CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS
educação infantil

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).

Vamos salvar o planeta!

UniDuniTV

Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.

práticas docentes

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

conexão sme

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

ciências sociais e naturais

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Vamos salvar o planeta!

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.