MÚSICA E ARTES VISUAIS
educação infantil

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Professores, agentes educadores e comunidade escolar em geral conversam sobre Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil, no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE). O debate conta com a presença do professor da Uerj Aristeo Leite Filho e da pedagoga Ana Luiza Colagrossi.

primário

Acelerando o futuro

Ensinar e Aprender

Veja como funciona o projeto Padrinhos Mágicos, em que funcionários e professores da E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe, apadrinham os alunos e acompanham o desenvolvimento escolar de cada um. A ação foi criada pela professora Luciene Firmo e conta com diversas atividades como debater e escrever sobre letras de músicas e ler um livro por semana e comentar.

práticas docentes

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Meninos do Mangue - E.M. Professor Vieira Fazenda

Práticas que Transformam

As professoras Claudia Ernest Dias (História) e Claudia Vieira (Artes Cênicas), da Escola Municipal Professor Vieira Fazenda (10ª CRE), na Restinga da Marambaia, apresentam o projeto Meninos do Mangue, que propõe resgatar e valorizar os saberes locais e a atividade econômica desenvolvida na região. Anderson da Silva, diretor da unidade escolar, destaca a parceria da escola com o grupo Flautistas da Pro Arte

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Acelerando o futuro

Ensinar e Aprender

conexão sme

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Dança e identidade

#educa

A coordenadora da Mostra Municipal de Dança da SME, Cláudia Petrina, e a professora Vanessa Ramos, do Ciep José Pedro Varela (1ª CRE), no Centro, falam sobre a dança como aliada na construção de conhecimento.

XXXV Mostra Municipal de Dança

Curta e Compartilhe

Veja como foi o encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro. O evento reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas públicas municipais do Rio. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.

1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede

Curta e Compartilhe

Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. Confira como foi o encerramento do festival que reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.

música e artes visuais

Kaylane e Djalma

Como É Bom Tocar um Instrumento

Kaylane de Almeida mora em Ricardo de Albquerque e é aluna da E.M. Coelho Neto (6ª CRE). Violinista, ela é integrante da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Djalma dos Santos Júnior também é membro da orquestra e toca violoncelo. Ele mora no Leme e estuda na E.M. São Tomás de Aquino (2ª CRE). Ela é apaixonada por botânica. Ele, pela praia. Ambos amam a música.

Luis Felipe e Thiago

Como É Bom Tocar um Instrumento

Veja como o jazz transformou a vida de Luis Felipe Ribeiro, aluno da E.M. Professor Carneiro Felipe (5ª CRE), em Marechal Hermes. Luis Felipe é trompetista e tornou-se fã de jazz e de Miles Davis por influência do irmão mais velho, uma referência para ele. Conheça, também, as inspirações do estudante Thiago Pereira. Morador de Santa Cruz, ele estuda na E.M. Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira (10ª CRE) e também integra a OSJC, como flautista.

Professor produtor - Eduardo Santos

Escola, Câmera, Ação!

Conheça o professor Eduardo Santos, diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE), na Ilha do Governador. Ele é professor de Educação Artística e conta como a começou a trabalhar com a linguagem audiovisual com os alunos.

O que é ópera

Mãos à Ópera

Um espetáculo popular. Uma arte criada para reunir muitas outras artes: canto, música, dança, teatro, poesia, dramaturgia, atuação, cenografia, coreografia, iluminação e figurinos – todos alinhados sob a batuta da direção. Mergulhe nesta história cujas raízes vêm do século XVI.

Assista

Tudo junto, mas não misturado

Mãos à Ópera

Vamos participar das salas de ensaio da ópera O menino maluquinho, de Ernani Aguiar, e conhecer os segredos das técnicas vocais e corporais que envolvem esse espetáculo. Você sabia, por exemplo, que nenhum integrante pode cantar de lado?

Quem cria e quem cuida

Mãos à Ópera

A parceria entre os vários artistas envolvidos na produção de uma ópera cria maravilhas. Descubra como a mágica acontece.

1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede

Margit e os irmãos Lucas e Jossana

Como É Bom Tocar um Instrumento

Conheça os irmãos Lucas e Jossana dos Santos que moram em Guaratiba e estudam na E.M. Professor Alfredo de Pires Flores (9ª CRE), em Campo Grande. Ambos tocam saxofone desde pequenos, influenciados pelo pai, e integram a Orquestra de Sopros Rivadávia Corrêa. Neste episódio, você também conhece, Margit Palinkas moradora de Copacabana e aluna da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca. Além de tocar viola na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, ela, que tem altas habilidades, faz aulas de canto, dança, teatro e circo.