assistindo agora...

Professor produtor - Rosa Nogueira

A professora de Artes Cênicas Rosa Nogueira, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta como começou a se interessar pelo teatro e como ocorreu a transição da dramaturgia para a produção audiovisual em suas aulas. Alguns dos vídeos que ela já produziu com seus alunos foram premiados no concurso Tirando a Droga de Cena.

Audiovisual
Cultura
Práticas Docentes
Professor produtor - Luciano Bugarin
O professor de Artes Luciano Bugarin, da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE), fala sobre como a prática com produções audiovisuais em sala de aula incentiva o trabalho em equipe e como ele mescla conteúdos de diversas disciplinas durante a produção dos curtas com os alunos.
Nosso arraial
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem e comentam o filme Nosso Arraial, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE). No quadro Cria da Rede!, uma edição especial reunindo as melhores frases de ex-alunos que seguem no audiovisual graças ao contato que tiveram com a área na escola.
África etc.
Alunos da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE) assistem aos curtas África, da E.M. São Sebastião (7ª CRE) e Pataxó, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), e comentam suas impressões. No quadro Fala, profissa!, o diretor André Glasner fala sobre como se apaixonou pelo cinema, explica o trabalho de um diretor e dá dicas para quem deseja seguir na profissão.
Bombando geral
No quadro Cria da Rede!, Renan Martins, ex-aluno da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), fala sobre como começou a se interessar por atuação em aulas de teatro e participando de produções audiovisuais na escola. Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem e comentam o filme Bombando geral, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE).
Professor produtor - Amara Lucia
A professora Amara Lucia, da Sala de Leitura da E.M. São Sebastião (7ª CRE), em Vargem Grande, fala sobre como começou o interesse dela pela produção audiovisual e conta um pouco da experiência dela produzindo curtas de animação com os alunos.
Onde está a Margarida? etc.
Alunos da E.M. Rosa Bettiato Záttera (5ª CRE) assistem aos curtas Onde está a Margarida?, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) e Em não sabendo que era impossível, foi lá e fez, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o operador de áudio Ricardo Baldessarini fala sobre as possibilidades de trabalho com áudio.
Saudação tropicaliente
No quadro Fala, profissa!, o ator e dublador Jorge Lucas comenta sobre seu começo de carreira e como encontrou na arte uma forma de superar dificuldades. Alunos da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE) assistem ao curta Saudação tropicaliente, da E.M. Rosa Bettiato Zattera (5ª CRE).
O planeta está com febre etc.
Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem aos filmes O planeta está com febre, da E.M. Embaixador Dias Carneiro (8ª CRE) e Jogada cidadã, do Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (9ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Rayane Cardoso, ex-aluna da E.M. Narcisa Amália, fala sobre como a experiência com o audiovisual a ajudou a ser menos tímida.
Professor Produtor - Daniele Rodrigues
A professora Daniele Rodrigues, coordenadora pedagógica do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), em Padre Miguel, fala sobre como começou a produzir animações com os alunos do Ciep, a escolha por abordar a temática indígena e o processo de produção desde a pesquisa com diferentes povos indígenas.
Pilar na Amazônia
Alunos da E.M. Rosa Bettiato Záttera (5ª CRE) assistem e comentam um filme produzido por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Fala, profissa!, o cinegrafista Robson Maia conta como começou na profissão, os cursos técnicos que realizou e dá dicas para ser um bom profissional. Filme exibido: Pilar na Amazônia (E.M. Georg Pfisterer - 2ª CRE)
Kalapalo
Alunos da E.M. Roraima (4ª CRE) assistem e comentam um filme produzido por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Fala, profissa!, a jornalista Patricia Costa fala sobre a paixão por leitura e pelo jornalismo e dá dicas para quem tem interesse na área. Filme exibido: Kalapalo (Ciep Poeta Cruz e Sousa - 8ª CRE)
O casamento de Dona Carochinha
Alunos da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE) assistem ao curta O casamento de Dona Carochinha, da E.M. Embaixador Dias Carneiro (7ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Márcio Pestana, ex-aluno da E.M. Narcisa Amália, conta como começou a se interessar por cinema e por edição de vídeo e comenta a vontade de unir a a paixão pelo audiovisual com a faculdade de Letras. 
A escola e meus colegas
No quadro Fala, profissa!, a produtora Carolina Antonucci fala sobre como descobriu a paixão pela produção, os detalhes da profissão e as características para ser um bom produtor. Alunos da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE) assistem e comentam o curta A escola e meus colegas, da E.M. Roraima (4ª CRE).
Professor Produtor - Vera Lucia Campos
A supervisora educacional Vera Lucia Campos, da E.M. Roraima (4ª CRE), em Cordovil, fala sobre como começou a mobilizar a escola para trabalhar com audiovisual e a contribuir com outros professores.
O amuleto etc.
Alunos da E.M. Roraima (4ª CRE) assistem e comentam os curtas O amuleto, da E.M. Levy Miranda (6ª CRE) e O burrinho Candinho, do Ciep Zumbi dos Palmares (6ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Miguel Kallemback, ex-aluno da E.M. Narcisa Amália, fala sobre a paixão pelo audiovisual, a influência dos professores e o trabalho como editor. 
