ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Produção de livros na Alfabetização
08 Dezembro 2016 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

carlacristinaProfessoras do 1º ano têm a missão fundamental de alfabetizar crianças em torno de 6 anos. Carla Cristina dos Santos Gomes, formada em Pedagogia pela Uerj, é uma delas. Em 2016, a partir da curiosidade infantil, estimulou seus alunos da E.M. Professor Francisco José Antônio, em Santa Cruz (10ª CRE), a criar livros.

Tudo começou durante a atividade de leitura diária. A professora mostrava aos estudantes histórias interessantes, acompanhadas de belas ilustrações, procurando despertar neles o prazer desse momento. Até que um aluno da turma 1.102 perguntou se era muito difícil fazer um livro. Carla propôs à turma que descobrisse se era, afinal, tão difícil assim inventar uma trama com texto e desenho.

Sob sua orientação, as crianças colocaram a criatividade em movimento e, por meio de votação, escolheram o título: O Menino Natureza. Em seguida, um concurso definiu quais seriam as características e o nome do personagem principal. E, na parte final das aulas, todos se reuniam em roda para desenvolver a história.

A cada sessão, um deles era nomeado escriba, para registrar a produção no papel. Durante esse processo, eram discutidas as hipóteses sobre a grafia correta das palavras e a melhor maneira de construir as frases para a composição do texto. Era o momento também de desenhar e colorir as ilustrações.

Fabiana Von Abel, da Coordenação Pedagógica, e Regina da Silva, professora da Sala de Leitura, digitalizaram e imprimiram o material.

O sucesso da empreitada pôde ser medido pelo interesse de outra turma de 1º ano – a 1.101 – em também fazer o próprio livro. Como estavam na Semana do Meio Ambiente, aprendendo sobre a importância da água, surgiu o poético Quando Seca, Tudo Morre.

Ilustração feita pela turma 1.102 da E.M. Professor Francisco José Antônio para o livro O Menino Natureza

No dia 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, houve o lançamento das duas publicações na escola, com dramatização das histórias pelos autores mirins e presença dos familiares, que puderam pedir autógrafos durante o lanche oferecido.

Na dedicatória do livro O Menino Natureza está impressa a gratidão dos meninos e meninas pelos que os fazem florescer: “Dedicamos este trabalho nota 10 aos professores que ensinam os alunos. Aos nossos pais que cuidam da gente e nos protegem”.

A professora, que ingressou no Município em 2012, conta que as crianças adoraram a experiência e sentiram-se orgulhosas de “até mesmo colegas do 5º ano” procurarem por suas publicações na Sala de Leitura: “Eles se sentiram verdadeiros escritores, e alguns já fizeram outras histórias com texto e ilustrações nos próprios cadernos e folhas de papel ofício. A escola está pensando em expandir o projeto para os outros anos”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp