FILTROS
Ordenado por:
SÉRIES
Precisamos Agir
Reflexões do economista e ambientalista Sérgio Besserman sobre meio ambiente e sustentabilidade a partir de matérias jornalísticas produzidas pela agência France-Presse.
Campanhas
Peças educativas que visam incentivar novos hábitos e comportamentos voltados para a vida na cidade, a preservação do meio ambiente, o prazer de ler e a promoção da saúde.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Vozes da Cidade
Um desdobramento da série Cidade Inteligente, reúne temas como urbanismo, mobilidade, tecnologia, habitação, saúde, meio ambiente, cultura e cidadania, entre outros.
MultiRio em Revista
Compilação da programação da MultiRio ao longo de seus 20 anos de existência. Em formato de revista eletrônica, destaca produções relacionadas aos temas meio ambiente, cidade, comportamento e música, entre outros.
Ouvi Falar
Uma coprodução entre MultiRio e UNIRIO, o podcast da série Ouvi Falar aborda temas relacionados à ciência, presentes nas diferentes áreas do conhecimento. A ideia é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento científico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos. .
Como Vivemos - Reino Animal
Curiosidades sobre o mundo animal que estimulam a conscientização da importância de se respeitar e preservar as espécies. A partir de vídeos produzidos pela agência France-Presse, a apresentadora da série contextualiza e amplia as informações sobre o tema exibido.
Aventuras Cariocas
Explora os ecossistemas da cidade, como as restingas, os mangues, as praias e as florestas, e aborda os aspectos geográficos do Rio, o que permite visualizar a transformação da paisagem pela ocupação humana.
CONTEÚDOS
MultiRio na II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

21/10/2022

Confira a lista de conteúdos da MultiRio para a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece entre 24 e 26 de outubro

texto
Oito atividades sobre meio ambiente para realizar em casa

03/06/2020

Professores da Rede compartilham projetos, experimentos e aulas que abordam diferentes tópicos relacionados ao meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2018

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

#educa

Meio ambiente e cultura

17/03/2017

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

Como Vivemos

Meio Ambiente - Natureza Viva

08/06/2017

Apresentação do musical infantil Natureza Viva aos alunos da E.M. México (2ª CRE), em Botafogo. No espetáculo, que visa criar nas crianças a responsabilidade pela preservação do planeta, o menino Urano José,morador de uma cidade grande, vai visitar a prima Géia Maria e se encanta pelo estilo de vida da menina. Os dois descobrem que, mesmo morando em ambientes diferentes, compartilham o respeito pela natureza.

Especial

texto
Semana do meio ambiente sensibiliza comunidade escolar

07/06/2019

E.M. Charles Dickens (9ª CRE) desenvolve diversas ações relacionadas à sustentabilidade.

video
O meio ambiente e a saúde das crianças

08/07/2012

A ocupação dos centros urbanos e suas consequências para o homem e para o planeta. Vantagens e desvantagens de se viver em metrópoles. Convidado: Daniel Becker, médico pediatra.

Conceito & Ação

texto
Meio ambiente e sustentabilidade estão nas videoaulas de Rioeduca na TV

03/06/2022

Aulas da semana tratam de temas como poluição das águas e desenvolvimento sustentável para estudantes dos diversos anos de escolaridade.

Videoaulas de Ciências destacam meio ambiente e corpo humano em Rioeduca na TV

22/11/2021

As aulas na TV para os estudantes do Ensino Fundamental trazem, entre outros, assuntos como corpo humano e sustentabilidade.

Cinco temas para trabalhar na Semana Nacional do Meio Ambiente

26/05/2017

Confira cinco sugestões com produtos da MultiRio relacionados, que podem inspirar e auxiliar o trabalho do professor.

texto
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente incentiva estudantes a criar projetos inovadores

13/12/2016

Em sua oitava edição, projeto da Fundação Oswaldo Cruz apresentou os trabalhos de destaque no biênio 2015-2016.

Dia Mundial do Meio Ambiente é destaque na TV e no Portal

31/05/2016

Para comemorar a data neste domingo (5), a MultiRio oferece programação especial para a televisão e conteúdo on-line.

texto
<em>Precisamos Agir</em> estreia com informações sobre meio ambiente

Precisamos Agir estreia com informações sobre meio ambiente

11/04/2016

Nesta sexta (15), a nova série fala sobre a cidade "carbono zero". A apresentação é do ambientalista Sérgio Besserman. Saiba mais!

Debates e arte no Museu do Meio Ambiente

31/03/2015

Os eventos buscam discutir aspectos relevantes do Rio em seus 450 anos.

Crianças pelo meio ambiente

12/03/2019

A professora Iolanda Nunes Rodrigues, do EDI Maria Berenice Parente (7ª CRE), e a chefe do serviço de educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Milena Goulart, falam sobre a importância de apresentar, desde cedo, conceitos da educação ambiental às crianças. Elas também apresentam  possibilidades de como trabalhar o tema com a primeira infância.

#educa

Meio ambiente e cultura estão em <em>Como Vivemos</em>

Meio ambiente e cultura estão em Como Vivemos

15/12/2016

O programa destaca, nesta sexta (16), a relação entre o homem e o espaço em que ele vive.