As aventuras do senhor Alfabeto
Alunos do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE) assistem e comentam o filme As aventuras do senhor Alfabeto, da E.M. General Humberto de Souza Mello( 2ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o maquiador Walter do Valle fala sobre sua carreira e sobre detalhes importantes da área de maquiagem e caracterização. 
O quebrador de pedras etc.
Alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem aos filmes O quebrador de pedras, do Ciep Coronel Sarmento (3ª CRE) e Os fantasmas da história: Fazenda do Viegas - Senador Camará, do PET Presidente Médici (8ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o editor Leonardo Ribeiro relembra sua trajetória como estudante, profissional e professor na área de montagem e edição.
Professor produtor - Vera Nácia
A professora de Ciências Vera Nácia, responsável pela Sala de Leitura da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE), conta como utiliza a produção audiovisual para fins pedagógicos. Com seus alunos, ela desenvolve vídeos para ensinar conteúdos de Ciências de forma lúdica.
Amazônia em rede etc.
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem aos curtas Amazônia em rede: a transcendência das águas, da E.M. Gaspar Vianna (5ª CRE), e Poderes secretos, da E.M. Morvan de Figueiredo (7ª CRE). No quadro Cria da Rede, Vinicios Damasceno, ex-aluno da E.M.Monteiro Lobato, fala sobre suas experiências com teatro e audiovisual e sobre a influência positiva que recebeu de professores da Rede.
Benjamin e sua história
Alunos da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) assistem e comentam o curta Benjamin e sua história, da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE). No quadro Fala, profissa!, a figurinista Mariana Machado fala das possibilidades de formação e atuação dos profissionais responsáveis pelo figurino de produções audiovisuais e de ensaios de moda.
Os três amigos etc.
No quadro Cria da Rede, Matheus Fonseca, ex-aluno de escolas municipais e formado em Cinema, fala sobre experiências e expectativas na área do audiovisual. Alunos da E.M. Georg Pfisterer (2ª CRE) assistem aos curtas Os três amigos, da E.M. Yolis da Silva (9ª CRE) e Os monstros também amam, da E.M. Marechal Thaumaturgo de Azevedo (7ª CRE).
Quebrando a rotina
Alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem ao filme Quebrando a rotina, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE), e falam sobre suas impressões. No quadro Fala, profissa!, a diretora de arte Carla Berri fala sobre a importância da direção de arte em produtos audiovisuais e explica detalhes de sua profissão.
De olho nos acontecimentos
Alunos da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) assistem e comentam o filme De olho nos acontecimentos, da E.M. São Sebastião (7ª CRE). No quadro Cria da Rede, a estudante de Design Stephany Trindade, ex-aluna da E.M. Grécia e que cursou o Ensino Médio Técnico em Multimídia, fala sobre sua experiência com o audiovisual.
Tirando a Droga de Cena 2018
Alunos da E.M. Georg Pfisterer (2ª CRE) assistem e comentam os vídeos premiados no concurso Tirando a Droga de Cena de 2018. Filmes exibidos: A fundar-se (Núcleo de Arte Professor Albert Einstein); Escolha sempre a vida (Núcleo de Arte Grande Otelo); Parabéns pra você (E.M. Monteiro Lobato); Fazendo boas escolhas (Ciep Graciliano Ramos).
Professor produtor - Claudio Garcia
O professor de Artes Cênicas Claudio Garcia, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), em Guaratiba, conta como, a partir de um programa da MultiRio, decidiu dar mais voz aos seus alunos, gravando pequenos vídeos.  O projeto cresceu e, por meio dele, os estudantes treinam o olhar crítico e absorvem conceitos como trabalho em equipe, entre outros.
Uma história de amor etc.
Alunos da E.M. França (5ª CRE) assistem a vídeos produzidos por outros alunos da Rede Pública Municipal de Rio de Janeiro. Eles comentam suas impressões e participaram de uma dinâmica sobre o processo de montagem e de edição de um produto audiovisual. Filmes exibidos: Uma história de amor ( Ciep Presidente Tancredo Neves) e A raposa e o macaco (E.M. Ema Negrão de Lima).
Tatudobem etc.
A direção de arte nas produções audiovisuais é o tema da dinâmica com os estudantes da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE). Os alunos ainda assistem e dão as suas impressões sobre os filmes Tatudobem, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), e Asurini, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE).
Uma aventura eletrizante etc.
A importância dos diálogos em produtos audiovisuais. Os alunos do Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (9ª CRE) debatem essa questão e assistem aos filmes Uma aventura eletrizante, da E.M. São Sebastião (7ª CRE), e Convite, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE).
Esse é meu barato etc.
Os diferentes movimentos de câmera em uma produção audiovisual. Os alunos do Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (9ª CRE), em Campo Grande, participam de uma dinâmica sobre o assunto e assistem aos filmes Esse é meu barato, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), e Fogo no céu, dos estudantes da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
Gentileza gera gentileza
Alunos da E.M. França (5ª CRE) assistem ao filme Gentileza gera gentileza, do Ginásio Carioca Professor Ari Marques Pontes (10ª CRE), e dão suas opiniões. Eles também participam de uma dinâmica sobre animação.
Professor produtor - Amália Mattos
A prática da professora Amália Mattos, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), no Humaitá. Ela detalha o uso e a produção de animações com seus alunos da Sala da Leitura.
