CURRICULARES
fundamental i

A natureza é coisa séria

Caixa Mágica

A natureza, sua importância e os transtornos que o homem lhe causa. Mostra como preparar aquarela com cascas de vegetais e restos de comida.

Fato ou opinião?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A diferença entre fato e opinião na análise de uma biografia, o uso de adjetivos e outras palavras que qualificam e informações subjetivas. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Barulhinho bom

Turma da Biblioteca

Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.

Assista

A narrativa e seus elementos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Troca-troca, troca tudo

Caixa Mágica

Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.

Bibliotecando

Turma da Biblioteca

Como pesquisar corretamente em uma biblioteca ou pela internet. A construção do conhecimento por meio da pesquisa.

fundamental ii

Aula 18 – Radicais: simplificando

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A simplificação de radicais revisando uma operação fundamental: a fatoração. Os diferentes caminhos para calcular o resultado de uma raiz, desde que se observe a relação entre índice e expoente.

Assista

Afinal, qual é o problema?

Procura Acha (7° Ano)

Solução de problemas matemáticos no nosso dia a dia com soluções aritméticas, algébricas e gráficas.

Aula 12 – Resolução de problemas com equações do 1º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

A equação do 1º grau e as etapas de resolução de problemas com equações do 1º grau em diversos exercícios para fixar os conceitos.

Aula 07 – A ideia de área

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.

Aula 15 – Perímetro de figuras planas

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como calcular o perímetro de figuras planas e de figuras geométricas não quadriculadas.

Isso me atrai

Como É Que É?

O que é magnetismo, como funciona a interação da matéria com campos magnéticos e como construir o seu próprio ímã.

Aula 07 – Área de figuras planas: retângulo, quadrado e paralelogramo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As unidades de medida m² e cm², o cálculo da área de figuras planas como retângulo, quadrado e paralelogramo.

Aula 13 – Razão e proporção

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de razão, o que é uma razão inversa, o que é uma escala e a relação entre razão e proporção.

curriculares

Feito sob medida

Procura Acha (6º Ano)

Medidas, comparações e as diferentes unidades e instrumentos de medida.

Lado a lado

Procura Acha (6º Ano)

Conceito de polígonos, nomenclatura e classificação. A relação entre lados, vértices e ângulos.

Surfando embaixo d`água

Procura Acha (7° Ano)

Números positivos e negativos no nosso dia a dia, como calcular a variação entre eles e como usar a reta numerada.

Vamos brincar?

Caixa Mágica

As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.

Pequenas e de grande ajuda - Células tronco

Detetives da Ciência

O uso de células-tronco no tratamento e na cura de doenças. A origem da vida e o espírito de cooperação.

Aula 48 – Máximos e mínimos: o ponto de vértice

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como encontrar o ponto de vértice de uma parábola, o valor máximo e o valor mínimo que uma função quadrática pode assumir, cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola) e conceito de simetria da parábola.

Cálculo de área

Matemática em Flashes

O cálculo da área de figuras planas como retângulos, triângulos e trapézios.

Conexão & Cia

Palavra Puxa Palavra

Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.