Índice

Os Gastos Militares

Neste contexto de guerra, o Brasil internamente enfrentava outros problemas. Os gastos militares agravavam, enormemente, os problemas econômicos e financeiros já existentes.

O conflito - em área distante da Corte - envolvia o deslocamento de uma tropa regular que, na verdade, não estava organizada e muito menos preparada para o que teria que enfrentar.

Segundo o historiador Nelson Werneck Sodré, faltava tudo. Não havia, por exemplo, transporte militar suficiente: naquela época, carros de boi. A cavalaria também estava desorganizada pois, dos cerca de 14.700 animais constantes nos documentos oficiais, apenas 18 estavam em condições. As tropas estavam descalças e com fardamento incompleto. O soldo, de um modo geral, vivia atrasado. Comentava-se, muito, sobre escândalos que envolviam a inclusão de soldados mortos na folha de pagamento, assim como a manutenção de unidades "fantasmas", com a finalidade de assegurar rendimento maior a alguns oficiais superiores.

Imagem 1O problema do efetivo necessário para a tropa, inúmeras vezes recrutado à força no Brasil, foi solucionado por D. Pedro I através da contratação de soldados mercenários. Vindos da Europa, eram homens pobres, sem treinamento militar na maioria, que aceitavam o contrato proposto na perspectiva de se tornarem pequenos proprietários no Brasil.

Em meio a estes desacertos, floresceu uma imprensa militar. Felisberto Caldas, ao embarcar para assumir o comando das forças que lutavam na região da Cisplatina, solicitou uma tipografia, que alcançou o local da luta entre dezembro de 1826 e janeiro de 1827, não se sabe ao certo. De qualquer modo, foi com ele que se imprimiu, a 5 de fevereiro, o segundo boletim do Exército e os que vieram depois. Posteriormente, com este mesmo equipamento, se imprimiu o primeiro jornal da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que começou a circular a 1º de junho de 1827.

Imagem 2

A guerra agravava, cada vez mais, a crise econômica, pois outros gastos foram feitos pelo imperador na compra de navios para a esquadra imperial.

    Guerra Contra as Províncias Unidas do Prata