Rede Municipal do Rio está em ritmo olímpico
22 Julho 2014 | Por Márcia Pimentel

TRANSFORMA1Os alunos da Rede já começaram a entrar no ritmo olímpico. Mais de 500 deles foram treinados e transformados em agentes do Programa de Educação Transforma – uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Orientados por seus tutores, eles têm a missão de liderar as ações do programa dentro de suas escolas, estimulando atividades ligadas à vivência dos valores olímpicos (respeito, amizade e excelência) e paralímpicos (coragem, determinação, igualdade e inspiração).

Além da promoção da ideia de jogo limpo, um dos grandes objetivos do Transforma é dar aos alunos a oportunidade de conhecer e experimentar novos esportes, tanto os olímpicos como aqueles mais acessíveis, por não necessitarem de muita estrutura para serem praticados com excelência. O programa oferece material didático sobre a história, a simbologia e os valores dos Jogos e também traz várias sugestões de experimentos e dinâmicas esportivas, que visam a estimular o protagonismo e a criatividade dos alunos.

A professora Andréa Alves, da Sala de Leitura da E.M. Malba Tahan (5ª CRE), é uma das maiores entusiastas do programa. Para ela, trabalhar os valores olímpicos e apostar nos jovens como agentes de transformação da realidade é uma grande oportunidade para os educadores fazerem a diferença. Instituições também estão se integrando ao Transforma, como é o caso da Confederação Brasileira de Golfe, que criou o projeto Golfe para a Vida, pois considera que ele é uma ótima oportunidade para divulgar o esporte e ampliar a base de atletas da modalidade.