ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Dez obras para crianças são destaque em feira literária
06 Setembro 2017 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A XVIII Bienal Internacional do Livro Rio, maior evento literário do país, acontece até o próximo dia 10 de setembro no Riocentro, na Barra da Tijuca, com uma vasta programação que inclui debates, encontros com autores e até um espaço dedicado a cultura geek e quadrinhos.

A partir dos destaques dos expositores do evento, selecionamos dez títulos com temáticas diversas e abordagens interessantes, que podem ser úteis para que professores e familiares ofereçam às crianças de diferentes faixas etárias e, inclusive, leiam com elas. Confira:

1 aCONTOS1) Contos do baobá
Maté
Grupo Editorial Global
Temática: cultura africana
Indicação: 5 a 8 anos

A obra reúne quatro contos da África Ocidental – A lebre, o rinoceronte e o hipopótamo; Anansi e o presente de Deus; Por que os pescadores gostam do vento?; O camaleão e o chimpanzé – adaptados e ilustrados por Maté. As histórias são protagonizadas por personagens marcantes das narrativas tradicionais africanas. O livro apresenta, ainda, o griot – poeta, músico e guardião de histórias transmitidas oralmente geração após geração – e explica por que todo griot precisa de um baobá, espécie de árvore imensa.

2 aBRAS2) Brás, o pequeno viajante
Paula Novaes / Vanessa Rosa (ilustração)
Editora Viajante do Tempo
Temática: cultura brasileira
Indicação: literatura juvenil

Inspirado na obra O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, o livro traz elementos brasileiros e temas contemporâneos, como o trabalho infantil, o lixo eletrônico, o individualismo e as celebridades instantâneas. Tudo a partir da história de Brás, um menino do Rio, morador da favela, que, como tantos outros, trabalha para ajudar a avó e não pode estudar, tampouco brincar.

3 aLENDA3) Lenda do Uirapuru
Gonçalo Ferreira da Silva / Rafael Limaverde (ilustração)
Editora Imeph
Temática: cultura indígena
Indicação: Ensino Fundamental II

Lenda indígena da região amazônica, recontada em versos de cordel com muita poesia. Pelas características peculiares desse gênero da poesia popular, a história pode ser lida, declamada e cantada. Paradidático que atende à lei que prevê o estudo da cultura indígena nas escolas.

4 aAVENTURAS4) As aventuras de uma criança downadinha
Alessandra Almeida Maltarollo / Yolle Torres (ilustração)
Zit Editora
Temática: inclusão – síndrome de Down
Indicação: 8 a 11 anos

A escritora inspirou-se na filha, Clarice, para contar a vida da personagem homônima, uma criança de 6 anos, saudável e feliz, que tem síndrome de Down. O intuito é abordar o assunto inclusão com otimismo e mostrar que crianças com Down podem fazer tudo o que sonharem – basta que lhes sejam dadas oportunidades. Afinal, a socialização de crianças com deficiência traz benefícios para a família e para toda a sociedade.

5 aMINHOCA5) A minhoca sonhadora
Rafael Bressane / Rafael Barros Garcia (ilustração dos horizontes)
Editora Mourthé
Temática: inclusão – autismo
Indicação: 5 a 8 anos

Rafael nasceu no dia 30 de setembro de 1999, no Rio de Janeiro, adora a natureza e os animais. O que o faz diferente? Sua capacidade de foco e de abstração é excepcional. A medicina chama essa diferença de autismo. O título da obra é uma metáfora que permitiu a um garoto de 11 anos, Rafael de Oliveira S. Ricci Bressane, criar uma história de grande sensibilidade: o que poderá ser, no nosso ideário, essa minhoca e seu mundo?

6 aMENINO6) O menino só
Andrea Taubman / Anielizabeth (ilustração)
SEC – Secretaria de Estado da Cultura do RJ
Temática: inclusão – autismo
Indicação: a partir de 4 anos

O livro aborda, em versos, o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, com maior foco nas que têm síndrome de Asperger. A obra busca, de forma poética, conscientizar corações e mentes dos leitores, reforçada pelo texto de apoio para esclarecimento direcionado a pais e professores e pelo pictograma dos principais sintomas do TEA (transtorno do espectro autista).

7 aKIRIKU7) Kiriku e a feiticeira
Michel Ocelot
Editora Viajante do Tempo
Temática: cultura africana
Indicação: 5 a 8 anos

Tão logo nasce, o pequeno Kiriku decide livrar sua aldeia do domínio maléfico de Karaba, a feiticeira que secou a fonte de água da aldeia e sumiu com aqueles que a enfrentaram. Começa, assim, uma série de aventuras que irá levar o incrível herói africano, o esperto e valente Kiriku, ao coração da montanha proibida. As crianças da aldeia cantam: “Kiriku é pequeno, mas ele pode muito! Kiriku não é grande, mas ele é valente!”.

8 aLORAX8) O Lórax
Dr. Seuss
Companhia das Letras
Temática: meio ambiente
Indicação: 5 a 8 anos

Nesta fábula clássica sobre a preservação do meio ambiente, os leitores conhecerão o protetor das árvores de trufulas – plantas formosas, cheias de tufos mais suaves do que a seda! – desde o relato de Já-Era-Uma-Vez, que não via nenhum problema em derrubar as árvores para fabricar “veste-tudos”, até agora, quando o que resta é apenas uma semente. Para se entender o verdadeiro significado da natureza.

9 aVAMOS9) Vamos pensar um pouco? Lições ilustradas com a Turma da Mônica
Mauricio de Sousa / Mario Sergio Cortella
Cortez Editora
Temática: filosofia
Indicação: literatura juvenil

No livro, as artes da ilustração e da filosofia se encontram para dialogar sobre questões importantes do cotidiano – como paz, solidariedade, amor, amizade, inclusão, diferenças –, em 35 lições, com ensinamentos e aprendizados para toda a família.

10 aFADA10) A grande aventura da fada de narizinho torto

Alina Perlman / Patrícia Melo (ilustração)
Editora Bambolê
Temática: aparência / aceitação de diferenças
Indicação: literatura infantil

Jasmim era uma fada diferente. Não preenchia os "padrões de beleza" aceitáveis, porque tinha o narizinho torto. Não era chamada para os trabalhos de Fadópolis e vivia infeliz, até que um dia decidiu fazer um curso de poções em Bruxópolis. Disfarçada, Jasmim embarca nesta aventura que traz muitas surpresas para todos, a começar por encontrar uma bruxa bem diferente, de nariz arrebitado.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp