ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Agostinho Neto, “poeta maior” e primeiro presidente de Angola
17 Setembro 2019 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Agostinho Neto: médico, poeta e primeiro presidente de Angola (Foto: Rob Mieremet/ Anefo)
Agostinho Neto: médico, poeta e primeiro presidente de Angola (Foto: Rob Mieremet/ Anefo)

Política e poesia se misturam – e se complementam – na história de António Agostinho Neto, líder africano nascido em 17 de setembro de 1922.

Engajado na luta pela libertação do povo de seu país, então colônia de Portugal, Agostinho Neto tornou-se o primeiro presidente de Angola, em 1975.

Por sua produção literária, marcada por um tom de resistência e pela afirmação da identidade africana, é conhecido como “poeta maior”.

Em homenagem a ele, na data de seu nascimento é comemorado o Dia do Herói Nacional em Angola.

No Rio, no bairro do Humaitá, uma escola também o reverencia: o Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).

A vida de Agostinho Neto 

Filho de uma professora primária e um pastor de igreja protestante, Agostinho Neto nasceu no município de Icolo e Bengo, na província de Luanda, em Angola. Frequentou a escola primária e concluiu os estudos secundários, em um período no qual a política colonial limitava o acesso à educação aos nativos, principalmente nas zonas rurais.

Deixou Angola com destino a Portugal para estudar Medicina em Coimbra, transferindo-se, depois, para a Faculdade de Medicina de Lisboa. Nessa época, participava ativamente de atividades sociais, políticas e culturais no país, tendo frequentado, por exemplo, a Casa dos Estudantes do Império (CEI), criada em 1944, durante a ditadura salazarista em Portugal (1933-1974), com o objetivo de apoiar e controlar estudantes das colônias.

No local, no entanto, despertou-se nos jovens uma consciência crítica sobre a ditadura e o regime colonial, além da vontade de conhecer e valorizar as culturas dos povos colonizados. Nesse contexto, em 1950, Agostinho Neto, Amilcar Cabral, Mário Pinto de Andrade, Marcelino dos Santos e Francisco José Tenreiro fundaram, clandestinamente, o Centro de Estudos Africanos, orientado para a afirmação da nacionalidade africana.

O Centro acabou sendo fechado por autoridades policiais um ano depois, na mesma época em que Agostinho Neto participou da fundação do Club Marítimo Africano, canal de comunicação entre os patriotas angolanos que se encontravam em Portugal e os que, em Angola, preparavam os alicerces do movimento de libertação.

A mudança na orientação ideológica dos estudantes fez com que a CEI também fosse encerrada em 1965, pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (Pide), a polícia política portuguesa.

Libertação e independência de Angola

Nas décadas de 1950 e 1960, Agostinho Neto foi preso, por razões políticas, em várias ocasiões. Em sua defesa, manifestaram-se intelectuais como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, além de historiadores e artistas, que pediam por sua libertação.

Em 1958, formou-se em medicina pela Universidade de Lisboa, no mesmo dia em que se casou com Maria Eugénia Neto, com quem teve dois filhos, Mário Jorge e Irene Alexandra. No mesmo ano, participou da fundação do Movimento Anti-colonialista (MAC), que reunia patriotas das colônias portuguesas – Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique – para uma ação revolucionária conjunta.

Em 1961, Agostinho Neto foi eleito presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, criado em 1956). No mesmo ano, teve início a guerra pela independência de Angola, que se estendeu até 1974, quando o regime português reconheceu o direito das colônias à independência e o MPLA assinou o cessar-fogo.

“O que queremos nós? Uma vida independente como Nação, uma existência em que as relações econômicas sejam justas entre os países e dentro do país, um reviver dos valores culturais ainda válidos para a nossa época.

O que nós desejamos é estabelecer uma sociedade nova, onde negros e brancos possam viver em conjunto. Naturalmente, e para não ser mal interpretado, devo acrescentar que o processo democrático deve exercer-se de tal modo que a massa popular mais explorada (a negra) tenha o controle do poder político porque ela é aquela que mais longe pode ir no estabelecimento de direitos apropriados para todos.

Luta do povo pelo poder político, pela independência econômica, pelo restabelecimento da vida cultural, pela desalienação, pelas relações com todos os povos, numa base de igualdade e de fraternidade, tais são os objetivos da nossa luta.”

Declaração de Agostinho Neto sobre os princípios políticos, culturais e estratégicos do MPLA, durante conferência proferida na Universidade de Dar-es-Salaam, na Tanzânia, em 7 de fevereiro de 1974 (Fonte: O pensamento estratégico de Agostinho Neto, de Iko Carreira).

Conflitos internos entre movimentos nacionalistas angolanos ainda aconteceram até que, em 11 de novembro de 1975, a independência fosse proclamada e Agostinho Neto assumisse como o primeiro presidente do país.

Agostinho Neto: “poeta maior”

O processo de libertação de Angola esteve presente, também, nas poesias de Agostinho Neto. Resistência, esperança e afirmação da identidade africana e da cultura angolana aparecem em sua obra literária.

Como exemplo, os versos de Adeus à hora da largada, do livro Sagrada Esperança:

"[...] Amanhã
entoaremos hinos à liberdade
quando comemorarmos
a data da abolição desta escravatura
Nós vamos em busca de luz
os teus filhos Mãe
                             (todas as mães negras cujos filhos partiram)
vão em busca de vida."

E dos poemas Voz do sangue...:

“[...] Ó negro de África
negros de todo o mundo
eu junto ao vosso canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos
[...] Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a vossa Dor
meus irmãos.”

...E Com os olhos secos:

“[...] Com os olhos secos
contra este medo da nossa África
que herdámos dos massacres e mentiras
Nós voltamos África
estrelas de brilho irresistível
com a palavra escrita nos olhos secos
- LIBERDADE.”
                                
Agostinho Neto, Herói Nacional

Para Agostinho Neto, a liberdade viria, também, por meio da educação, uma das principais bandeiras levantadas por ele. O combate ao analfabetismo, que atingia altos índices em Angola, foi prioridade em seu governo. Em 22 de novembro de 1976, declarou aberta a Campanha Nacional de Alfabetização, data que ficou marcada na história do país como o Dia Nacional do Educador.

“Vamos, assim, eliminar um dos elementos herdados do colonialismo, que é um fator de atraso para o nosso povo, que é o obscurantismo, a ignorância, a falta de conhecimentos literários. [...] O índice de cidadãos educados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento”, disse Agostinho Neto, durante a abertura da campanha.

Líder, político, médico e poeta, foi, ainda, membro-fundador da União dos Escritores Angolanos (1975) e o primeiro reitor da Universidade de Angola, que, em 1979, passou a chamar-se Universidade Agostinho Neto.

Também presidiu a Assembleia Geral da União dos Escritores Angolanos até a data do seu falecimento, 10 de setembro de 1979.

 

Fontes:

Site da Fundação António Agostinho Neto
Site da Embaixada da Angola
Reportagem Casa dos Estudantes do Império: berço de líderes africanos em Lisboa, da DW África.
Educação em Angola - Antes, Durante e Depois da Independência, Balgido Quiage.
O contexto histórico-cultural da criação literária em Agostinho Neto: memória dos anos cinquenta, de Fernando Augusto Albuquerque Mourão. Centro de Estudos Africanos/USP.
http://www.fafich.ufmg.br/luarnaut/poesia.pdf

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Tarsila do Amaral, defensora da arte com o olhar brasileiro

Tarsila do Amaral, defensora da arte com o olhar brasileiro

17/01/2022

Patrona da E.M. Tarsila do Amaral (5ª CRE), conheça a trajetória de uma das maiores representantes da pintura no Brasil.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Artur Azevedo e seu papel na criação da ABL e do Theatro Municipal

Artur Azevedo e seu papel na criação da ABL e do Theatro Municipal

21/09/2021

O jornalista fez intensa campanha, que resultou na lei de criação do imponente teatro da Cinelândia.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Vital Brazil descobriu como neutralizar o veneno de cobras brasileiras e doou patente para o Estado

Vital Brazil descobriu como neutralizar o veneno de cobras brasileiras e doou patente para o Estado

11/05/2021

Cientista trabalhou para se formar em medicina e foi pioneiro na pesquisa em Imunologia. 

Patronos das Escolas Municipais

texto
Quem foi Francisco Cabrita, engenheiro e professor

Quem foi Francisco Cabrita, engenheiro e professor

23/02/2021

Importante figura no campo da Educação no início da República, ele dá nome a uma escola na Tijuca. 

Patronos das Escolas Municipais

texto
Marc Ferrez, fotógrafo pioneiro na documentação do Brasil

Marc Ferrez, fotógrafo pioneiro na documentação do Brasil

07/12/2020

A obra de Ferrez é considerada um dos principais registros visuais do século XIX e do início do século XX.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Affonso Penna: inovou ao nomear ministros com requisitos técnicos, mas não fugiu ao contexto ao privilegiar os cafeicultores

Affonso Penna: inovou ao nomear ministros com requisitos técnicos, mas não fugiu ao contexto ao privilegiar os cafeicultores

30/11/2020

Aulas on-line da professora de História da E.M. Affonso Penna falam sobre as práticas políticas da Primeira República.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Grande Otelo e o imaginário racial brasileiro no século XX

Grande Otelo e o imaginário racial brasileiro no século XX

19/10/2020

  Conheça a trajetória do ator negro que dá nome a duas unidades de ensino da Rede Municipal.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Maria Montessori: feminista, cientista e educadora

Maria Montessori: feminista, cientista e educadora

31/08/2020

Uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina e a exercer a profissão na Europa, ela confrontou governos totalitários e revolucionou a Educação no mundo.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Aracy de Almeida, cantora famosa e mulher emancipada

Aracy de Almeida, cantora famosa e mulher emancipada

19/08/2020

Nascida no subúrbio do Rio, Aracy cantou para as multidões e fez o que quis da vida em plena década de 1930.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Tia Maria do Jongo e a conservação da cultura ancestral

Tia Maria do Jongo e a conservação da cultura ancestral

24/07/2020

Ela ensinava crianças em casa para manter viva a tradição.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Nelson Mandela, símbolo de luta pela igualdade racial e pelos direitos humanos

Nelson Mandela, símbolo de luta pela igualdade racial e pelos direitos humanos

17/07/2020

Primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente, ele dá nome a Ciep no bairro de Campo Grande (9ª CRE).

Patronos das Escolas Municipais

texto
José de Alencar, fundador da literatura brasileira

José de Alencar, fundador da literatura brasileira

30/04/2020

O autor começou a escrever de forma mais próxima ao modo de falar dos brasileiros e não mais com o português usado em Portugal.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Carlos Chagas e a importância das pesquisas científicas no combate às epidemias

Carlos Chagas e a importância das pesquisas científicas no combate às epidemias

22/04/2020

  Durante a pandemia da gripe espanhola, população clamava para ele assumir a gestão da saúde pública. 

Patronos das Escolas Municipais

texto
Clementina de Jesus, samba e ancestralidade

Clementina de Jesus, samba e ancestralidade

07/02/2020

Lançada artisticamente após os 60 anos de idade, sua voz e seu repertório marcaram a cena musical brasileira, exaltando elementos da cultura negra.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Juliano Moreira e a luta contra o racismo nas teorias psiquiátricas

Juliano Moreira e a luta contra o racismo nas teorias psiquiátricas

02/01/2020

Considerado o pai da psiquiatria científica brasileira, Juliano Moreira venceu as dificuldades impostas por ser negro e de classe social baixa no século XIX.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Rachel de Queiroz e a escrita regionalista

Rachel de Queiroz e a escrita regionalista

14/11/2019

Homenageada pelo Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz (1ª CRE), na Praça Onze, a escritora conhecida por O Quinze foi professora de História, tradutora e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Patronos das Escolas Municipais

texto
Graciliano Ramos: a subjetividade do sertão

Graciliano Ramos: a subjetividade do sertão

22/10/2019

O livro Vidas Secas, traduzido para 12 línguas, é um clássico da problemática dos retirantes nordestinos.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Santos Dumont, um inventor genial

Santos Dumont, um inventor genial

17/10/2019

A partir dele, a humanidade foi capaz de voar com um aparelho autônomo, mais pesado que o ar, e dirigível.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Escola e creche municipais têm nome em homenagem à poetisa Cora Coralina

Escola e creche municipais têm nome em homenagem à poetisa Cora Coralina

20/08/2019

Saiba mais sobre a autora que encantou Carlos Drummond de Andrade.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Cecília Meireles: a poeta que era mestre na arte de ver o mundo

Cecília Meireles: a poeta que era mestre na arte de ver o mundo

22/06/2015

Educadora, intelectual e autora de preciosidades da literatura nacional, Cecília Meireles alçou a poesia a um novo patamar, por sua maneira toda especial de ver a vida.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Elis Regina, estrela da música popular brasileira

Elis Regina, estrela da música popular brasileira

07/04/2015

O Ciep Elis Regina, da comunidade Nova Holanda, na Maré (4ª CRE), deve seu nome a uma das melhores cantoras do Brasil.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Castro Maya, o mecenato e a consolidação do modernismo

Castro Maya, o mecenato e a consolidação do modernismo

13/01/2015

O empresário que fabricava um dos produtos mais populares do Rio, a gordura de coco Carioca, também foi um dos maiores incentivadores do movimento modernista brasileiro.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Anna Amélia: a poetisa apaixonada por futebol

Anna Amélia: a poetisa apaixonada por futebol

05/01/2015

Ela agitou os salões cariocas, foi musa dos estudantes, lutou pelos direitos das mulheres e se casou com o primeiro goleiro da seleção brasileira de futebol.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Donga, pioneiro do samba e da música popular brasileira

Donga, pioneiro do samba e da música popular brasileira

25/11/2014

Ele não foi apenas o protagonista da primeira gravação de um samba no Brasil, mas, também, personagem importante na história da difusão e orquestração da música do Rio de Janeiro.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Mestre Valentim: um ás das artes do Rio colonial

Mestre Valentim: um ás das artes do Rio colonial

19/11/2014

Além de inúmeras obras de ornamentação feitas para as igrejas, ele projetou a primeira área pública de lazer do Brasil e foi pioneiro na arte da escultura em metais.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Aleijadinho, um mestre do barroco brasileiro

Aleijadinho, um mestre do barroco brasileiro

11/11/2014

A obra do maior artista do período colonial brasileiro é tida como uma das mais importantes matrizes culturais do país.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Francisco Palheta e o cafezinho do Brasil

Francisco Palheta e o cafezinho do Brasil

28/10/2014

Fatos curiosos marcaram a introdução da cultura do café em nosso país, pelas mãos de um desbravador da Amazônia.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Oswald de Andrade e o redescobrimento do Brasil

Oswald de Andrade e o redescobrimento do Brasil

20/10/2014

Há 50 anos morria um dos escritores que mais impactaram a arte brasileira do século XX.

Patronos das Escolas Municipais

texto
O advogado da favela

O advogado da favela

07/10/2014

Bento Rubião, que dá nome a um Ciep na Rocinha (2ª CRE), tornou-se conhecido por defender moradores de comunidades removidas e teve suas teses incorporadas à Constituição de 1988 e ao Estatuto da Cidade.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Raul Pederneiras: um precursor da HQ no Brasil

Raul Pederneiras: um precursor da HQ no Brasil

30/09/2014

Suas técnicas de ilustração revolucionaram a imprensa carioca da Belle Époque.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Júlia Lopes de Almeida, a primeira escritora profissional do Brasil

Júlia Lopes de Almeida, a primeira escritora profissional do Brasil

26/08/2014

Patrona de uma escola municipal localizada no bairro de Santa Teresa, ela já foi considerada a maior romancista da geração que sucedeu Machado de Assis.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Portinari, o filho de lavradores que se tornou conhecido mundialmente

Portinari, o filho de lavradores que se tornou conhecido mundialmente

07/07/2014

Candido Portinari pintou intensamente. Cenas de infância, circo, cirandas e também a dor da gente brasileira. A Escola Municipal Candido Portinari, da 11ª CRE, em Pitangueiras, deve seu nome ao grande pintor.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Tiradentes: uma breve história do herói nacional

Tiradentes: uma breve história do herói nacional

16/04/2014

Mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier é inspiração para estudos acadêmicos, tendo sua trajetória gerado obras literárias, filmes e peças teatrais, além de ser patrono de uma escola municipal localizada no Centro (1ª CRE), a E.M. Tiradentes. 

Patronos das Escolas Municipais

texto
Segue viva a alegria de Lamartine Babo

Segue viva a alegria de Lamartine Babo

01/04/2014

Marchinhas de carnaval, hinos dos clubes de futebol cariocas e clássicos das festas juninas são uma herança sempre presente do compositor entre nós.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Centenário de nascimento de Vinicius de Moraes

Centenário de nascimento de Vinicius de Moraes

18/10/2013

Um dos grandes artistas brasileiros do século XX, Vinicius era apaixonado por cinema, música, poesia e, sobretudo, pela vida.

Patronos das Escolas Municipais

texto
João do Rio e a construção simbólica do Rio de Janeiro

João do Rio e a construção simbólica do Rio de Janeiro

23/05/2013

A cidade foi, sem dúvida alguma, o assunto preferido de João do Rio, já que ela exemplificava, como nenhuma outra, a transição do país para a fase de República.

Patronos das Escolas Municipais

texto
João do Rio: o cronista da belle époque carioca

João do Rio: o cronista da belle époque carioca

23/05/2013

Mestre da crônica como registro de época, o jornalista fez uma verdadeira etnografia do Rio de Janeiro nos anos 1910 e 1920: das altas esferas sociais aos grupos mais marginais.

Patronos das Escolas Municipais