Escolas Tenente Góes Monteiro e Rodrigues Alves se destacam no IDE-Rio
27 Julho 2015 | Por Carla Araújo

prova rio Foto de Alberto Jacob Filho 5Foco na leitura, disciplina, trabalho em equipe e parceria com os responsáveis. Essas são algumas das ações fundamentais, apontadas pelos diretores, para os bons resultados das unidades escolares que mais se destacaram, em 2014, no Índice de Desenvolvimento da Educação do Município do Rio (IDE-Rio). O IDE-Rio, divulgado pela Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, é obtido pelo cruzamento dos dados das taxas de aprovação e evasão de alunos da Rede com os resultados da Prova Rio – uma avaliação que mede os níveis de aprendizagem dos alunos do 3º e 7º anos em Língua Portuguesa e Matemática.

A E.M. Tenente Góes Monteiro, em Santíssimo, e a E.M. Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, conquistaram os primeiros lugares do IDE-Rio no primeiro e no segundo segmento, respectivamente. Com nota 8,5, a diretora da escola de Santíssimo, Ana Cláudia Henriques, destaca o trabalho voltado para a formação do gosto pela literatura. “O atendimento da Sala de Leitura visa estimular os alunos no desenvolvimento da leitura e da escrita e também auxiliar nas outras disciplinas”, conta. Ela pontua, também, a conscientização dos pais e responsáveis quanto ao apoio aos estudos dos filhos em casa e à manutenção da frequência nas aulas, além do reforço e apoio escolares realizados pelos professores.

Já o diretor Alexandre Borja, da E.M. Rodrigues Alves, que ficou com 8,4 na avaliação, destaca a evolução consistente dos alunos da unidade, que até hoje bateu todas as metas propostas. “Podemos atribuir esse bom desempenho a várias perspectivas de trabalho, por exemplo: o compromisso com a disciplina dos alunos, a parceria com os responsáveis, o Projeto de Vida, o alinhamento contínuo do processo pedagógico junto com os professores, as aulas de reforço, a avaliação minuciosa da aprendizagem dos alunos e os vários projetos desenvolvidos na Sala de Leitura.”

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o índice do município saltou de 4,5 para 5,0, apresentando um crescimento de mais de 11%. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o aumento foi de 8,6%, saindo de 4,6 para 5,0. Os resultados alcançados superaram as metas estabelecidas para 2014 nos dois segmentos do Ensino Fundamental. As notas da Prova Rio também apresentaram avanços, com aumento de 5,0 em 2012 para 5,6 em 2014, no primeiro segmento, e de 5,3 para 5,9 no segundo segmento. A Prova Rio foi aplicada a mais de 93 mil alunos do 3º e 7º anos, de 1.026 escolas da Rede.

As informações completas sobre o índice e a lista das dez melhores colocadas no IDE-Rio 2014 podem ser encontradas na página da SME, no Portal da Prefeitura.

Premiação

Com base no índice, 311 escolas da Rede alcançaram as metas de desempenho estabelecidas pela Secretaria e vão receber o Prêmio Anual de Rendimento. Com a gratificação, professores e funcionários das unidades que atingiram o crescimento esperado recebem o equivalente a um salário. Nas unidades que integram o programa Escolas do Amanhã, a remuneração equivale a um salário e meio.