1 Mapa t
O mapa, de cerca de 1850, embora já contenha parte do Acre, mostra os limites do Brasil após várias negociações com os países vizinhos. Domínio público

As diferenças políticas do Império com seus vizinhos na América Latina haviam gerado desentendimentos anteriores ao governo pessoal de D. Pedro II. Durante os governos regenciais, em 1837, ocorrera um incidente com o presidente do Uruguai, Manuel Oribe. Este, invocando o Tratado de Santo Ildefonso (1777), pretendia aumentar o território uruguaio. A questão, tratada no campo diplomático, foi contornada.

Os chamados negócios do Prata ocupariam, durante o governo de D. Pedro II, as atenções da diplomacia do Brasil, constituindo-se, inclusive, no principal objetivo da política internacional do Império. Inúmeros ministros, como o Visconde de Sepetiba (Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho), o Marquês do Paraná (Honório Hermeto Carneiro Leão) e o Visconde do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), utilizando muitas vezes as sutilezas diplomáticas, no dizer do historiador J. A. Soares de Souza, buscavam o entendimento entre os envolvidos.

Prata foi uma escola política para grande parte da elite do Império. Entretanto, atuar naquele campo não era uma tarefa fácil. As negociações esbarravam ora nas intervenções inglesas, ora nas questões comerciais de outros Estados com interesses específicos etc., de modo que as crises se sucediam gerando um constante clima de tensão nas fronteiras meridionais. Até a metade do século XIX, as intervenções do Império na região do Prata tinham ocorrido apenas no âmbito diplomático.