Caixa mágica etc.
Alunos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE) participam de uma dinâmica sobre cenografia e assistem aos filmes Caixa mágica, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), e A escolha, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE).
Meu colar de contas
Assista ao filme Meu colar de contas, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), junto com os alunos da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE), que também participam de uma oficina sobre storyboard.
Professor produtor - José Leandro
Neste episódio dos especiais Professor produtor, conheça José Leandro Cardoso, da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE), no Santo Cristo. O educador relata suas experiências com o audiovisual em sala de aula.
Animais brasileiros etc.
As impressões dos alunos do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) sobre os filmes A menina do jongo, da E.M. Rosa Bettiato Zattera (5ª CRE), e Animais brasileiros, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE). Os estudantes também participam de uma dinâmica sobre trilha sonora.
Apurinã etc.
A importância e os usos da narração no audiovisual. Os alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE) debatem o tema e assistem aos filmes Apurinã, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), e Pato gordo e pato magro, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
Professor produtor - Clarice Campos
A educadora Clarice Campos, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, trabalha com os alunos a produção de filmes e animações com temas relevantes para a sociedade.
Professor produtor - Tathiana Treuffar
A professora de Artes Cênicas Tathiana Treuffar, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta o que a levou a trabalhar com o audiovisual em sala de aula e dá dicas de como explorar o potencial pedagógico da linguagem audiovisual.
Verdade ou consequência etc.
Alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE) assistem aos filmes Verdade ou consequência, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), e Pixilation bruxos na vassoura, da E.M. São Sebastião (7ª CRE), conversam sobre as obras e participam de uma dinâmica sobre efeitos especiais.
A horta
Assista ao filme A horta, produzido pelos alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE). Os estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) conversam sobre a obra e sobre o uso de adereços e objetos de cena.
Xadrez encantado etc.
Xadrez encantado, da E.M. Morvan de Figueiredo (7ª CRE) e Você tem fome de quê?, do Ciep Deputado José Carlos Brandão Monteiro (4ª CRE), são os filmes exibidos neste episódio. Os alunos do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) comentam os filmes e participam de uma dinâmica sobre fotografia.
Professor produtor - Eduardo Santos
O professor de Artes Eduardo Santos, diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE), na Ilha do Governador, conta como começou a trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.
Uma pedra no caminho
A importância da continuidade em produções audiovisuais é o tema da dinâmica que os alunos da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) participam neste episódio. Eles também assistem ao curta Uma pedra no caminho, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE).
Sonhos de Chaplin etc.
Como construir um personagem? Os estudantes da E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE) conversam sobre o assunto e sobre os filmes Sonhos de Chaplin, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Shakespeare lives, da E.M. Desembargador Oscar Tenório (2ª CRE).
Ataque zumbi na Escola Grécia
Depois de assistir ao filme Ataque zumbi na Escola Grécia, produzido pela E.M. Grécia (4ª CRE), os alunos do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) participam de uma dinâmica sobre maquiagem.
Crimes contra a humanidade
A importância da iluminação na produção audiovisual é o tema da dinâmica com os estudantes da E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE). Eles também assistem ao curta Crimes contra a humanidade, produzido pelos estudantes da E.M. Grécia (4ª CRE).
Animais da savana
O episódio traz uma dinâmica sobre efeitos sonoros com os alunos do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE). Eles também assistem e comentam o filme Animais da savana, um documentário animado, da E.M. Roberto Burle Marx (7ªCRE).
A nobreza apiolhada etc.
Estudantes do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) conversam sobre figurino em produções audiovisuais. Após assistir aos filmes A nobreza apiolhada, do EDI Tristão de Athayde (7ª CRE), e Complexo do Alemão é tão belo, da E.M. Nicolau Antônio Taunay (3ª CRE), eles conversam sobre as obras.
O rap do R etc.
Os estudantes da E.M. Rostham Pedro de Farias (5ª CRE) assistem aos filmes O rap do R, da E.M. Pires e Albuquerque (5ª CRE), e A incrível história de um alienista, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE), e participam de uma atividade para saber mais sobre roteiro.
Ai, cadê meu cartão?
Os estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) assistem ao filme Ai, cadê meu cartão?, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), e participam de um bate-papo sobre a produção.
A cartomante etc.
Os curtas A cartomante, trabalho dos alunos da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE), e Dona, produzido pela E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), são exibidos para estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), que debatem os filmes.
Sonho etc.
Os alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem e comentam os filmes Sonho, produzido pelos estudantes do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), e Jasmin, a princesa da Maré, da E.M. Tenente Antonio João (11ª CRE).
Mentes que voam etc.
Os curtas Mentes que voam, produzido pelos alunos da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Vida em manchetes, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), são exibidos para os jovens da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), que depois conversam sobre as obras.
Nosso amor não compreendido etc.
Alunos da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE) assistem aos vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Assista aos filmes Nosso amor não compreendido, da E.M. Manuel Bonfim (3ª CRE), e Passeio das formas, da E.M. Roraima (4ª CRE).
Me ensina a olhar? etc.
Os filmes Me ensina a olhar?, da E.M. Francisco Manuel (2ª CRE), e O que é amizade pra você?, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), são os objetos de discussão dos estudantes do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE).
