Bibliotecas do Brasil
25 Setembro 2019 | Por Larissa Altoé

Alunos do 4º ano do Ciep Nação Rubro Negra (2ª CRE), no Leblon, visitaram, pela primeira vez, a Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. A ação é parte do projeto Bibliotecas do Brasil, que inclui a publicação Onde moram os livros? “Busco auxiliar na alfabetização através de histórias. Atualmente, crio eventos de difusão cultural de literatura, como esse que as crianças participaram”, explica Daniela Chindler, a autora do projeto e do livro.

A visita à BN foi especial, com os estudantes sendo recepcionados por um espetáculo de teatro e música. Um dos atores era a personificação de D. Pedro II e conduziu a turma pelos diversos setores do edifício. Os alunos aprenderam sobre a história dos suportes e técnicas da escrita; que existem obras raras na maior biblioteca da América Latina e curiosidades sobre o imperador. No final, conversaram e ganharam autógrafos de Daniela Chindler nos livros lidos previamente com a professora de Sala de leitura Jacqueline Paizante.

Jacqueline, em conjunto com a diretora Lílian Cavalcante, acompanhou os estudantes na visita à BN. A professora disse que a turma gostou muito do livro e foi possível trabalhar com eles diversos aspectos, como leitura oral e história do Brasil. “Foi ótimo até para a aluna que necessita de educação especial. Ela é tímida, mas como a publicação é engraçada e dialoga com as crianças, animou-se em participar da leitura em voz alta em grupo”, contou Jacqueline.

O espetáculo será apresentado também em nove escolas públicas municipais do Rio de Janeiro e dois mil exemplares do livro, com ilustrações de Bruna Assis Brasil, serão distribuídos em bibliotecas e escolas públicas municipais.

Onde Moram os livros? trata de seis bibliotecas emblemáticas do país: além da Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), a Biblioteca Pública do Amazonas (Manaus), a Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo), a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e a Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia (Salvador).

O projeto Bibliotecas do Brasil tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares

O Instituto Pró-Livro está divulgando a pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares, que demonstra a importância desse trabalho na formação dos estudantes. Uma das conclusões a que o levantamento chegou é que entre as escolas pesquisadas a diferença entre a que tem a melhor e a pior biblioteca é de 5 pontos no desempenho em Português na escala Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica. A influência positiva mais que dobra nas escolas socialmente vulneráveis. O levantamento foi feito em cerca de 500 escolas públicas, de 17 estados brasileiros.

“Esse estudo mostra como a biblioteca escolar contribui decisivamente na formação geral dos alunos e como a formação de leitores também impacta o desempenho das crianças”, explica Simone Monteiro, assessora de articulação pedagógica da MultiRio.

Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 9.484/2018, que reafirma o valor fundamental das bibliotecas e estabelece que sejam universalizadas nas escolas brasileiras até 2024, último ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE).

VÍDEO DA VISITA DE ALUNOS À BN RECEPCIONADOS POR ATORES MÚSICOS

Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares

O Instituto Pró-Livro está divulgando a pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares (LINK), que demonstra a importância desse trabalho na formação dos estudantes. Uma das conclusões a que o levantamento chegou é que entre as escolas pesquisadas a diferença entre a que tem a melhor e a pior biblioteca é de 5 pontos no desempenho em Português na escala Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica. A influência positiva mais que dobra nas escolas socialmente vulneráveis. O levantamento foi feito em cerca de 500 escolas públicas, de 17 estados brasileiros.

O Plano Nacional de Educação (PNE) do MEC também reconhece o valor fundamental das bibliotecas e estabelece que sejam universalizadas até 2024 nas escolas brasileiras.