Ludicidade para a Educação Infantil em Rioeduca na TV
22 Março 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula Ed Infantil RioeducanaTVAs videoaulas apresentadas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio são complemento às atividades remotas.

“Olá, olá, acabamos de chegar! Olá, olá, como é que você está?”. A saudação, cantada pelos professores, já anuncia o começo de mais uma videoaula com muita ludicidade para a Educação Infantil, abrindo a programação diária, às 7h30, de Rioeduca na TV. Todos os dias, os pequenos estudantes podem assistir à videoaula apresentada por docentes da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e que complementa as atividades remotas voltadas para os alunos. As aulas para a Educação Infantil são reapresentadas, ainda, à tarde, a partir das 13h30, e à noite, a partir das 19h30. As videoaulas de Rioeduca na TV são produzidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e vão ao ar na TV Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Além da Educação Infantil, diariamente há videoaulas para estudantes do 1º ao 9º ano, da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos da Rede Municipal podem acompanhar as aulas do dia, também, pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano.

Nesta segunda-feira (22), às 7h30, tem a aula Posso Ajudar? para a Educação Infantil; às 10h05, Bibliotecando, de Língua Portuguesa, para o 7º ano; e, às 20h15, Problemas com MMC, para o Peja II, entre outras. Na terça (23), algumas das aulas são Sala de Leitura - Família, às 8h30, para o 3º ano; Perímetro, de Matemática, às 10h05, para o 7º ano; e Os Fósseis, às 10h35, para o projeto Carioca II. Já as videoaulas Brincando É Mais Divertido, às 7h30, para a Educação Infantil; e Vacina, de Ciências, às 10h20, para o 8º ano, estão na programação da quarta-feira (24).

Revolução Francesa - República, às 10h50, é a videoaula de História para o 9º ano na quinta-feira (25); às 10h05, Espaço da Produção é a de Geografia, para o 7º ano, no mesmo dia. Já na sexta (26), alguns dos destaques são as videoaulas Rio de Janeiro - Capital do Reino, de História, às 9h50, para o 6º ano; Mobilidade Urbana, de Geografia, às 10h20, para o 8º ano; e De Palavras e Imagens se Faz o Mundo, às 20h, para o Peja I.

Além das videoaulas regulares, de segunda a sexta-feira há dois programas Tira-Dúvidas, com professores respondendo, ao vivo, às perguntas dos estudantes enviadas durante a transmissão pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948). De manhã, é exibido o Tira-Dúvidas para o 1º ao 5º ano, às 9h15; e, à tarde, para o 6º ao 9º ano, às 15h15 - este último em novo horário a partir desta semana.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil e também as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens a Adultos, das 20h às 20h30. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

Confira a programação completa desta semana.