Loucos pra beijar etc.
Loucos pra beijar, produzido pela E.M. Monteiro Lobato, e Rio vivo, pela E.M. Professora Leocádia Torres, ambas da 10ª CRE, foram os filmes assistidos pelos alunos do Ginásio Carioca Orsina da Fonseca (2ª CRE) neste episódio.
Do rio Papa-couves ao toque do pandeiro etc.
Alunos do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE) assistem a vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Os filmes exibidos são Do rio Papa-couves ao toque do pandeiro, do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE); Os dois lados da moeda, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE); e Descobrindo a Amazônia, da E.M. Rivadávia Corrêa (1ª CRE).
O segredo do anel misterioso etc.
Os filmes O segredo do anel misterioso, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE); A história do H, da E.M. Pires e Albuquerque (5ª CRE); e Ciranda do caranguejo, da E.M. Professor Vieira Fazenda (10ª CRE), são exibidos para alunos do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE).
Brincadeira de Criança! etc.
Os alunos monitores do Ginásio Carioca Orsina da Fonseca (2ª CRE) assistem e comentam os filmes Brincadeira de criança!, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE); O voo, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE); e Maria vai com as outras, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
O Pequeno Cordel do Sapato Voador etc.
Monitores do cineclube do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) assistem a vídeos produzidos por colegas de outras escolas: O pequeno cordel do sapato voador, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE); Pai Santana eternamente, do Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (2ª CRE); e Guarani M'bya, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE).
Baleteia etc.
Alunos monitores do cineclube da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE) assistem aos filmes Baleteia e a boneca misteriosa, produzido pelo Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (2ª CRE); Chá com Shakespeare, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE); e Um lugar chamado Quitungo, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE).
Professor produtor - Luiz Claudio Motta Lima
O professor produtor Luiz Claudio Motta Lima, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE), em Brás de Pina, conta como começou sua relação com o audiovisual e como explorar o potencial pedagógico dessa linguagem.
Óculos mágicos
Os estudantes da E.M. Rostham Pedro de Farias (5ª CRE) descobrem como funciona a dublagem em uma dinâmica sobre o tema. Eles também assistem e comentam o curta Óculos mágicos, produzido pela E.M. Dunshee de Abranches (11ª CRE).
Um garoto consumista na roça
O curta Um garoto consumista na roça, produzido pelos alunos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), é exibido para os estudantes do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE). Eles comentam o filme e aprendem algumas técnicas de captação de áudio.
Humanização etc.
Alunos da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE) participam de uma atividade sobre adaptação de histórias e comentam os vídeos Humanização, produzido pela E.M. Mozart Lago (5ª CRE), e Se essa rua fosse minha, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).
Professor produtor - Lídia Santos Arruda
A professora Lídia Santos Arruda, da E.M. Grécia (4ª CRE), em Brás de Pina, conta como começou a trabalhar com a linguagem do audiovisual. Ela fala da sua prática na escola, além de destacar os benefícios proporcionados aos alunos pela atividade com os vídeos.
Tirando a Droga de Cena 2017
Os alunos da E.M. Grécia (4ª CRE) assistem aos filmes vencedores do concurso Tirando a Droga de Cena 2017: Até a onda acabar e O grande prêmio, ambos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE); Drogas: não curto, não compartilho e não aceito! Isso eu deleto, do Ciep Graciliano Ramos (4ª CRE); A sua história é você quem faz, da E.M. Grécia.
Viajando na parada etc
Os filmes Viajando na parada, da E.M. Quintino Bocaiuva (5ª CRE), e A família dos quadriláteros, produção dos alunos da E.M. Roraima (4ª CRE), são exibidos para os estudantes da E.M. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (2ª CRE).
Aquilo etc.
Partiu festa? é o nome do curta produzido pelos alunos da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e Aquilo é a produção da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE) que os estudantes da E.M. Rio Grande do Sul (3ª CRE) assistem e comentam neste episódio.
Que sorte!
Os alunos da E.M. Telêmaco Gonçalves Maia (6ª CRE) são convidados a assistir ao vídeo Que sorte!, da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e a conversar sobre a produção.
Ao pé da letra etc.
Três curtas produzidos por alunos são exibidos no Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) neste episódio: Ida e volta e Convite, ambos produzidos pela E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), e Ao pé da letra, curta dos estudantes da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE).
Festival Pequeno Cineasta 2
Os alunos da E.M. Rio Grande do Sul (3ª CRE) conferem as produções de alunos da Rede que participaram do Festival Internacional Pequeno Cineasta 2017. Neste episódio, eles assistem aos filmes Curvados, da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e Água é H2O, sem ela fica muito pior, da E.M. Senador João Lyra Tavares (3ª CRE).
Festival Pequeno Cineasta 1
Alunos do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) assistem a filmes que participaram da Mostra Internacional Pequeno Cineasta: Preto no branco, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE), e Uma índia na cidade, da E.M. França (5ª CRE).
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade 


Formato: documentário


Redação: Patrícia Costa


Direção: Tomil Gonçalves

Escola, Câmera, Ação!
2018
Audiovisual
Fundamental II
Práticas Docentes
Protagonismo Juvenil
Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro assistem e comentam filmes feitos por alunos de outras escolas municipais. Um espaço de encontro entre jovens realizadores e de divulgação da produção audiovisual escolar.
