MultiRio lança jogo com foco na sustentabilidade
03 Julho 2019 | Por Valéria Abdalla
Estudantes da Rede participam do evento (Foto: Alberto Jacob Filho).

A MultiRio escolheu o Planetário do Rio, na Gávea, Zona Sul da cidade, para o lançamento de seu mais recente produto educativo: o jogo SOS MAR. A apresentação aconteceu na manhã do dia 28 de junho, num desafio para cerca de cem alunos de três escolas da Rede Pública Municipal de Ensino: Júlio de Castilhos, Luiz Delfino e Desembargador Oscar Tenório, todas da 2ª CRE. Com projeção na Cúpula Carl Sagan, os jovens disputaram as cinco fases eliminatórias do jogo.

O vencedor foi o aluno João Miguel da Silva Santos, de 11 anos, da E.M. Júlio de Castilhos. Ele e mais dois finalistas foram premiados com troféus e kits MultiRio, e sua escola ganhou um dia de oficina de jogos com o game designer da Empresa, Antônio Marcelo, criador do produto.

O SOS MAR trata o problema do despejo de lixo e detritos sólidos nos oceanos com uma mecânica simples e engajadora: o jogador pilota um pequeno submarino e precisa recolher o lixo jogado ao mar por dois navios, evitando que objetos descartados atinjam animais marinhos ou se acumulem no fundo do oceano. O produto foi desenvolvido pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e com a Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL) da Prefeitura do Rio, com base no Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O game já está disponível gratuitamente no Portal da MultiRio e, em breve, terá também uma versão gratuita para smartphones.

O evento de lançamento do jogo contou com a presença do coordenador-geral da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL), Daniel Mancebo; do diretor de Astronomia do Planetário do Rio, Alexandre Sherman; da diretora do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márcia Costa de Oliveira; e do coordenador da 2ª CRE Marcelo Fernandes do Nascimento, que representou a secretária municipal de Educação, Talma Suane. O presidente da MultiRio, Adolpho Konder, ressaltou o desafio de fazer uma grande virada tecnológica na gestão da MultiRio com a utilização de todos os meios digitais possíveis e de parcerias com órgãos da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, com vistas ao objetivo maior da administração municipal que é a melhoria do desempenho dos alunos da Rede Pública Municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.