CIDADE
fundamental i

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

fundamental ii

Jacarepaguá-Prainha, via Barra

Aventuras Cariocas

Vários caminhos, novos lugares e personagens que podem contar um pouco da história desses bairros.

Assista

Madureira, via Central

Aventuras Cariocas

Da Central do Brasil à quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, muitas aventuras e novidades.  

Assista

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.     

Assista

Cosme Velho-Rocinha, via Copacabana

Aventuras Cariocas

No caminho, informações sobre fatos e personagens que ilustram a história do desenvolvimento urbano do Rio.  

Assista

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Assista

A Revolta da Vacina

O Mochileiro do Futuro

No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

Assista

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

Assista

Urca-Centro, via Aterro

Aventuras Cariocas

No passeio que vai da Pista Cláudio Coutinho até o Cais do Porto, muitas descobertas sobre a história do desenvolvimento urbano da cidade.  

Assista

práticas docentes

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. 

Assista

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

cidade

Cidades resilientes

Conceito & Ação

A campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), orienta governos a criarem estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais. Sérgio Besserman, mestre em economia pela PUC-Rio com ênfase em Economia do Meio Ambiente, fala sobre o tema.

Assista

Prédios antigos também contam histórias

MultiClube

Construções antigas podem representar muito mais do que se pensa. Elas são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. E marcam a identidade de um povo. O Multiclube visita construções importantes na França, na Itália, na Palestina e no Nepal para revelar história que elas contam.

Assista

Futuro

Pensares

O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos, Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora na PUC-Rio, e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor na UFRJ, debatem o tema.

Assista

Praia Vermelha em 1966

Rio Raro

Vista aérea do bairro da Urca, da Praia de Copacabana e da Praia Vermelha, registrada em 1966.

Assista

São Sebastião

Heróis e Heroínas do Rio

Sebastião era militar e viveu na Itália, nos primeiros tempos da era cristã. Conta a lenda que, em 1577, durante a Batalha das Canoas, na Baía de Guanabara, São Sebastião apareceu para o fundador da cidade, Estácio de Sá, e o ajudou a vencer a batalha.

Assista

Sociedade do espetáculo e do marketing

Vozes da Cidade

A transformação de fatos cotidianos e espetáculos. A irradiação de informações pelos veículos de comunicação. A internet e os diversos enfoques sobre um mesmo fato. A democratização da informação, a privatização, a função da educação e a interferência desses fatores na organização da sociedade.  

Assista

Rio de todos os tempos

Cidade de Leitores

O Rio de Janeiro em diferentes épocas e o que muda na relação do carioca com a cidade. Uma conversa com o escritor e tradutor Alexandre Kostolias, autor de Rio em seis tempos, e com o antropólogo e fotógrafo Milton Guran, curador da exposição O mar de Malta, que revela como o mar transformou a vida do habitante do Rio no início do século XX.

Assista

Bondinho nos anos 1920

Rio Raro

Detalhes do Bondinho do Pão de Açúcar, por dentro e por fora, na década de 1920. A vista da Urca e da Praia Vermelha na época.

Assista