primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Planeta Água

MultiClube

As águas que cobrem a Terra são essenciais para a vida e abrigam riquezas e mistérios. Neste episódio, conheça alguns desafios relacionados aos recursos hídricos de nosso planeta e a importância de preservá-los.

ginásio

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

As formas da natureza

Detetives da Ciência

Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição ambiental e seus efeitos no planeta e nos seres vivos, a poluição atmosférica e muito mais. Veja uma experiência para verificar a qualidade da água e os efeitos de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

Planeta molhado

Detetives da Ciência

A necessidade do uso racional da água, seu ciclo e por que está se tornando cada vez mais rara.

Que tempo doido!

Detetives da Ciência

Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo.

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

práticas docentes

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Educação: Rio sustentável

#educa

O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.

conexão sme

Educação: Rio sustentável

meio ambiente

Ameaçados

Como Vivemos - Reino Animal

O ser humano, responsável por desequilíbrios ambientais que colocam em risco a existência de outros animais, também realiza ações para evitar a extinção de espécies. Conheça a situação de algumas delas, como o gorila do oriente e o condor dos Andes, e saiba o que vem sendo feito para preservá-las.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Como Vivemos - Reino Animal

A tecnologia pode ser uma importante aliada na proteção de espécies ameaçadas de extinção e no estudo de animais. Drones, GPS, aviões e aplicativos são algumas das inovações que permitem ampliar nosso conhecimento sobre o mundo animal.

As formas da natureza

Ser ambientalmente correto

Menos fumaça

Detetives da Ciência

Os biocombustíveis e os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Exóticos em extinção

Como Vivemos - Reino Animal

Algumas espécies exóticas estão ameaçadas de extinção devido ao comércio ilegal ou à destruição de seus habitats. Conheça iniciativas de preservação de alguns desses animais.