MultiRio Itinerante: professores participam de novo ciclo de oficinas “mão na massa” com Meias Aventuras
10 Outubro 2022 | Por Adriana Nascimento

As oficinas com Meias Aventuras percorrerão as 11 CREs da cidade (Foto: Ana Clara Schwartz/SME)

Começou na sexta-feira (7) o novo ciclo de oficinas da ação MultiRio Itinerante. Na proposta deste segundo semestre, os professores participantes são convidados a colocar a “mão na massa” e a criar suas próprias histórias com a caixa de atividades do projeto Meias Aventuras. A oficina Mão na Meia: Construindo uma Narrativa iniciou seu giro pela cidade na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e, ao longo de outubro e novembro, vai percorrer todas as 11 CREs da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Com uma proposta mais prática de produção de narrativas, o segundo ciclo do MultiRio Itinerante volta com os recursos pedagógicos do projeto multiplataforma Meias Aventuras e tem como público, especialmente, professores regentes de Sala de Leitura e de Sala de Recursos. A construção de personagens e contação de histórias foram apresentados como recursos pedagógicos para trabalhar diversas habilidades do currículo com estudantes dos anos iniciais em processo de alfabetização.

Outra novidade foi o Grande Teatro Meio Mágico, uma estrutura de apresentação de teatro de fantoches especialmente pensada como proposta para que os professores levem a seus alunos em sala de aula. Na dinâmica da oficina, o personagem Meia foi personalizado por cada grupo e se tornou a estrela de contações de histórias criadas pelos professores participantes que, entre outros, trabalharam assuntos como vogais e letras do alfabeto, alimentação saudável e não violência nas escolas - cada grupo elaborou uma proposta pedagógica de sua atividade.

O primeiro ciclo do MultiRio Itinerante, que também fez um percurso pelas 11 CREs, aconteceu em junho e reuniu grupos de coordenadores pedagógicos das escolas para oficinas formativas sobre os recursos do Meias Aventuras.

Meias Aventuras

O projeto, desenvolvido pela MultiRio, compreende um conjunto de recursos pedagógicos lúdicos, impressos e digitais, como vídeos, jogos, fantoches de meia, e outros que, de forma divertida e interativa, favorecem a apropriação e a criação de narrativas no período da alfabetização, como apoio estratégico aos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Conheça o Projeto Meias Aventuras.

MAIS DA SÉRIE