O Projeto

 

 

Esse Rio é Meu é uma ação educativa, voltada para o protagonismo juvenil e para a inovação metodológica na sua escola. Trata-se de uma parceria entre a SME - Secretaria Municipal de Educação e a OSCIP planetapontocom, criadora e desenvolvedora do programa Cidades, Salvem Seus Rios. No Rio de Janeiro, o programa ganhou um nome que simboliza a cidade: Esse Rio é Meu.

Seremos o primeiro município brasileiro a recuperar e preservar seus rios, a partir do trabalho realizado em nossas escolas. Portanto, a participação de toda a comunidade escolar será decisiva para que possamos realizar esse sonho.

Um sonho que começou a se tornar realidade, há alguns anos atrás, a partir de uma ação colaborativa. Veja aqui o que já fizemos e continuaremos fazendo no Rio Carioca, fruto do trabalho desenvolvido com as escolas dessa bacia. (Case Carioca, o rio do Rio).

A partir dessa ação voluntária, que resultou na recuperação da parte visível do rio Carioca, sistematizamos as práticas que tiveram êxito, estruturamos a metodologia e alinhamos todo esse conhecimento ao currículo pedagógico e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, estamos oferecendo hoje um planejamento dividido em quatro etapas, que inclui um itinerário e objetos de ensino e aprendizagem.

A ideia é motivar e mobilizar as escolas a conhecerem o rio mais próximo a elas e levar seus alunos a refletirem sobre o papel de cada um na recuperação desse rio como os protagonistas da ação de transformar a realidade na que estão inseridos. Para isso, partimos dos pressupostos pedagógicos da trans e interdisciplinaridade usando o rio como fator de articulação entre os conteúdos curriculares de História, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, Artes e Matemática. Ao navegar por esta plataforma digital, construída para o projeto Esse Rio É Meu, você perceberá que ela articula de forma geo referenciada cada uma das nossas escolas aos rios que nascem ou cortam o município e suas bacias. Por isso, construir o perfil de sua escola e alimentar as informações sobre o rio a ser trabalhado com os estudantes será uma das tarefas desse programa.

Adotamos como referência a metodologia ativa, a midiaeducação e o aprendizado fundamentado em problemas. Quais? Os problemas do rio que vocês escolherem para trabalhar. Por isso, é muito importante que cada um de vocês, professores e gestores, participem ativamente do processo planejando e trabalhando de forma a construir um sistema integrado, colaborativo, e em linha com os pressupostos da educação do século XXI e da BNCC.

"Diferentemente do mundo do século XIX (em que foi concebido o sistema educacional vigente), o mundo atual exige das pessoas a capacidade de seguir aprendendo ao longo da vida e de colocar o conhecimento “em ação” para possibilitar a resolução de problemas que ainda não são conhecidos. Para isso, a escola precisa fazer mais do que transmitir conteúdo; precisa considerar o aluno “por inteiro”, trabalhando o desenvolvimento de suas competências cognitivas (como raciocínio lógico e pensamento crítico) e socioemocionais (como resiliência e colaboração), promovendo o seu protagonismo e o seu engajamento com a própria aprendizagem.

A flexibilização dos currículos, a personalização do ensino, o foco em multiletramentos (letramento em programação, letramento científico, letramento corporal etc.), os métodos híbridos de ensino (em que métodos on-line e presencial se misturam), a “gamificação” dos conteúdos e outras inovações são alguns caminhos para a promoção dessa educação integral, mas não são os únicos. Assim como nossas crianças e nossos jovens, teremos que ser abertos e criativos para pensar o futuro da educação. Seja qual for esse futuro, precisaremos investir em políticas e práticas baseadas em experiências e evidências, num espírito de compromisso e colaboração entre gestores, educadores, empresários e a sociedade em geral. “

Por Mozart Neves Ramos - presidente do Instituto Ayrton Senna.

É nisso que acreditamos. Venha conosco! Navegue por nossos ambientes e conheça os conteúdos que estão disponíveis para você e para seus educandos.

Qual a importância do programa?

Segundo o quadro da Agenda 2030 (plano global de 193 Estados-membros da ONU para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e em sequência ao 8º Fórum Mundial da Água, sediado pelo Brasil em 2018, é essencial que as cidades executem este programa de recuperação de seus rios de referência.

O Cidades, Salvem seus Rios, programa que embasa o projeto Esse Rio é Meu, diz respeito a seis dos 17 ODS: melhoria da qualidade da água e saneamento (ODS 6); da saúde e bem-estar (ODS 3); da vida nas comunidades e na cidade (ODS 11); da vida debaixo da água (ODS 14); e sobre a Terra (ODS 15); melhorias estas promovidas também por educação ambiental de qualidade (ODS 4). A recuperação dos rios, da nascente à foz e com impacto em mares e outras bacias, poderá simbolizar aumento da autoestima dos moradores e a percepção da potência da coletividade, estimulando-os a enfrentar seus problemas, aprender com eles e buscar a transformação.

Para isso, a metodologia do programa Cidades, Salvem Seus Rios foi sistematizada com o objetivo de replicar iniciativas análogas e inspirar ações para recuperação de outros rios brasileiros. Fazer isso em articulação com as escolas vem sendo uma oportunidade para entusiasmar professores e estudantes a ressignificar a aprendizagem solucionando problemas que fazem parte da realidade da comunidade escolar. É o que chamamos de “Educação com e através de Causas”. No caso, a água.

Idealizador do programa, o planetapontocom vem pesquisando um dos maiores desafios da educação na contemporaneidade: capturar a atenção de crianças e jovens para a aventura do conhecimento. Essa experiência tem demonstrado que os conteúdos curriculares, quando associados às atividades voltadas para a melhoria da realidade de nossos estudantes, geram uma experiência altamente motivadora e engajadora. Partindo dessa premissa, a relevância do trabalho que será realizado nas escolas municipais transcende os resultados ambientais locais uma vez que propõe uma nova metodologia que poderá ganhar escala nos métodos educacionais.

Diante desse desafio de intervenção no ensino e na aprendizagem, a causa da água, trabalhada como foco pelo programa, será uma ferramenta para a interdisciplinaridade. Uma inovação metodológica, que você (professor e gestor) poderá multiplicar em sua atuação educadora, a fim de motivar o interesse contínuo dos alunos pelo conhecimento, pela participação social, pelo exercício da cidadania e pelo protagonismo na transformação da realidade, como mostram todas as experiências já colocadas em prática pelo planetapontocom, com objetivos concretos conquistados e replicados para a aprimoramento contínuo do processo educacional.