Rio contra o Corona
13 Março 2020

rio contra corona novo 2

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta sexta-feira (13), uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus, entre elas a suspensão das aulas, em toda a Rede Pública Municipal, durante os dias 16 e 20 de março. A decisão foi tomada com base nas informações da Organização Mundial de Saúde e do comportamento do covid-19 em outros países. Estima-se que o mês de março seja o vórtice de aceleração dos contágios, no Brasil, e, por isso, a continuidade do fechamento das escolas será reavaliada semanalmente.

A decisão de suspender as aulas foi tomada porque a redução da circulação e da aglomeração de pessoas, na cidade, é uma das principais providências de contenção da pandemia, segundo as autoridades de saúde. As escolas municipais estarão abertas apenas entre 11h e 13h para receber os alunos para o almoço. Mas, caso a criança esteja com sintomas de gripe, ou resfriado, ela precisa ficar em casa para não infectar outras pessoas.

Segundo Patrícia Guttmann, coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do município, também é fundamental que os responsáveis pelas crianças sigam à risca os hábitos e as etiquetas de higiene, como lavar sempre as mãos – principalmente antes do almoço, depois de ir ao banheiro e quando se chega da rua – e não tossir nem espirrar perto de outras pessoas. Ela também pede que se evite deixar as crianças com os idosos, durante o período: “A ideia é proteger as pessoas de mais idade, porque elas estão no grupo em que o coronavírus é mais letal”.

corona patricia2
Patrícia Guttmann, coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do Rio. MultiRio

A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do município avisou que não há motivo para pânico, pois, na maior parte das vezes, o covid-19 causa apenas leves gripes e resfriados, sem maiores consequências. A questão é que essas pessoas podem contaminar as pessoas que integram os grupos de risco: além dos idosos, aqueles com diabetes, doenças renais e respiratórias crônicas e outras enfermidades relacionadas à baixa imunidade.

Complementação escolar

Para que os alunos não fiquem sem estudar durante o período em que as aulas estarão suspensas, a Secretaria Municipal de Educação está preparando, para todas as séries do Ensino Fundamental, um material de complementação escolar, que será disponibilizado, no Portal MultiRio, nos próximos dias. A ideia é prover os alunos que estão em casa, com atividades que reforcem os conteúdos já dados em sala de aula. Portanto, fique ligado (a).

Rio contra o Corona