ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Rioeduca na TV: videoaula sobre Pequena África é um dos destaques da semana
09 Maio 2022 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Videocaptura. Professora Rafaela Nichols no estúdio das videoaulas Rioeduca na TV. A professora é uma mulher branca, por volta dos 30 anos, e está sentada em uma mesa olhando e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um quadro branco com o título da videoaula "A Pequena África do Rio de Janeiro". O cenário é composto por objetos coloridos como um globo terrestre, livros, uma caravela e uma planta.

 Abordado nesta semana para estudantes do 6º ano, o tema está entre os de História que compõem a programação de videoaulas

Nesta semana, de 9 a 13 de maio, os estudantes do 6º ano podem aprender mais sobre a Pequena África, região no centro do Rio de herança africana na cidade, em videoaula exibida no dia 13 de maio, dia em que se lembra a abolição da escravatura no Brasil. Nesta aula, a habilidade trabalhada é a identificação de componentes da memória coletiva e social do Rio de Janeiro. A programação de Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, traz aulas apresentadas por professores e destinadas a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As videoaulas vão ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Entre as aulas desta segunda-feira (9), estão Geografia Popular, às 8h, para o 1º ano; Vamos Reutilizar?, às 9h, para o 5º ano; e Dividindo no Dia a Dia, às 11h45, para a EJA I. Na terça (10), os destaques são A Linda Rosa, às 7h30, para a Educação Infantil; O Soldadinho de Chumbo, de Sala de Leitura, às 9h30, para o 4º ano; e Multiplicar para Facilitar, às 9h45, para os alunos do projeto Travessia. 

Na quarta-feira (11), vão ao ar A Minha Linha do Tempo, às 8h15, para o 2º ano; Sistema Cardiovascular, de Ciências, às 10h, para o 6º ano; e Multiplicação e Divisão de Números Decimais, de Matemática, às 11h15, para o 8º ano. Na quinta (12), Dia de Parquinho e Espaço de Criança, ambos do Programa de Criança, a partir das 7h45, para a Educação Infantil; e Explorando o Sistema Solar, às 9h45, para os alunos do projeto Carioca I, então entre os temas. Na sexta (13), algumas aulas são Let´s Relax, de Língua Inglesa, às 9h45, para 4º e 5º anos; e Pequena África, de História, às 10h15, para o 6º ano.

 Videoaulas “mão na massa”

Também fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí e Curiosidades Históricas.

Assista na TV, no YouTube e no app

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp