Enquanto crescemos, escutamos o tempo todo que precisamos aprender a economizar, não é mesmo? Até parece fácil, afinal só é preciso gastar menos do que se ganha e guardar o que sobrar. Mas a vida adulta pode ser mais complicada do que imaginamos, e muitas pessoas acabam se perdendo entre tantas contas para pagar, aumento de preços e gastos inesperados.

Portanto, quanto mais cedo começarmos a exercitar a prática de economizar, maiores serão as chances de estarmos bem preparados para a vida adulta. Uma boa maneira de começar (e que não lida com dinheiro de verdade!) são os jogos que envolvem gestão de recursos.

O jogo Good Game Empire

Nesses games, os jogadores administram recursos financeiros, naturais e humanos de diferentes tipos. Você precisa explorar esses bens, escolher o que seus comandados devem produzir e trocar as mercadorias excedentes por outras mais necessárias. Também é preciso pensar se você irá gastar logo o que possui ou irá guardar para obter algo mais recompensador no futuro. Além disso, é possível se especializar em alguma tarefa, para que outros jogadores o recompensem para realizá-la por eles.

Parece muito com as decisões financeiras que as pessoas tomam no mundo real o tempo todo. Se você jogar on-line com outros jogadores, essas questões ficarão ainda mais sofisticadas.

São muitos os jogos em que é possível aprender sobre a gestão de recursos de forma avançada e divertida. Abaixo, listamos algumas opções legais e gratuitas que testamos e aprovamos. Todos eles são em inglês, mas não se assuste. Com a prática, você conseguirá entender como eles funcionam.

Good Game Empire: http://www.jogai.com/jogo/goodgame-empire

Tribal Wars: http://www.jogai.com/jogo/tribal-wars1

Travian: http://www.jogai.com/jogo/travian