CIÊNCIA E TECNOLOGIA
fundamental i

Um robô pra chamar de seu

MultiClube

Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E cada vez mais parecidos conosco! Eles já executam tarefas comuns como cozinhar e são ótima companhia. Este episódio mostra exemplos no Japão, na China, na Espanha e na Alemanha.

fundamental ii

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

África Diversa

Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.

Novas profissões

Escolher Dá Trabalho!

Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões.

Um robô pra chamar de seu

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

práticas docentes

1ª Feira Tecnológica da 6ª CRE

Curta e Compartilhe

A 1ª FeiraTecnológica da 6ª CRE apresentou aos alunos as inovações tecnológicas que estão acontecendo na sociedade, como drones, impressora 3D e hologramas. Os estudantes puderam experimentar tudo por meio de oficinas e exposições. A MultiRio acompanhou as atividades realizadas na E.M. Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque.

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assista

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

#educa

O jornalista e radialista Ruy Jobim e o professor Damione Damito, fundador e apresentador do Papo de Educador, falam sobre a popularização dos podcasts e sobre a possibilidade de usá-los na escola.

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

conexão sme

1ª Feira Tecnológica da 6ª CRE

Curta e Compartilhe

ciência e tecnologia

Novas leituras, novos leitores

#educa

Uma conversa sobre inovação, literatura e livros digitais com tecnologia imersiva com Rona Hanning, fundadora e diretora do Ler Conecta e Priscila Vaz, da Nextale, uma startup carioca que desenvolve livros digitais com tecnologia imersiva.

Assista

Cientistas contra os assassinos robôs

Cyber Tudo

O apelo de milhares de pesquisadores e personalidades do mundo científico para a proibição de armas ofensivas autônomas, os chamados “robôs assassinos”.

Internet e saúde

Aquela Conversa

O impacto das redes sociais, opinião x informação, as potencialidades e riscos do uso da internet e a importância de pautar o tema na família e na escola estão na conversa entre Bel Levy, jornalista, Felipe Fortes, médico hebiatra do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) na Uerj, e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora de Psicologia na PUC-Rio.

África Diversa

Assista

Transtornos da vida digital: como vencê-los?

#educa

A psiquiatra Anna Lucia Spear King, doutora em Saúde Mental pela UFRJ, e a fisioterapeuta Mariana King Pádua, do Instituto Delete, da UFRJ, em uma conversa sobre os transtornos causados pela tecnologia e as redes sociais.

Futuro

Pensares

O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos, Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora na PUC-Rio, e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor na UFRJ, debatem o tema.

Como Vivemos - Reino Animal

A tecnologia pode ser uma importante aliada na proteção de espécies ameaçadas de extinção e no estudo de animais. Drones, GPS, aviões e aplicativos são algumas das inovações que permitem ampliar nosso conhecimento sobre o mundo animal.

Sociedade em formação

Em Tempo Real

Avalia a influência das novas tecnologias na educação, de que forma e o quanto elas podem ampliar o acesso ao conhecimento.