Ensino remoto é tema do programa ao vivo de Rioeduca na TV nesta sexta (19)
16 Fevereiro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumbSIrioeducanatvCom interatividade aberta ao público, professores falam sobre as ações da SME para o ensino remoto e recebem perguntas

A programação da segunda semana de Rioeduca na TV, da Secretaria Municipal de Educação e que traz videoaulas com professores de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, produzidas com a MultiRio, exibe o programa ao vivo Explorando Caminhos sobre ensino remoto nesta sexta (19), às 9h15, abrindo espaço para que alunos e professores façam perguntas e tirem suas dúvidas. Além disso, as novas aulas da semana que vão ao ar pela TV abordam pontos dos componentes curriculares do Ensino Fundamental, que incluem Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta segunda-feira (15), Rioeduca na TV exibe uma programação especial com uma seleção de programas da MultiRio e reapresentação da Aula Inaugural com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. Na terça (16) e quarta-feira (17), vai ao ar a reapresentação de videoaulas da semana anterior, em uma nova oportunidade aos alunos de rever os conteúdos e fazer uma revisão.

Lendas do Nosso Folclore abre a programação da quinta-feira (18), às 7h30, para a Educação Infantil. Alguns dos temas para os anos iniciais são Batalhão de Letras, para a Educação Especial do 1º ano, às 8h, e Construindo a Matemática, para o 4º ano, às 8h45. Às 9h50, tem videoaula de Geografia para o 6º ano, Áreas Verdes Urbanas, e, às 10h05, para o 7º ano, Elementos na Paisagem Urbana. Às 20h, Tradições Populares é uma das videoaulas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Na sexta-feira (19), a Educação Infantil inicia com Medo de Quê?, às 7h30, e, às 8h30, é exibido Brinquedos e Brincadeiras para estudantes do 1º, 2º e 3º anos. A faixa das videoaulas dos anos finais inclui História para o 6º ano, com Diversidade Cultural, às 9h50, e Geografia para o 8º ano, com As Relações de Trabalho no Brasil, às 10h20. Uma das aulas dos alunos do EJA é de Língua Inglesa, às 20h15.

O programa ao vivo Explorando Caminhos apresenta o trabalho nas diferentes áreas pedagógicas e componentes curriculares em dois momentos diários de interação ao vivo, às 9h15 (com reprise às 15h15) e às 11h35 (com reprise às 17h35), com assuntos que mudam de acordo com o dia. Nesta semana, além do programa sobre ensino remoto na sexta-feira, às 9h15, há o ao vivo sobre História, no mesmo dia, às 11h35; Ciências e Língua Estrangeira são os assuntos na quinta-feira, às 9h15 e às 11h35, respectivamente. Alunos e professores podem enviar suas perguntas pelo chat durante a transmissão simultânea pelo YouTube da MultiRio ou pelo WhatsApp (21-98909-1889).

Todo o bloco de videoaulas da manhã, que vai ao ar de 7h30 às 12h15, é reprisado, na mesma sequência, à tarde. Assim, os alunos podem rever suas aulas no horário de 13h30 às 18h15. As aulas da Educação Infantil vão ao ar novamente, ainda, no período noturno, de 19h30 às 20h. Todas as videoaulas também ficam disponíveis, para assistir a qualquer momento, no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme).

Rioeduca na TV é uma produção da Secretaria Municipal de Educação com parceria da MultiRio e vai ao ar pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). Além disso, no Portal MultiRio, a área Rioeduca na TV reúne informações sobre Rioeduca na TV, como a programação completa com horários, e conteúdos relacionados.

Confira a programação completa desta semana.