Episódios
Professor produtor - Luciano Bugarin
O professor de Artes Luciano Bugarin, da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE), fala sobre como a prática com produções audiovisuais em sala de aula incentiva o trabalho em equipe e como ele mescla conteúdos de diversas disciplinas durante a produção dos curtas com os alunos.
Nosso arraial
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem e comentam o filme Nosso Arraial, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE). No quadro Cria da Rede!, uma edição especial reunindo as melhores frases de ex-alunos que seguem no audiovisual graças ao contato que tiveram com a área na escola.
África etc.
Alunos da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE) assistem aos curtas África, da E.M. São Sebastião (7ª CRE) e Pataxó, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), e comentam suas impressões. No quadro Fala, profissa!, o diretor André Glasner fala sobre como se apaixonou pelo cinema, explica o trabalho de um diretor e dá dicas para quem deseja seguir na profissão.
Bombando geral
No quadro Cria da Rede!, Renan Martins, ex-aluno da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), fala sobre como começou a se interessar por atuação em aulas de teatro e participando de produções audiovisuais na escola. Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem e comentam o filme Bombando geral, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE).
Professor produtor - Amara Lucia
A professora Amara Lucia, da Sala de Leitura da E.M. São Sebastião (7ª CRE), em Vargem Grande, fala sobre como começou o interesse dela pela produção audiovisual e conta um pouco da experiência dela produzindo curtas de animação com os alunos.
Onde está a Margarida? etc.
Alunos da E.M. Rosa Bettiato Záttera (5ª CRE) assistem aos curtas Onde está a Margarida?, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) e Em não sabendo que era impossível, foi lá e fez, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o operador de áudio Ricardo Baldessarini fala sobre as possibilidades de trabalho com áudio.
Saudação tropicaliente
No quadro Fala, profissa!, o ator e dublador Jorge Lucas comenta sobre seu começo de carreira e como encontrou na arte uma forma de superar dificuldades. Alunos da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE) assistem ao curta Saudação tropicaliente, da E.M. Rosa Bettiato Zattera (5ª CRE).
O planeta está com febre etc.
Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem aos filmes O planeta está com febre, da E.M. Embaixador Dias Carneiro (8ª CRE) e Jogada cidadã, do Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (9ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Rayane Cardoso, ex-aluna da E.M. Narcisa Amália, fala sobre como a experiência com o audiovisual a ajudou a ser menos tímida.
Professor Produtor - Daniele Rodrigues
A professora Daniele Rodrigues, coordenadora pedagógica do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), em Padre Miguel, fala sobre como começou a produzir animações com os alunos do Ciep, a escolha por abordar a temática indígena e o processo de produção desde a pesquisa com diferentes povos indígenas.
Pilar na Amazônia
Alunos da E.M. Rosa Bettiato Záttera (5ª CRE) assistem e comentam um filme produzido por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Fala, profissa!, o cinegrafista Robson Maia conta como começou na profissão, os cursos técnicos que realizou e dá dicas para ser um bom profissional. Filme exibido: Pilar na Amazônia (E.M. Georg Pfisterer - 2ª CRE)
Kalapalo
Alunos da E.M. Roraima (4ª CRE) assistem e comentam um filme produzido por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Fala, profissa!, a jornalista Patricia Costa fala sobre a paixão por leitura e pelo jornalismo e dá dicas para quem tem interesse na área. Filme exibido: Kalapalo (Ciep Poeta Cruz e Sousa - 8ª CRE)
O casamento de Dona Carochinha
Alunos da E.M. Luiz Delfino (2ª CRE) assistem ao curta O casamento de Dona Carochinha, da E.M. Embaixador Dias Carneiro (7ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Márcio Pestana, ex-aluno da E.M. Narcisa Amália, conta como começou a se interessar por cinema e por edição de vídeo e comenta a vontade de unir a a paixão pelo audiovisual com a faculdade de Letras. 
A escola e meus colegas
No quadro Fala, profissa!, a produtora Carolina Antonucci fala sobre como descobriu a paixão pela produção, os detalhes da profissão e as características para ser um bom produtor. Alunos da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE) assistem e comentam o curta A escola e meus colegas, da E.M. Roraima (4ª CRE).
Professor Produtor - Vera Lucia Campos
A supervisora educacional Vera Lucia Campos, da E.M. Roraima (4ª CRE), em Cordovil, fala sobre como começou a mobilizar a escola para trabalhar com audiovisual e a contribuir com outros professores.
O amuleto etc.
Alunos da E.M. Roraima (4ª CRE) assistem e comentam os curtas O amuleto, da E.M. Levy Miranda (6ª CRE) e O burrinho Candinho, do Ciep Zumbi dos Palmares (6ª CRE). No quadro Cria da Rede!, Miguel Kallemback, ex-aluno da E.M. Narcisa Amália, fala sobre a paixão pelo audiovisual, a influência dos professores e o trabalho como editor. 
As aventuras do senhor Alfabeto
Alunos do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE) assistem e comentam o filme As aventuras do senhor Alfabeto, da E.M. General Humberto de Souza Mello( 2ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o maquiador Walter do Valle fala sobre sua carreira e sobre detalhes importantes da área de maquiagem e caracterização. 
O quebrador de pedras etc.
Alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem aos filmes O quebrador de pedras, do Ciep Coronel Sarmento (3ª CRE) e Os fantasmas da história: Fazenda do Viegas - Senador Camará, do PET Presidente Médici (8ª CRE). No quadro Fala, profissa!, o editor Leonardo Ribeiro relembra sua trajetória como estudante, profissional e professor na área de montagem e edição.
Professor produtor - Vera Nácia
A professora de Ciências Vera Nácia, responsável pela Sala de Leitura da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE), conta como utiliza a produção audiovisual para fins pedagógicos. Com seus alunos, ela desenvolve vídeos para ensinar conteúdos de Ciências de forma lúdica.
Amazônia em rede etc.
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem aos curtas Amazônia em rede: a transcendência das águas, da E.M. Gaspar Vianna (5ª CRE), e Poderes secretos, da E.M. Morvan de Figueiredo (7ª CRE). No quadro Cria da Rede, Vinicios Damasceno, ex-aluno da E.M.Monteiro Lobato, fala sobre suas experiências com teatro e audiovisual e sobre a influência positiva que recebeu de professores da Rede.
Benjamin e sua história
Alunos da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) assistem e comentam o curta Benjamin e sua história, da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE). No quadro Fala, profissa!, a figurinista Mariana Machado fala das possibilidades de formação e atuação dos profissionais responsáveis pelo figurino de produções audiovisuais e de ensaios de moda.
Os três amigos etc.
No quadro Cria da Rede, Matheus Fonseca, ex-aluno de escolas municipais e formado em Cinema, fala sobre experiências e expectativas na área do audiovisual. Alunos da E.M. Georg Pfisterer (2ª CRE) assistem aos curtas Os três amigos, da E.M. Yolis da Silva (9ª CRE) e Os monstros também amam, da E.M. Marechal Thaumaturgo de Azevedo (7ª CRE).
Professor produtor - Rosa Nogueira
A professora de Artes Cênicas Rosa Nogueira, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta como começou a se interessar pelo teatro e como ocorreu a transição da dramaturgia para a produção audiovisual em suas aulas. Alguns dos vídeos que ela já produziu com seus alunos foram premiados no concurso Tirando a Droga de Cena.
Quebrando a rotina
Alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem ao filme Quebrando a rotina, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE), e falam sobre suas impressões. No quadro Fala, profissa!, a diretora de arte Carla Berri fala sobre a importância da direção de arte em produtos audiovisuais e explica detalhes de sua profissão.
De olho nos acontecimentos
Alunos da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) assistem e comentam o filme De olho nos acontecimentos, da E.M. São Sebastião (7ª CRE). No quadro Cria da Rede, a estudante de Design Stephany Trindade, ex-aluna da E.M. Grécia e que cursou o Ensino Médio Técnico em Multimídia, fala sobre sua experiência com o audiovisual.
Tirando a Droga de Cena 2018
Alunos da E.M. Georg Pfisterer (2ª CRE) assistem e comentam os vídeos premiados no concurso Tirando a Droga de Cena de 2018. Filmes exibidos: A fundar-se (Núcleo de Arte Professor Albert Einstein); Escolha sempre a vida (Núcleo de Arte Grande Otelo); Parabéns pra você (E.M. Monteiro Lobato); Fazendo boas escolhas (Ciep Graciliano Ramos).
Professor produtor - Claudio Garcia
O professor de Artes Cênicas Claudio Garcia, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), em Guaratiba, conta como, a partir de um programa da MultiRio, decidiu dar mais voz aos seus alunos, gravando pequenos vídeos.  O projeto cresceu e, por meio dele, os estudantes treinam o olhar crítico e absorvem conceitos como trabalho em equipe, entre outros.
Uma história de amor etc.
Alunos da E.M. França (5ª CRE) assistem a vídeos produzidos por outros alunos da Rede Pública Municipal de Rio de Janeiro. Eles comentam suas impressões e participaram de uma dinâmica sobre o processo de montagem e de edição de um produto audiovisual. Filmes exibidos: Uma história de amor ( Ciep Presidente Tancredo Neves) e A raposa e o macaco (E.M. Ema Negrão de Lima).
Tatudobem etc.
A direção de arte nas produções audiovisuais é o tema da dinâmica com os estudantes da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE). Os alunos ainda assistem e dão as suas impressões sobre os filmes Tatudobem, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), e Asurini, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE).
Uma aventura eletrizante etc.
A importância dos diálogos em produtos audiovisuais. Os alunos do Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (9ª CRE) debatem essa questão e assistem aos filmes Uma aventura eletrizante, da E.M. São Sebastião (7ª CRE), e Convite, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE).
Esse é meu barato etc.
Os diferentes movimentos de câmera em uma produção audiovisual. Os alunos do Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (9ª CRE), em Campo Grande, participam de uma dinâmica sobre o assunto e assistem aos filmes Esse é meu barato, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), e Fogo no céu, dos estudantes da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
Gentileza gera gentileza
Alunos da E.M. França (5ª CRE) assistem ao filme Gentileza gera gentileza, do Ginásio Carioca Professor Ari Marques Pontes (10ª CRE), e dão suas opiniões. Eles também participam de uma dinâmica sobre animação.
Professor produtor - Amália Mattos
A prática da professora Amália Mattos, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), no Humaitá. Ela detalha o uso e a produção de animações com seus alunos da Sala da Leitura.
Caixa mágica etc.
Alunos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE) participam de uma dinâmica sobre cenografia e assistem aos filmes Caixa mágica, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), e A escolha, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE).
Meu colar de contas
Assista ao filme Meu colar de contas, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), junto com os alunos da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE), que também participam de uma oficina sobre storyboard.
Professor produtor - José Leandro
Neste episódio dos especiais Professor produtor, conheça José Leandro Cardoso, da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE), no Santo Cristo. O educador relata suas experiências com o audiovisual em sala de aula.
Animais brasileiros etc.
As impressões dos alunos do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) sobre os filmes A menina do jongo, da E.M. Rosa Bettiato Zattera (5ª CRE), e Animais brasileiros, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE). Os estudantes também participam de uma dinâmica sobre trilha sonora.
Apurinã etc.
A importância e os usos da narração no audiovisual. Os alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE) debatem o tema e assistem aos filmes Apurinã, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), e Pato gordo e pato magro, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
Professor produtor - Clarice Campos
A educadora Clarice Campos, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, trabalha com os alunos a produção de filmes e animações com temas relevantes para a sociedade.
Professor produtor - Tathiana Treuffar
A professora de Artes Cênicas Tathiana Treuffar, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta o que a levou a trabalhar com o audiovisual em sala de aula e dá dicas de como explorar o potencial pedagógico da linguagem audiovisual.
Verdade ou consequência etc.
Alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE) assistem aos filmes Verdade ou consequência, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), e Pixilation bruxos na vassoura, da E.M. São Sebastião (7ª CRE), conversam sobre as obras e participam de uma dinâmica sobre efeitos especiais.
A horta
Assista ao filme A horta, produzido pelos alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE). Os estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) conversam sobre a obra e sobre o uso de adereços e objetos de cena.
Xadrez encantado etc.
Xadrez encantado, da E.M. Morvan de Figueiredo (7ª CRE) e Você tem fome de quê?, do Ciep Deputado José Carlos Brandão Monteiro (4ª CRE), são os filmes exibidos neste episódio. Os alunos do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) comentam os filmes e participam de uma dinâmica sobre fotografia.
Professor produtor - Eduardo Santos
O professor de Artes Eduardo Santos, diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE), na Ilha do Governador, conta como começou a trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.
Uma pedra no caminho
A importância da continuidade em produções audiovisuais é o tema da dinâmica que os alunos da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) participam neste episódio. Eles também assistem ao curta Uma pedra no caminho, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE).
Sonhos de Chaplin etc.
Como construir um personagem? Os estudantes da E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE) conversam sobre o assunto e sobre os filmes Sonhos de Chaplin, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Shakespeare lives, da E.M. Desembargador Oscar Tenório (2ª CRE).
Ataque zumbi na Escola Grécia
Depois de assistir ao filme Ataque zumbi na Escola Grécia, produzido pela E.M. Grécia (4ª CRE), os alunos do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) participam de uma dinâmica sobre maquiagem.
Crimes contra a humanidade
A importância da iluminação na produção audiovisual é o tema da dinâmica com os estudantes da E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE). Eles também assistem ao curta Crimes contra a humanidade, produzido pelos estudantes da E.M. Grécia (4ª CRE).
Animais da savana
O episódio traz uma dinâmica sobre efeitos sonoros com os alunos do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE). Eles também assistem e comentam o filme Animais da savana, um documentário animado, da E.M. Roberto Burle Marx (7ªCRE).
A nobreza apiolhada etc.
Estudantes do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) conversam sobre figurino em produções audiovisuais. Após assistir aos filmes A nobreza apiolhada, do EDI Tristão de Athayde (7ª CRE), e Complexo do Alemão é tão belo, da E.M. Nicolau Antônio Taunay (3ª CRE), eles conversam sobre as obras.
O rap do R etc.
Os estudantes da E.M. Rostham Pedro de Farias (5ª CRE) assistem aos filmes O rap do R, da E.M. Pires e Albuquerque (5ª CRE), e A incrível história de um alienista, do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE), e participam de uma atividade para saber mais sobre roteiro.
Ai, cadê meu cartão?
Os estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE) assistem ao filme Ai, cadê meu cartão?, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), e participam de um bate-papo sobre a produção.
A cartomante etc.
Os curtas A cartomante, trabalho dos alunos da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE), e Dona, produzido pela E.M. Narcisa Amália (10ª CRE), são exibidos para estudantes da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), que debatem os filmes.
Sonho etc.
Os alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem e comentam os filmes Sonho, produzido pelos estudantes do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), e Jasmin, a princesa da Maré, da E.M. Tenente Antonio João (11ª CRE).
Mentes que voam etc.
Os curtas Mentes que voam, produzido pelos alunos da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Vida em manchetes, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), são exibidos para os jovens da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), que depois conversam sobre as obras.
Nosso amor não compreendido etc.
Alunos da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE) assistem aos vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Assista aos filmes Nosso amor não compreendido, da E.M. Manuel Bonfim (3ª CRE), e Passeio das formas, da E.M. Roraima (4ª CRE).
Me ensina a olhar? etc.
Os filmes Me ensina a olhar?, da E.M. Francisco Manuel (2ª CRE), e O que é amizade pra você?, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), são os objetos de discussão dos estudantes do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE).
Loucos pra beijar etc.
Loucos pra beijar, produzido pela E.M. Monteiro Lobato, e Rio vivo, pela E.M. Professora Leocádia Torres, ambas da 10ª CRE, foram os filmes assistidos pelos alunos do Ginásio Carioca Orsina da Fonseca (2ª CRE) neste episódio.
Do rio Papa-couves ao toque do pandeiro etc.
Alunos do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE) assistem a vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Os filmes exibidos são Do rio Papa-couves ao toque do pandeiro, do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE); Os dois lados da moeda, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE); e Descobrindo a Amazônia, da E.M. Rivadávia Corrêa (1ª CRE).
O segredo do anel misterioso etc.
Os filmes O segredo do anel misterioso, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE); A história do H, da E.M. Pires e Albuquerque (5ª CRE); e Ciranda do caranguejo, da E.M. Professor Vieira Fazenda (10ª CRE), são exibidos para alunos do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE).
Brincadeira de Criança! etc.
Os alunos monitores do Ginásio Carioca Orsina da Fonseca (2ª CRE) assistem e comentam os filmes Brincadeira de criança!, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE); O voo, da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE); e Maria vai com as outras, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE).
O Pequeno Cordel do Sapato Voador etc.
Monitores do cineclube do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) assistem a vídeos produzidos por colegas de outras escolas: O pequeno cordel do sapato voador, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE); Pai Santana eternamente, do Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (2ª CRE); e Guarani M'bya, do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE).
Baleteia etc.
Alunos monitores do cineclube da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE) assistem aos filmes Baleteia e a boneca misteriosa, produzido pelo Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (2ª CRE); Chá com Shakespeare, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE); e Um lugar chamado Quitungo, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE).
Professor produtor - Luiz Claudio Motta Lima
O professor produtor Luiz Claudio Motta Lima, do Núcleo de Artes Grécia (4ª CRE), em Brás de Pina, conta como começou sua relação com o audiovisual e como explorar o potencial pedagógico dessa linguagem.
Óculos mágicos
Os estudantes da E.M. Rostham Pedro de Farias (5ª CRE) descobrem como funciona a dublagem em uma dinâmica sobre o tema. Eles também assistem e comentam o curta Óculos mágicos, produzido pela E.M. Dunshee de Abranches (11ª CRE).
Um garoto consumista na roça
O curta Um garoto consumista na roça, produzido pelos alunos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), é exibido para os estudantes do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE). Eles comentam o filme e aprendem algumas técnicas de captação de áudio.
Humanização etc.
Alunos da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE) participam de uma atividade sobre adaptação de histórias e comentam os vídeos Humanização, produzido pela E.M. Mozart Lago (5ª CRE), e Se essa rua fosse minha, do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).
Professor produtor - Lídia Santos Arruda
A professora Lídia Santos Arruda, da E.M. Grécia (4ª CRE), em Brás de Pina, conta como começou a trabalhar com a linguagem do audiovisual. Ela fala da sua prática na escola, além de destacar os benefícios proporcionados aos alunos pela atividade com os vídeos.
Tirando a Droga de Cena 2017
Os alunos da E.M. Grécia (4ª CRE) assistem aos filmes vencedores do concurso Tirando a Droga de Cena 2017: Até a onda acabar e O grande prêmio, ambos da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE); Drogas: não curto, não compartilho e não aceito! Isso eu deleto, do Ciep Graciliano Ramos (4ª CRE); A sua história é você quem faz, da E.M. Grécia.
Viajando na parada etc
Os filmes Viajando na parada, da E.M. Quintino Bocaiuva (5ª CRE), e A família dos quadriláteros, produção dos alunos da E.M. Roraima (4ª CRE), são exibidos para os estudantes da E.M. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (2ª CRE).
Aquilo etc.
Partiu festa? é o nome do curta produzido pelos alunos da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e Aquilo é a produção da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE) que os estudantes da E.M. Rio Grande do Sul (3ª CRE) assistem e comentam neste episódio.
Que sorte!
Os alunos da E.M. Telêmaco Gonçalves Maia (6ª CRE) são convidados a assistir ao vídeo Que sorte!, da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e a conversar sobre a produção.
Ao pé da letra etc.
Três curtas produzidos por alunos são exibidos no Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) neste episódio: Ida e volta e Convite, ambos produzidos pela E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), e Ao pé da letra, curta dos estudantes da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE).
Festival Pequeno Cineasta 2
Os alunos da E.M. Rio Grande do Sul (3ª CRE) conferem as produções de alunos da Rede que participaram do Festival Internacional Pequeno Cineasta 2017. Neste episódio, eles assistem aos filmes Curvados, da E.M. Comunidade Vargem Grande (7ª CRE), e Água é H2O, sem ela fica muito pior, da E.M. Senador João Lyra Tavares (3ª CRE).
Festival Pequeno Cineasta 1
Alunos do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE) assistem a filmes que participaram da Mostra Internacional Pequeno Cineasta: Preto no branco, da E.M. Roberto Burle Marx (7ª CRE), e Uma índia na cidade, da E.M. França (5ª CRE).