ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes
27 Outubro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto: Alberto Jacob Filho

Avesso ao comodismo e adepto de mudanças, Lindomar da Silva Araujo largou a dança e o universo da televisão – com que tanto sonhara quando criança – e foi para a área de Educação. Primeiro bailarino do sexo masculino formado em um curso superior de Dança na cidade do Rio de Janeiro, hoje é professor de Artes na E.M. Vicente Licinio Cardoso (1ª Coordenadoria Regional de Educação) e vê a mudança de carreira como uma grande virada em sua vida. “Sinto-me, finalmente, um protagonista.”

Criado no bairro de Realengo, Lindomar é o único homem entre seis irmãs – e também o mais novo. Desde criança, dançava e interpretava em apresentações da escola, e alimentava o sonho de ser artista. “A televisão era o encarte que eu tinha do mundo. Era por meio dela que eu tinha acesso à cultura naquela época, e era lá que eu queria estar!”, relembra.

Depois de estudar em algumas escolas municipais da região e até de outros bairros (pois queria “ir para longe de casa”), a dança lhe rendeu uma bolsa em uma escola particular, onde foi cursar o Ensino Médio. Lá, envolveu-se cada vez mais no mundo das artes, sendo sempre muito incentivado por seus professores.

Na mesma escola, quis fazer o curso Normal, mas, com medo de ser ridicularizado pelos colegas, acabou optando pelo curso de Contabilidade. “Não fiz o Normal devido ao preconceito que existia naquela época, apenas mulheres faziam aquele curso. Então, senti vergonha e acabei na Contabilidade. Eu era bom em Matemática, e trabalhar em um banco também era um sonho!”

Apesar disso, Lindomar participou constantemente das atividades do grupo de dança das meninas do curso Normal e chegou, inclusive, a ser convidado para tornar-se tutor das estudantes. Nessa época, dedicou-se a atividades e cursos voltados à expressão corporal, improvisação e jazz, até ser chamado para servir ao Exército. “No começo, não queria ir. Mas, depois, passei a gostar da rotina, acampamentos e, claro, dos amigos que fiz.”

Quando saiu, trabalhou em uma loja de confecção de roupas, até decidir estudar dança em um centro especializado. Em seguida, foi aprovado em uma avaliação que o habilitou, naquela época, a dar aulas profissionais de dança.

Dos estúdios para a sala de aula

Lindomar em dia de apresentação de dança, na década de 1980 (Foto: Arquivo pessoal do professor)

Muito estudioso, Lindomar matriculou-se em uma faculdade de História, com a ideia de estudar a História da Dança. Mas uma descoberta fez seus planos mudarem. “Sempre corri muito atrás de cursos na área artística. Até que descobri que havia sido aberta uma faculdade de Dança no Rio de Janeiro. Fiz a prova, passei e entrei na segunda turma daquele curso. Fui o primeiro bailarino a se formar em Dança na cidade do Rio, já que na primeira turma não havia homens”, conta, orgulhoso.A partir daí, surgiram inúmeras oportunidades e trabalhos em aberturas de novela e programas de auditório de emissoras como a Rede Globo e a Manchete. “Foram anos muito intensos de trabalho. Atuei por cerca de 15 anos ao lado da Angélica, morei em Miami, até que fui cansando daquela rotina, de não ter a minha carreira própria como bailarino.”

Então, ele foi deixando a televisão de lado e voltou a dar aulas de dança, jazz e balé. Fez uma pós-graduação em Psicomotricidade e, ali, descobriu a Educação. “Durante esse curso, eu percebi que eu podia dar aulas, ser professor, e não apenas de dança. E vi que nisso eu teria a minha autonomia, a minha carreira. Foi uma grande virada na minha vida!”

Buscando estabilidade, prestou concursos e trabalhou como professor de Artes nas cidades de Angra dos Reis e Belford Roxo, até chegar à Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. “Me senti muito à vontade em sala de aula. Foi fácil e muito bom!”

A partir daí, Lindomar começou uma “imersão na Educação”. “Fiz cursos de formação e estudos em Arte-Educação. Não queria mais aquela rotina de gravações; estava em outro momento, encontrei outras possibilidades.”

Passou pelas escolas municipais Rosaria Trotta, da 9ª CRE; Portugal e Tia Ciata, da 1ª CRE; Orsina da Fonseca, Epitácio Pessoa e André Urani, da 2ª CRE, entre outras.

Por três vezes, venceu o Prêmio Anísio Teixeira de monografias feitas por professores da Rede Municipal, em 2008, 2015 e neste ano, na extinta categoria Tecnologia em Educação, hoje chamada Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Estou sempre atento a concursos desse tipo e incentivo meus colegas a se inscreverem em todos também!”

O professor ao lado das alunas Ana Luiza Fernandes, Mariane Aguiar e Stephany Raíssa, da turma 1801 (Foto: Alberto Jacob Filho)

Hoje, Lindomar trabalha na E.M. Vicente Licinio Cardoso, na Saúde. Lá, deu aulas de Protagonismo Juvenil, leciona Projeto de Vida e é também professor de Arte e Mídias. Com os alunos, trabalha a linguagem audiovisual, sobretudo fotografia e curtas. “Falamos, por exemplo, sobre o enquadramento da câmera, mas não para que eles tenham um olhar técnico, e sim crítico. Para que entendam os efeitos e o porquê de cada escolha feita.”

Temas do cotidiano e de interesse dos alunos estão sempre em pauta. “Costumo pedir que eles sugiram temas que estão presentes na vida deles. Fizemos, por exemplo, um trabalho sobre as transformações na região do Porto, área em que a escola está localizada. O curta que produzimos foi exibido no Museu de Arte do Rio (MAR) e os alunos até participaram de uma mesa de debates.”

Sensível e muito positivo, Lindomar valoriza a afetividade em sua relação com os estudantes. “Não existe construção de conhecimento sem afeto. Vejo todos os alunos da mesma forma, como iguais, mas cada um em sua diferença. Alguns entram no 7º ano bastante tímidos, quietos. Outros, sem limites. Mas em um ano já é possível observar a transformação encantadora pela qual eles passam, sobretudo por meio da Arte. Fazer parte dessa transformação é o que me alimenta. Eu via a Educação como doação, mas, na verdade, é uma construção – e construímos juntos.”

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

16/12/2016

Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

11/11/2016

Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Arthur Pires, professor de Educação Física

Arthur Pires, professor de Educação Física

17/06/2016

O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

03/06/2016

Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor