CIDADE
primário

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

O início da expansão da cidade do Rio a partir do centro histórico; o porto da cidade com posição estratégica nas rotas comerciais do Atlântico Sul para escoar o ouro extraído na região de Minas Gerais; e a transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

Como o Rio de Janeiro está nos dias de hoje? A natureza da nossa cidade, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a nossa cultura!

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

Terra à vista: vamos falar sobre a chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

O que mudou no Rio de Janeiro com a transferência da capital para Brasília? Vamos falar sobre as reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. Relembre os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova, as obras do Aterro do Flamengo e muito mais!

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

O que mudou no Rio de Janeiro com a chegada da família real portuguesa em 1808? Descubra as mudanças que D. João VI realizou no Rio, o que foi o “Dia do Fico” e as articulações para a independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I. 

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro envolve a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e muitas batalhas, que culminaram na fundação da cidade.

Assista

ginásio

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Quanto mais cinza, mais vulnerável e exposta aos eventos climáticos fica uma cidade. Descubra a importância das áreas verdes urbanas, como encostas reflorestadas que evitam deslizamentos e florestas preservadas para ajudar a controlar o regime de chuvas. E veja como mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos.  

Assista

A Revolta da Vacina

O Mochileiro do Futuro

Você conhece a história da Revolta da Vacina? No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

Assista

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Conheça as causas das enchentes nas grandes cidades e veja como uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. Veja, também, como o sistema de escoamento de água que está em construção no bairro da Tijuca vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

Assista

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

Como tornar o Rio uma cidade mais resistente aos desastres provocados pelo clima? Instalação de sirenes em áreas de risco e a criação de mais áreas verdes são algumas ações que ajudam a minimizar o impacto das grandes catástrofes nos centros urbanos. Veja mais sobre a relação das mudanças climáticas com os desastres naturais, e conheça a mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção.

Assista

Prédios antigos também contam histórias

MultiClube

Já parou pra pensar na quantidade de histórias por trás dos prédios antigos da sua cidade? Essas construções são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. Conheça edificações importantes na França, Itália, Palestina e no Nepal.

Assista

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

O que fazer para evitar deslizamentos durante chuvas torrenciais? A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. Conheça a atuação da comunidade do Borel contra as consequências das chuvas na região. Veja, ainda, como funciona o sistema Alerta Rio, que, com radar meteorológico e sirenes instaladas nas comunidades, alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Assista

Pode ser a gota d`água

Como É Que É?

Como evitar a crise da água? Conheça a história da criação da Floresta da Tijuca e a relação dela com os recursos hídricos no Rio de Janeiro, e veja ações para evitar o desperdício e estimular a preservação da água.

Assista

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade, de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.     

Assista

práticas docentes

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Veja o projeto que a professora Maria Aparecida Gomes Bago desenvolveu em conjunto com toda a E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro. A educadora criou atividades que misturam Arte, Matemática, Música e Língua Portuguesa.

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

Criatividade contra a evasão escolar. Da ideia de trazer para as aulas de História um conhecimento local sobre o bairro em que os alunos viviam, o professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), criou, junto com eles, o projeto de turismo comunitário Rolé na Penha. A iniciativa deu tão certo que acabou gerando um subproduto, o Dicionário da Rapaziada, com 116 gírias, que valoriza a linguagem e a identidade locais.

Assista

Nas trilhas da preservação

#educa

Já pensou em como é possível utilizar a floresta urbana como espaço educador? A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Veja como foi a 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Confira entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

cidade

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade, de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.     

Assista

Programa Saúde na Escola

#educa

A coordenadora do Programa Saúde na Escola na cidade do Rio de Janeiro, Dilma Cupti, explica a iniciativa e fala como a escola também é um lugar para se aprender sobre saúde. Os cuidados que os responsáveis devem ter quando a criança começa a frequentar a creche, a atenção à saúde bucal e a importância de um exame de vista na época da alfabetização são algumas das dicas oferecidas ao longo da entrevista.  

Assista

Hildon

Transformando Meu Quadrado

O que você faria para ver as praias do Rio limpas? Veja a ação de Hildon Carrapito que, em 2003, começou a agir para realizar o sonho de ver as praias do Rio e de todo o mundo limpas. Hoje, ele coordena o projeto Limpeza na Praia que busca promover a educação ambiental e mutirões de coleta de lixo.

Assista

Férias criativas

#educa

A jornalista Antonia Leite Barbosa dá dicas para montar roteiros criativos durante as férias e fugir dos shoppings e das telas de celulares, tablets e computadores. Entre as opções estão de museus a centros culturais, passando por passeios em praias e parques da cidade. Haja criatividade para passar as férias com a criançada em casa!  

Assista

Pode ser a gota d`água

Como É Que É?

Como evitar a crise da água? Conheça a história da criação da Floresta da Tijuca e a relação dela com os recursos hídricos no Rio de Janeiro, e veja ações para evitar o desperdício e estimular a preservação da água.

Assista

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

Quanto tempo você passa no engarrafamento para ir e voltar do trabalho todos os dias? Vamos falar sobre a mobilidade urbana e a sustentabilidade em uma cidade resiliente. Veja a relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa, e alternativas para o sistema de transporte que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo. 

Assista

RAP da Saúde

Coletivamente

Pois é, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, quem diria, também faz RAP. A Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde promove, há 13 anos, a prevenção e a manutenção do bem-estar dos adolescentes cariocas  no que se refere às drogas, às DST/Aids, à gravidez precoce, à violência de gênero, ao álcool e ao bullying.

Assista

A África é aqui também

Cidade Mundo

Conheça o imigrante senegalês Mamour Sop Ndiaye. Professor de engenharia, ele fala sobre suas origens e sua vida no país natal, a chegada ao Rio de Janeiro e as pontes culturais que mantém entre suas  atividades no Brasil e no Senegal.

Assista