Material GET na Prática oferece atividades mão na massa para 1º ao 9º ano
17 Abril 2023 | Por Adriana Nascimento

GET NA PRATICA portal corpo

Com o objetivo de apoiar os professores no trabalho com propostas de atividades nos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET) da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), está disponível a partir desta segunda-feira (17) o material GET na Prática - Atividades Pedagógicas no Colaboratório. Produzido pela MultiRio em parceria com a Subsecretaria de Ensino da SME, o conjunto formado por material em texto, em formato digital, e vídeos de orientação fica publicado no site do Material Rioeduca 2023, com acesso a professores da Rede Municipal do Rio mediante login.

Foi produzido um material para cada grupo: 1º, 2º e 3º anos; 4º e 5º anos; 6º e 7º anos; e 8º e 9º anos. Em cada livro, são apresentadas atividades mão na massa para inspirar práticas docentes, em propostas que dialogam com os pilares dos GETs. Para além de um manual de oficinas práticas, as sugestões devem ser inseridas em uma lógica de projetos, de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.

As atividades relacionam-se com premissas de desenvolvimento da resolução de problemas, do pensamento crítico, da criatividade e da colaboração. A partir de recursos como o livro Aquitã, o indiozinho (da série Que Medo! da MultiRio), e de ferramentas como CapCut e Wordwall, e placa Arduino, são sugeridas atividades mão na massa que trabalham habilidades de Pensamento Computacional, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, entre outros.
O acesso é pelo site do Material Rioeduca 2023. Após fazer o login, o professor deve selecionar o ano de escolaridade e escolher a opção GET na Prática.

Outra ação disponível em apoio não só aos professores dos GETs, mas para todos os docentes da Rede Municipal do Rio, é a formação inicial oferecida para conhecimento e trocas de experiências do Programa GET. O curso Formação Inicial GET 2023 está na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (EPF), dividido em módulos. O material é a versão audiovisual da formação da Secretaria Municipal de Educação, oferecida pela MultiRio em parceria com a Subsecretaria de Ensino.

No encontro, foi abordada a proposta metodológica dos GET e oferecidas atividades mão na massa de produção midiaeducativa, com uma oficina da Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar); noções de robótica, com a oficina do robô desenhista; oficina de Arduino e outra de animação com massinha de modelar a partir de um aplicativo. O curso deve ser acessado na plataforma EaD da EPF (https://eadepf.rioeduca.rio.gov.br/), na parte de cursos MultiRio, com chave de acesso disponível no próprio ambiente.