POSEIDON 001 A bx
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Mais conhecido como Netuno, nome que recebeu dos romanos, Poseidon era o deus dos mares e oceanos na Grécia Antiga. Conhecido por sua personalidade forte e temperamento difícil, era o mais poderoso de todos os deuses depois de seu irmão mais velho, Zeus.

O Rei dos Mares

Após destronarem seu pai (Cronos), Poseidon, Hades e Zeus tiraram a sorte e Poseidon acabou se tornando senhor dos mares e oceanos. Passou a ser adorado e cultuado por marinheiros, pescadores e por todos aqueles que tinham suas vidas ligadas ao mar de alguma forma.

Assim como o mar, Poseidon era muito inconstante, podendo ser extremamente calmo ou furioso como uma tempestade. Com seu tridente, podia fazer a terra tremer, causar terremotos e maremotos.

Atrás apenas de Zeus em termos de poder entre os deuses, Poseidon se envolveu em muitas disputas e brigas com mortais e com outros deuses. Numa das mais famosas, ele presenteou o rei Minos, da Ilha de Creta, com um lindo touro branco que surgiu dos mares. O touro deveria ser sacrificado em honra do deus dos mares, mas Minos achou o animal tão belo que preferiu sacrificar outro touro qualquer.

Ofendido, a divindade amaldiçoou o rei, o que fez com que sua esposa desse à luz uma criatura com corpo de homem e cabeça de touro: o Minotauro. Minos então pediu a Dédalo, o arquiteto real, que construísse um labirinto onde a criatura deveria ser colocada.

Outro mito curioso sobre Poseidon conta que ele se apaixonou pela deusa Deméter. Para fugir do assédio, Deméter o desafiou a criar o animal mais bonito que o mundo já tinha visto. Em seu esforço para impressioná-la, Poseidon acabou criando o primeiro cavalo.