V Semana de Alfabetização
14 Setembro 2017

v semana de alfabetizacao THUMB centralizado

Entre os dias 18 e 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a V Semana de Alfabetização, na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire. Foram mais de 20 atividades, entre palestras e oficinas. A MultiRio transmitiu, pelo Portal, as palestras de todas as manhãs, além de publicar matérias sobre várias das ações programadas. Confira a seguir tudo o que fizemos sobre o evento.

Se o tema é de seu interesse, navegue pelo nosso acervo de programas e reportagens sobre alfabetização.

E se você é professor da Rede Pública Municipal do Rio, não deixe de acompanhar o módulo Alfabetização 2017 do curso Interações Pedagógicas.

SEGUNDA-FEIRA, 18

- Transmissão da conferência de abertura "As experiências de alfabetização na cidade do Rio de Janeiro: conquistas e desafios", com o professor Luiz Antonio Gomes Senna (Uerj). Assista ao vídeo.

- Matéria sobre a conferência de abertura.

TERÇA-FEIRA, 19

- Transmissão da palestra "A Matemática na alfabetização", com a professora Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Assista ao vídeo.

- Matéria sobre a palestra "A linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental".

QUARTA-FEIRA, 20

- Transmissão da palestra "As experiências das crianças com a história da cidade e o trabalho de alfabetização", com a professora Maria de Lourdes Araújo Trindade. Assista ao vídeo.

- Matéria sobre a palestra "Relações entre crianças e natureza no processo de alfabetização".

- Matéria sobre a oficina "Alfabetização científica: luz em ciências naturais e sociais".

- Matérias sobre a palestra "As experiências das crianças com a história da cidade e o trabalho de alfabetização".

- Matéria sobre a oficina "Mapas da cidade", com a professora Maria Beatriz Albernaz (Faetec).

QUINTA-FEIRA, 21

- Transmissão da palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização", com a professora Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Assista ao vídeo.

- Matéria sobre a palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização".

- Matéria sobre a oficina "A música, a dança e o movimento", com a professora Tania Nhary (Uerj).

- Matéria sobre a oficina "A Libras na alfabetização".

- Matéria sobre a oficina "Trabalhando com a produção de audiolivro para alunos com deficiência visual", com o professor Erivelto da Silva Reis (Seeduc).

SEXTA-FEIRA, 22

- Transmissão da palestra "Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as várias áreas do conhecimento", com a professora Cecília Goulart (UFRJ). Assista ao vídeo.

- Matéria sobre a palestra "Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as várias áreas do conhecimento".

- Matéria sobre a palestra "Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos".