ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Conferências livres preparatórias para a Conape
16 Fevereiro 2018
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

conape3002Como preparação para a Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe), que acontecerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nos dias 23 e 24 de março, o Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj) fará sua conferência livre na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, das 13h às 17h, no Salão Pedro Calmon, no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo principal é debater as políticas de alfabetização, leitura e escrita. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Já o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro (Feeja) realizará sua conferência livre na segunda-feira, dia 5 de março, das 10h às 17h, no Auditório 11 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento, que não necessita de inscrição prévia, vai discutir desde a alfabetização na EJA até a EJA no sistema prisional, no Ensino Médio e Médio Profissionalizante.

Ambos os fóruns são resultado da articulação informal de educadores, entidades do poder público, universidades, organizações não-governamentais, movimentos sociais e empresas privadas interessados em contribuir para a melhoria da educação no país. As conferências livres preparatórias servirão para potencializar as discussões que deverão acontecer na Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), com previsão para abril ou maio de 2018.

A Conape revisitará o Plano Nacional de Educação (PNE), através de discussões dos oito eixos em que está estruturado. Será um espaço para a consolidação da participação social na definição dos horizontes da política educacional com vistas à garantia do direito à educação em todo o território nacional, especialmente sob a vigência do PNE, aprovado após amplo e consistente debate social, por meio da Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

Kátia Moura, Assistente da Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), sugere que os interessados em participar da Conepe façam a inscrição pelo site http://feerj.org/conepe-rj-2018 e procurem estudar o material também disponível no site.

Conheça os oito eixos temáticos do FNPE:

I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp