CURRICULARES
primário

O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Assista

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Este episódio apresenta atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Inferindo os sentidos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A descoberta do significado de palavras e expressões a partir do contexto; o uso de glossários e dicionários. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Passado, presente, futuro

Turma da Biblioteca

Os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Os diversos tempos verbais usados para indicar quando ocorreu a ação. Primeira, segunda e terceira pessoas do singular e do plural.

Sopa de letrinhas

Turma da Biblioteca

Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Ler para viver

Turma da Biblioteca

As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.

ginásio

Figuras semelhantes

Matemática em Flashes

Razão de semelhança, as aplicações e os conceitos de figuras semelhantes.

Quem não tem problemas?

Procura Acha (6º Ano)

Solução de problemas matemáticos e etapas para a solução.

Aula 17 – Ângulos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Aula 37 – Pontos no plano cartesiano

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano.

Localizando um ponto

Procura Acha (7° Ano)

A localização de pontos em uma reta, as coordenadas de um ponto e o gráfico cartesiano.

Assista

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de sintaxe e as relações de causa e consequência presentes entre as palavras e as frases de um texto.

Aula 10 – Círculo e circunferência

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A diferença entre círculo e circunferência e como calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo.

curriculares

Aula 36 – Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica e como fazer os cálculos com os valores das variáveis.

Assista

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.

Ponto e contraponto

Palavra Puxa Palavra

Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.

Aula 03 – Problemas com divisão

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como resolver problemas com divisão e as diferentes situações e abordagens para o uso da operação.

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.