Alunos podem tirar dúvidas em programas ao vivo de Rioeduca na TV
20 Fevereiro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula edinf rioeducanatvA partir de terça-feira (23), a programação traz dois momentos para os alunos enviarem suas perguntas a professores da Rede Municipal

Dois programas ao vivo, às 9h15 e às 17h35, vão ao ar diariamente, a partir desta semana, na programação de Rioeduca na TV, produzido pela Secretaria Municipal de Educação com a MultiRio, para tirar dúvidas dos alunos sobre os temas das aulas. Com a participação de professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, o Tira-Dúvidas é voltado para estudantes do 1º ao 5º ano, no horário da manhã, e do 6º ano 9º ano, à tarde, em um espaço que busca promover a interação entre aluno e professor, esclarecer dúvidas que possam surgir e aprofundar temas dos vários componentes curriculares como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e outros.

A programação de Rioeduca na TV é exibida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, e traz videoaulas com professores da Rede Municipal voltadas para o Ensino Fundamental, incluindo Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta segunda-feira (22), Elementos da Narrativa é um dos temas para o 5º ano, às 9h. Crônica é o assunto de Língua Portuguesa para o 9º ano, às 10h50, enquanto Conceito de Fração e Tipos de Frações vai ao ar, às 20h15, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Ainda na segunda-feira, são exibidos os últimos programas ao vivo Explorando Caminhos, que apresenta o trabalho nas diferentes áreas pedagógicas e componentes curriculares com interação ao vivo. Às 9h15, é sobre Linguagens Artísticas; às 11h35, sobre Geografia e, às 15h15, sobre Educação Física.

Na terça-feira (23), começa o Tira-Dúvidas, ao vivo e que vai ao ar de segunda a sexta-feira durante toda a exibição de Rioeduca na TV. Para os anos finais, o programa que é transmitido às 17h35 trata sempre de um componente curricular a cada dia: Matemática (terça-feira), Ciências (quarta-feira) e Ciências Humanas (quinta e sexta-feira) são os temas desta semana. Ainda na terça, A Natureza É Coisa Séria é uma das videoaulas para a Educação Infantil, às 7h45. Plano Cartesiano é assunto de videoaula de Matemática para o 7º ano, às 10h05.

Às 8h, Adição, para o 1º ano da Educação Especial; Às 9h50, Desperdício de Água, conteúdo de Ciências para o 6º ano; e às 11h20, Identidade e Globalização, de Geografia, para o 9º ano, são alguns dos assuntos das videoaulas da quarta-feira (24). Na quinta (25), alguns dos temas são Todo Mundo é Diferente, para a Educação Infantil, às 7h30; Ritmos do Brasil, videoaula de Artes Visuais e Cênicas, Educação Física e Música, para o 4º ao 6º ano, às 9h; e Revolução Francesa, de História, para o 9º ano, às 10h50. Na sexta (26), às 10h05, História e Memória é um dos assuntos para o 7º ano, enquanto os estudantes da Educação de Jovens e Adultos podem assistir a Estados Físicos da Matéria na videoaula das 20h15.

Todas as videoaulas da manhã, no ar de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, no horário de 13h30 às 18h15. As aulas da Educação Infantil vão ao ar novamente, ainda, no período noturno, de 19h30 às 20h. Os estudantes da Educação de Jovens a Adultos podem assistir às suas videoaulas sempre de 20h às 20h30. As aulas também estão no canal da MultiRio no YouTube.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). No Portal MultiRio, a área especial Rioeduca na TV traz a programação completa de cada semana, com horários, e conteúdos relacionados.

Confira na área Rioeduca na TV a programação completa desta semana.