primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Planeta Água

MultiClube

As águas que cobrem a Terra são essenciais para a vida e abrigam riquezas e mistérios. Conheça alguns desafios relacionados aos recursos hídricos de nosso planeta e a importância de preservá-los.

ginásio

Que tempo doido!

Detetives da Ciência

O que causa o aquecimento global? Como podemos ajudar a frear esse processo? Esse episódio aborda o efeito estufa, suas consequências sobre a vida em nosso planeta, as mudanças climáticas e muito mais.

Ser ambientalmente correto

Planeta molhado

Detetives da Ciência

O que você faz para economizar água? Aprenda sobre o ciclo da água, o uso racional dos recursos hídricos e a importância da preservação.

As formas da natureza

Detetives da Ciência

Você sabia que as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver? Veja como a Matemática e a Ciência andam juntas na classificação dos seres vivos e na relação deles com o meio ambiente.

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade, de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

Como tornar o Rio uma cidade mais resistente aos desastres provocados pelo clima? Instalação de sirenes em áreas de risco e a criação de mais áreas verdes são algumas ações que ajudam a minimizar o impacto das grandes catástrofes nos centros urbanos. Veja mais sobre a relação das mudanças climáticas com os desastres naturais, e conheça a mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção.

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

Precisamos falar sobre nosso ecossistema: sobre o continente de lixo plástico no Oceano Pacífico, que levará mais de cem anos para se decompor, ou sobre o desaparecimento das praias do mundo, pois a areia está sendo maciçamente usada na produção de computadores, vidros e papel. Os problemas se acumulam, vejam só!

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Quanto mais cinza, mais vulnerável e exposta aos eventos climáticos fica uma cidade. Descubra a importância das áreas verdes urbanas, como encostas reflorestadas que evitam deslizamentos e florestas preservadas para ajudar a controlar o regime de chuvas. E veja como mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos.

práticas docentes

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, acompanhe uma conversa com o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Nas trilhas da preservação

#educa

Já pensou em como é possível utilizar a floresta urbana como espaço educador? A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

#educa

Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela ONU? O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre os ODSs, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!

conexão sme

meio ambiente

Planeta Água

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Conheça as causas das enchentes nas grandes cidades e veja como uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. Veja, também, como o sistema de escoamento de água que está em construção no bairro da Tijuca vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

Exóticos

Como Vivemos - Reino Animal

Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo. Explore o mundo dos animais exóticos!

Áreas verdes urbanas

Planeta molhado