ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

MultiRio lança projeto 'Meias Aventuras'
18 Setembro 2020 | Por Michel Alecrim
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Projeto apresenta novos recursos pedagógicos para a alfabetização na Rede Municipal de Ensino do Rio

 

MultiRio lança nesta segunda-feira (21) o ‘Meias Aventuras’, com animações, jogos e materiais pedagógicos para auxiliar a aprendizagem das crianças

 

MeiasAventuras4

O processo da alfabetização na Rede Municipal de Ensino contará, a partir de agora, com novos recursos para estimular a criatividade, a oralidade, o vocabulário, o raciocínio lógico e as habilidades narrativas dos estudantes. A partir do dia 21, entra em cena o “Meias Aventuras”, da MultiRio. O projeto multiplataforma começa com o lançamento de um site, hospedado no portal da empresa municipal (www.multirio.rj.gov.br), com animações, ilustrações para colorir, jogos digitais e de tabuleiro,modelos de storyboard além de livreto com orientações para a criação de fantoches e cenários, estimulando a criação de novos personagens e histórias autorais.

Os materiais podem ser utilizados em casa, já nesse período, e futuramente nas escolas, com o auxílio dos responsáveis e professores.

Foi realizada uma live, transmitida pelo canal da empresa no YouTube (www.youtube.com/user/MULTIRIOSME ), às 14h desta segunda-feira (21), em sintonia com as atividades previstas para a Semana de Alfabetização (entre 23 e 25 de setembro). O bate-papo foi comandado pelo diretor de Núcleo de Artes Gráficas e Animação (Nagan) da MultiRio, Marcelo Salerno, e pela professora da Assessoria de Articulação Pedagógica da Empresa e especialista em Alfabetização e letramento Ana Cristian Veneno. A conversa contou com a participação do diretor de teatro de fantoches, Miguel Velhinho, que prestou consultoria ao projeto.

Para conhecer o projeto, acesse o endereço do site: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/meias-aventuras.

O “Meias Aventuras” é protagonizado por um personagem divertido e atrapalhado, que passa por diversas situações cotidianas nas quais precisa superar desafios. O personagem principal, criado pela equipe da MultiRio, foi construído a partir de uma meia com feições humanas, que até ganhou máscara, em uma das animações produzidas, adaptando-se à pandemia e estimulando a prevenção contra a COVID-19.

A partir do site, além de acompanharem as aventuras do personagem nas animações, as crianças serão estimuladas a criarem suas próprias histórias, em casa e, futuramente, em sala de aula. A ideia é que a partir de materiais simples, encontrados com facilidade, possa ser explorado o potencial inventivo do teatro de fantoches.

Para criar novos personagens, em casa ou na escola, basta encontrar uma meia, sobras de materiais para serem reutilizados como pedaços de pano, lã, canetinhas, linhas, papeis coloridos. Assim, novas histórias serão criadas e a cada aventura as crianças brincam e aprendem.

O projeto, que envolveu diversos setores da MultiRio, terá mais desdobramentos. Assim que as aulas presenciais forem retomadas, professores e alunos poderão explorar um kit especialmente elaborado, que acompanha o projeto, chamado “Camarim Meio Mágico”. O Kit enviado às escolas reúne, além da meia, diversos materiais e jogos para potencializar a contação de histórias e a aproximação com as formas geométricas, a reta numérica e outros conceitos básicos da matemática. Também faz parte do kit um pendrive com o conteúdo digital, e que possibilitará o armazenamento de trabalhos feitos pelos alunos, além de outros vídeos, jogos e objetos de aprendizagem que a MultiRio pretende criar.

O projeto se inspira nas Competências Gerais da Base Nacional Curricular (BNCC) e busca contribuir com os processos de ensino e com a aprendizagem dos estudantes em fase de alfabetização.


Link para fotos e vídeo:  https://flic.kr/s/aHsmQNYXZM

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp