MÚSICA E ARTES VISUAIS
educação infantil

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

primário

Acelerando o futuro

Ensinar e Aprender

Professora do programa Acelera, que atende alunos com alguma defasagem idade-série, Luciene Firmo leciona na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Lá, criou o projeto Padrinhos Mágicos, em que funcionários e professores da escola apadrinham os alunos e acompanham o desenvolvimento escolar de cada um. Uma das atividades é debater e escrever sobre letras de músicas; outra, dentro do projeto Vai e Vem, é ler um livro por semana e comentar.

práticas docentes

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Meninos do Mangue - E.M. Professor Vieira Fazenda

Práticas que Transformam

Estimula importantes vivências da realidade local para um grupo de alunos da E.M. Professor Vieira Fazenda, na Restinga da Marambaia (10ª CRE). O objetivo é valorizar os saberes locais e a atividade econômica desenvolvida ali. Depoimentos dos meninos da região e músicas sobre o tema, em parceria com o grupo Flautistas da Pro-Arte, ilustram o programa.

Acelerando o futuro

Ensinar e Aprender

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

conexão sme

3ª CRE – E.M. São Domingos

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Os alunos da E.M. São Domingos (3ª CRE), em Del Castilho, cantam a música Rei da brincadeira, de Alyne Ferreira Terto de Castro, Maria Eduarda Peçanha Ramos, Yasmim Freitas de Oliveira e Milena Gonçalves Negreiros, orientados pelo professor Dalmo Mota.

1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede

Curta e Compartilhe

Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. O encerramento do festival reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.

9ª CRE – E.M. Dulce Araújo

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

A E.M. Dulce Araújo (9ª CRE), em Campo Grande, apresenta a canção O Brasil que eu quero, de Cindy Ohana, Isabela de Oliveira, Paloma Silvestre e Anna Gabriella. A professora orientadora foi Andressa Ribeiro.

5ª CRE – E.M. Rosa Bettiato Záttera

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Os alunos da E.M. Rosa Bettiato Záttera (5ª CRE), em Irajá, apresentam a música Saudação tropicaliente, de Beatriz Alves, Gabriel Ferreira, Kely Cruz, Clara dos Santos e Davi Augusto. Os orientadores foram os professores Wladimir Marques e Alessandro Elias.

XXXV Mostra Municipal de Dança

Curta e Compartilhe

O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.

2ª CRE – E.M. Roma

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Apresentação da canção Juntas somo fortes, de Alane de Souza Barreto, Juliana da Silva, Ana Beatriz Ferreira Macedo, Luanna de Queiroz e Ferreira e Sarah Chagas, da E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana, com orientação do professor Jerônimo Nascimento.

Dança e identidade

#educa

A coordenadora da Mostra Municipal de Dança da SME, Cláudia Petrina, e a professora Vanessa Ramos, do Ciep José Pedro Varela (1ª CRE), falam sobre a dança como aliada na construção de conhecimento.

música e artes visuais

11ª CRE – E.M. Cuba

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Os estudantes da E.M. Cuba (11ª CRE), no Zumbi, na Ilha do Governador, apresentam a canção Somos mais que um país, de Maykelle dos Santos, Anna Beatriz Andrade, Giovanna Campello e Nicole de Oliveira, com o professor orientador Rafael Bickel.

10ª CRE – E.M. Leocádia Torres

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

A música Apelo à paz, de Thaíssa Ferreira, Cristiano Dias e Pedro Henrique Ramos, foi a escolhida pelos alunos da E.M. Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba, com orientação da professora Elaine Cristina da Fonseca.

Esquadrão da ópera

Mãos à Ópera

Montagem da equipe responsável pela construção da história: o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artistas, cantores, diretor de cena e outros profissionais; etapas de produção para se obter um produto final de qualidade.

3ª CRE – E.M. São Domingos

XXXV Mostra Municipal de Dança

Margit e os irmãos Lucas e Jossana

Como É Bom Tocar um Instrumento

Os irmãos Lucas e Jossana dos Santos moram em Guaratiba e estudam na E.M. Professor Alfredo de Pires Flores (9ª CRE). Ambos tocam saxofone desde pequenos, influenciados pelo pai, e integram a Orquestra de Sopros Rivadávia Corrêa. Margit Palinkas mora em Copacabana e é aluna da E.M. Minas Gerais (2ª CRE). Além de tocar viola na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, ela, que tem altas habilidades, faz aulas de canto, dança, teatro e circo. Esses três adolescentes de múltiplos talentos e realidades distintas têm o amor pela música em comum.

5ª CRE – E.M. Rosa Bettiato Záttera