ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Inscrições abertas para o curso Meninas com Ciência
18 Abril 2018 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

 

Curso de extensão Meninas com Ciência: geologia, paleontologia e gênero no Museu Nacional da UFRJ (Imagem: Divulgação)

Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a terceira edição do curso gratuito Meninas com Ciência, do Museu Nacional da UFRJ. O projeto oferece oficinas práticas sobre geologia, paleontologia e reforça a presença e a importância das mulheres na construção da ciência no Brasil a alunas do 6º ao 9º ano. Os encontros acontecem aos sábados (26 de maio; 16, 23 e 30 de junho), das 9h às 17h. Ao todo, são oferecidas 50 vagas. 

Desenvolvido e ministrado por pesquisadoras, técnicas e pós-graduandas do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) e da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ, o curso leva conhecimentos sobre minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais, por meio de atividades práticas, lúdicas e educativas. 

Projeto oferece oficinas práticas sobre geologia e paleontologia (Foto: Divulgação)

As interessadas devem se inscrever entre os dias 16 e 30 de abril, por meio de formulário disponível online. Não são custeadas passagens, nem alimentação, e as alunas só podem sair do museu acompanhadas por um responsável. 

No dia 7 de maio, ocorre o sorteio das 50 vagas: 25 para alunas de escolas públicas e 25 para alunas de escolas privadas. O resultado será divulgado no site do museu e na página do projeto no Facebook.

O projeto visa divulgar as pesquisas realizadas no Museu Nacional em geologia e paleontologia, incentivar a curiosidade e o pensar científico, além de demonstrar que a ciência no Brasil também é feita por mulheres “comuns”.

“O objetivo principal do curso não é estimular as meninas a serem geólogas ou paleontólogas, mas mostrar que existem infinitas possibilidades para elas. Então, as colocamos em contato direto com as cientistas – astrônomas, geólogas, biólogas etc –, que falam, também, sobre as dificuldades que a mulher tem na ciência, que pode ser diferente da situação do homem”, explica Luciana Carvalho, paleontóloga do Museu Nacional/UFRJ e vice-coordenadora da terceira edição do projeto. 

Alunas aprendem sobre sobre minerais, rochas e meteoritos (Foto: Divulgação)

O curso foi pensado a partir do comentário de um professor do DGP sobre um curso de “princesamento”, oferecido em Minas Gerais, em que meninas têm aulas etiqueta social, maquiagem, culinária, organização, entre outras. “Ele leu uma notícia sobre isso e nos incentivou a pensar em algo que mostrasse que as mulheres podem fazer muito além do ‘esperado’. Então, conversamos entre nós e chegamos a esse formato”, conta Luciana. 

A primeira edição do curso Meninas com Ciência teve mais de 500 inscritas. A procura grande fez com que o número de vagas previstas dobrasse, de 25 para 50. De lá para cá, também foi aumentado o número de monitores.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp