CIDADANIA
educação infantil

Fabiana

Gente da Escola

Conheça a professora de Educação Infantil Fabiana Rego, do EDI Maria Braz (3ª CRE), no Lins. Nascida na Bahia, ao chegar ao Rio ela percebeu que o negro e a cultura africana não eram devidamente representados dentro das escolas. Passou a confeccionar bonecos em tecido para representar os diferentes tons de pele dos brasileiros e a incluir instrumentos musicais de origem africana em suas aulas. Com esses elementos, e com o auxílio de histórias, Fabiana busca mostrar para seus alunos a influência africana na formação da nossa cultura, fortalecendo a autoestima de seus alunos negros.

Assista

Mundo Novo

Coletivamente

O Instituto Educacional e Cultural Mundo Novo, em Mesquita, na Baixada Fluminense, começou como um projeto familiar. Hoje, após mais de dez anos em atividade, trabalha em parceria com instituições como o Senac e o Sesi, oferecendo alfabetização para crianças e cursos e oficinas profissionalizantes para jovens e adultos.

Assista

alfabetização

Palestra "As experiências das crianças com a história da cidade e o trabalho de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre as práticas escolares propostas para a alfabetização que ampliem o conhecimento e a apropriação dos espaços vividos pelas crianças, explorando a localização, a organização e suas possíveis representações. A apropriação desses espaços socialmente ocupados se completa com o domínio das instâncias históricas (passado/presente). Palestrante: Maria de Lourdes Araújo Trindade (Unesa). Professoras convidadas: Ana Maria Balla (E.M. Professor Visitação) e Denise Barreto (Ciep Pontes de Miranda). Palestra proferida na manhã de 20 de setembro.

Assista

Casas de Alfabetização

Educação em Rede

Conheça o projeto Casas de Alfabetização, veja como foi a reestruturação da E.M. São Domingos (3ª CRE) para receber o projeto e descubra as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.

Assista

ginásio

Planeta Brasil

Curiosos por Natureza

Os três poderes que constituem o governo brasileiro. O que é democracia representativa, as características do nosso país, as riquezas naturais e a geografia do Brasil em contraste com as desigualdades sociais.

Assista

Formação cidadã

Coletivamente

Alunos e ex-alunos do colégio Cruzeiro realizam trabalho voluntário no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, além de darem aulas de reforço escolar para alunos de escolas públicas.

Assista

eja

Dona Nonete

Campanha Peja

Nonete dos Santos entrou em uma sala de aula de aula pela primeira vez com mais de 70 anos. Ela fez questão de começar a estudar porque se achava inferior por não saber ler nem escrever.

Assista

PEJA

Educação em Rede

O desafio de reduzir o analfabetismo entre a população adulta e a metodologia do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Conheça ações voltadas para o aumento do nível de escolaridade, a educação permanente e a inclusão no mundo do trabalho.

Assista

Lourival

Gente da Escola

O padeiro Lourival Soares, aluno do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos – Creja (1ª CRE), no Centro, teve que parar de estudar quando cursava a antiga 5ª série, atual 6º ano. Mais de 20 anos depois, ele voltou à escola para poder crescer profissionalmente. Está terminando o Ensino Fundamental e pretende concluir o Ensino Médio. Além de estudar, trabalhar e cuidar da família, Lourival ainda pratica muay thai.

Assista

Jorge

Campanha Peja

Jorge Ferreira estuda na mesma escola que seu filho Daniel, de 13 anos. O pai quis concluir os estudos para ajudar e servir de exemplo ao filho.

Assista

Joelma

Campanha Peja

Joelma de Souza parou de estudar aos 13 anos. Mãe de seis filhos, ela superou o vício em drogas e voltou à escola.

Assista

Spectaculu

Coletivamente

Na escola Fábrica de Espetáculos, jovens entre 17 e 21 anos, de diferentes municípios do Rio de Janeiro, participam de aulas e oficinas de cenografia, iluminação, confecção de adereços e outras atividades ligadas à produção de shows, peças de teatro, etc. O curso completo, com duração de dois anos, é gratuito.

Assista

gestão escolar

Excelência na Educação

Conceito & Ação

Como alcançar uma educação de qualidade? Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, esse é o grande desafio do nosso país. Acompanhe uma conversa com Ilona Becskeházy, consultora em Educação, sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem para a formulação de políticas públicas, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 

Assista

Foco na infância

#educa

A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos, localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.

Assista

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Assista

Marise

Gente da Escola

Marise Raposo é membro do Conselho Escola Comunidade da E.M. República do Peru (3ª CRE), no Méier, representante do segmento de pais e responsáveis. Seu engajamento com o universo escolar começou quando suas filhas eram alunas da unidade e permanece até hoje, mesmo depois que elas se formaram.

Assista

Ana Rosa

Gente da Escola

Acompanhe a trajetória e a rotina de Ana Rosa Dourado, diretora da E.M. O'Higgins (8ª CRE), em Bangu. Ex-aluna da escola, ela estudou contabilidade, entrou para a rede municipal de ensino como merendeira, tornou-se professora e teve a oportunidade de trabalhar na unidade em que estudou e cresceu.

Assista

Vera

Gente da Escola

A diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva sua paixão pela leitura e pela escrita para o trabalho. Além de auxiliar na direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Assista

Avaliação

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora da Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Assista

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

práticas docentes

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

Assista

Teatro científico

Coletivamente

Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.

Assista

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

Quando a universidade vai à escola

#educa

A professora da UFRJ Debora Foguel, idealizadora do projeto UFRJ Doa Uma Aula, e Fabio Bastos, professor de Educação Física do GEO Nelson Prudêncio - Ilha do Governador e idealizador do projeto Partilha Pedagógica (11ª CRE), falam sobre a importância de aproximar a universidade da educação básica.

Assista

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Assista

Todo o mundo na Rede

#educa

As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio recebem cada vez mais alunos de diversas partes do mundo, como Haiti, Angola, Síria, entre outros. A professora e pesquisadora da UFRRJ Miriam Santos fala sobre como a comunidade escolar pode aproveitar esse intercâmbio cultural.

Assista

Elias

Gente da Escola

Descubra a rotina de Elias Monteiro, que trabalha na E.M. Estados Unidos (1ª CRE), no Rio Comprido, como merendeiro, uma profissão exercida majoritariamente por mulheres. Morador da Baixada Fluminense, ele teve sua primeira experiência na preparação de alimentos no exército. Sorridente e de bem com a vida, Elias fala sobre seu trabalho e sua relação com os alunos.

Assista

Flautistas da Marambaia

Coletivamente

O projeto Flautistas da Pro Arte, da escola de música Pro Arte, em Laranjeiras, se expandiu até a E.M. Vieira Fazenda/10ª CRE. Há mais de dez anos, os alunos, batizados de Flautistas da Marambaia, mergulham na cultura brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.

Assista

conexão sme

Palestra "As experiências das crianças com a história da cidade e o trabalho de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre as práticas escolares propostas para a alfabetização que ampliem o conhecimento e a apropriação dos espaços vividos pelas crianças, explorando a localização, a organização e suas possíveis representações. A apropriação desses espaços socialmente ocupados se completa com o domínio das instâncias históricas (passado/presente). Palestrante: Maria de Lourdes Araújo Trindade (Unesa). Professoras convidadas: Ana Maria Balla (E.M. Professor Visitação) e Denise Barreto (Ciep Pontes de Miranda). Palestra proferida na manhã de 20 de setembro.

Assista

Dona Nonete

Campanha Peja

Nonete dos Santos entrou em uma sala de aula de aula pela primeira vez com mais de 70 anos. Ela fez questão de começar a estudar porque se achava inferior por não saber ler nem escrever.

Assista

Jorge

Campanha Peja

Jorge Ferreira estuda na mesma escola que seu filho Daniel, de 13 anos. O pai quis concluir os estudos para ajudar e servir de exemplo ao filho.

Assista

E.M. Carlos Lacerda

Escolas Cariocas

Alunos e professores do Ginásio Carioca Carlos Lacerda (7ª CRE), na Taquara, refletem sobre as características da proposta implementada pela escola: horário integral, professores com carga horária de 40 horas, projeto de vida, protagonismo juvenil, entre outras.

Assista

Joelma

Campanha Peja

Joelma de Souza parou de estudar aos 13 anos. Mãe de seis filhos, ela superou o vício em drogas e voltou à escola.

Assista

cidadania

Planeta Brasil

Curiosos por Natureza

Os três poderes que constituem o governo brasileiro. O que é democracia representativa, as características do nosso país, as riquezas naturais e a geografia do Brasil em contraste com as desigualdades sociais.

Assista

RAP da Saúde

Coletivamente

A Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, completa dez anos promovendo a prevenção e a manutenção do bem-estar dos adolescentes cariocas. Atua em escolas, clínicas e postos de saúde, onde, por meio de vídeos e dramatizações, os jovens participantes do programa abordam os temas drogas e álcool, DST/Aids, gravidez precoce, violência de gênero e bullying.

Assista

Combate ao trabalho infantil

Conceito & Ação

Em 2016, a Organização Internacional do Trabalho apurou que 152 milhões de crianças entre 5 e 17 anos eram vítimas de trabalho infantil no mundo. Claudia Figueiredo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da SMDS do Rio de Janeiro; e Carmen Maria Raymunda, assistente social do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nessa), da Uerj discutem os instrumentos utilizados no Brasil para combater essa realidade.

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

Assista

Joelma

Campanha Peja

Joelma de Souza parou de estudar aos 13 anos. Mãe de seis filhos, ela superou o vício em drogas e voltou à escola.

Assista

Doe uma Aula

#educa

O projeto UFRJ Doa uma Aula busca levar às escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio aulas teóricas e práticas, palestras e debates acerca de temas que sejam de interesse da comunidade escolar. O objetivo é estreitar o diálogo entre a universidade e as escolas, apresentar o Ensino Superior aos alunos e promover a melhoria da educação. A professora de Bioquímica da UFRJ Débora Fogel, cordenadora do projeto, explica com detalhes a iniciativa.  

Assista

Quando o museu é a escola

#educa

Como relacionar o conhecimento acumulado dos museus com as escolas. A diretora de Programação do Museu do Amanhã, Adriana Karla Rodrigues conta como a instituição permite o diálogo com as escolas e a comunidade do entorno.

Assista

Excelência na Educação

Conceito & Ação

Como alcançar uma educação de qualidade? Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, esse é o grande desafio do nosso país. Acompanhe uma conversa com Ilona Becskeházy, consultora em Educação, sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem para a formulação de políticas públicas, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 

Assista