos percursos formativos da Rioeducopédia para o reforço escolar, com as videoaulas de Rioeduca na TV associadas a mais conteúdos que ampliam a experiência: Desafio, Quiz Educa e Para Saber Mais. Todos os materiais oferecidos, do 1º ao 9º ano e projeto Carioca II, foram desenvolvidos especialmente para ajudar a consolidar o aprendizado nas habilidades identificadas na Atividade Diagnóstica.

Estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro podem acessar a Rioeducopédia pelo aplicativo Rioeduca em Casa, em um botão disponível na aba Outros. Para fazer login na plataforma, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e o ano de nascimento (no formato DD/MM/AAAA). Já o professor deve clicar em Matrícula do Professor e fazer login com sua matrícula e início do CPF.

Programação de videoaulas da semana

Nesta segunda-feira (19), alguns destaques são as videoaulas Formando Palavras, às 8h, para o 1º ano; Entendendo para que Serve um Texto, de Língua Portuguesa, às 10h05, para o 6º ano; e Em que Lugar Isso Está Escrito, às 20h, para o EJA I. Na terça (20), entre as aulas estão Medidas de Tempo, às 11h45, para o 4º ano; e Volume, de Matemática, às 10h35, para o 8º ano. Já na quarta-feira (21), Usando a Rampa, às 7h45, para a Educação Infantil; e Relações de Sentido no Texto, às 10h35, para os alunos do Carioca II, são algumas das aulas. Quinta-feira (22) são exibidas Adição, às 8h15, para o 2º ano; e Calculando com Nosso Dinheiro, às 9h, para o 5º ano. Entre as videoaulas de sexta (23), estão Contando e Calculando Chocolates, às 8h30, para o 3º ano; e Números Racionais, de Matemática, às 11h05, para o 9º ano. Até 30 de julho, serão exibidas reapresentações dos programas de Tira-Dúvidas de Rioeduca na TV - às 9h15, para os alunos do 1º ao 5º ano, e às 15h15, para os alunos do 6º ao 9º ano.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e são exibidas as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.