ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Podcast ‘Ouvi Falar’ entra na terceira temporada tratando de informação e conhecimento
06 Novembro 2020 | Por MultiRio
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Podcast ‘Ouvi Falar’, da MultiRio, entra na terceira temporada tratando de informação e conhecimento

Programa traz especialistas nas áreas de Comunicação, Educação, Literatura, entre outras, para tratar da difusão do saber

 

 

OuviFalar T 03 LOGO thumb

A  MultiRio está disponibilizando a partir de hoje a terceira temporada do podcast “Ouvi Falar”, uma coprodução com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Nessa nova etapa, especialistas da instituição de ensino e pesquisa falam sobre “Informação e Conhecimento”. A proposta é divulgar, entre o grande público, os temas relacionados à produção, divulgação e preservação da informação e do conhecimento. Apesar da formação acadêmica dos participantes, os temas são tratados de uma forma leve, de fácil entendimento pelo público e dinâmica. A curadoria é da professora e doutora em Ciência da Informação Naira Silveira, que participará de uma live nesta sexta-feira (06/11), às 14h, pelo canal do YouTube da MultiRio (www.youtube.com/user/MULTIRIOSME), e pelo Twitter (@UNIRIO_Oficial). 

Após a realização dalive, será disponibilizado o primeiro episódio dessa temporada, que discute como a evolução da humanidade ocorre em paralelo à produção de informações e de conhecimento, que foi ficando cada vez mais acelerada ao longo do tempo. Os participantes discutem esse acúmulo e como de fato ele pode pode ser apreendido pelos seres humanos, principalmente através da educação. A cada sexta-feira, um novo programa é posto na internet, num total de seis.  

Com apresentação de Patrícia Costa, o podcast foi gravado a partir da residência dos participantes, por conta da prevenção contra o novo coronavírus. Durante esta temporada, os especialistas falarão de diversos aspectos ligados à informação, como a atual propagação das chamadas fake News, até os diferentes meios usados pelo homem para armazenar e difundir os saberes. 

A série tem a curadoria da UNIRIO e conta com o apoio dos profissionais da empresa municipal para a elaboração dos roteiros e para a produção. O podcast será disponibilizado nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer e Google Podcast.

 

 

 

Veja a programação da terceira temporada:

 

EPISÓDIO 1 – A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (06/11) 

O programa discute como a evolução da humanidade ocorre em paralelo à produção de informações e de conhecimento mais acelerada, ao longo do tempo.  

Participantes: Gustavo Saldanha (doutor em Ciência da Informação) e Heloisa Dias Bezerra (doutora em Ciência Política) 

 

EPISÓDIO 2 – INFORMAÇÃO DE QUALIDADE (13/11) 

 

O programa debate a explosão de desinformação e de notícias falsas que assola hoje as redes sociais. Os convidados analisam as origens desse movimento e propõem formas de preparar melhor a sociedade para identificar e anular informações dessa natureza, o que eles chamam de “letramento informacional”. 

Participantes:Marianna Zattar (doutora em Ciência da Informação), Alberto Calil (doutorado em Ciências Sociais) e Isabela Pimentel (mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais).

 

EPISÓDIO 3 – DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (20/11) 

 

Vivemos num tempo em que a internet ocupa parte importante de nossas vidas, inclusive no âmbito da comunicação. No entanto, milhões de pessoas ainda são excluídas desse acesso, o que atrapalha seu desenvolvimento em todos os sentidos, inclusive, o econômico e o educacional. 

Os especialistas discutem os meios para se tornar mais democrático o acesso à informação e ao conhecimento. 

Participantes: Simone Weitzel (doutora em Ciência da Informação), Diana Passy (criadora da Flipop, festival de literatura pop focado em jovens leitores) e Jaílson de Souza e Silva – geógrafo, com mestrado em Educação e doutorado em Sociologia da Educação. 

 

EPISÓDIO 4 – LIVROS, PORTAS DO SABER (27/11) 

 

Seriam os livros os primeiros guardiões do conhecimento? O programa conta a história do surgimento do livro e destaca o impacto dessa invenção para a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento das civilizações. Nossos convidados vão poder falar também sobre meios de incentivar os hábitos de leitura. 

Participantes: Eliana Yunes (doutora em Linguística e em Literatura Comparada), André Vieira de Freitas Araújo (doutor em Ciência da Informação) e Kelvin Falcão Klein (doutor em Teoria Literária). 

 

EPISÓDIO 5 – MUITO ALÉM DOS LIVROS (04/12) 

 

Felizmente, existem infinitas portas e janelas para o conhecimento, além dos livros. Museus, cinema e outras linguagens do audiovisual, as artes visuais, a oralidade, a moda, enfim, tudo pode ser fonte de informação que contribui para que possamos construir nosso conhecimento. 

E quanto mais variadas as fontes, mais rico é o nosso acervo de experiências e aprendizados. 

Participantes: Natalia Christofoletti Barrenha (doutora pelo Programa de Pós-Graduação Multimeios da Unicamp), Maria Lia Gautério (mestre em Arte e Cultura Contemporânea) e Alexander Kellner (doutor em Paleontologia).  

 

 

EPISÓDIO 6 –  INFORMAÇÃO, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (11/12)

Desde que o ser humano está no planeta, ele sente necessidade de armazenar informação. Além das paredes das cavernas, do papel, das músicas e de outros suportes que existem há séculos, hoje temos novas formas de guardar e proteger dados e informações. Os convidados falam da importânica da memória social na evolução da nossa sociedade.

 

Participantes: Regina Abreu (doutora em Antropologia), Fabiano Cataldo de Azevedo (doutor em História) e Cláudio José Silva Ribeiro (doutor em Ciência da Informação).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp