EDUCAÇÃO FÍSICA
ginásio

África Diversa

Descubra o que é a petanca, esporte nacional de Madagascar. Veja como, na África do Sul, futebol e balé se unem para beneficiar jovens atletas; e como, na Argélia, o futebol é um aliado na luta de mulheres contra a repressão. E ainda falando sobre esportes, se a capoeira é brasileira, veja por que ela certamente tem um pé em Angola!

Uma dupla dinâmica

Como É Que É?

Você sabia que é possível estudar Física em um parque de diversões? Em um dia no parque, conheça as leis da dinâmica de Isaac Newton, conceitos de mecânica, a força centrífuga, o princípio da inércia e muito mais.

gestão escolar

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

práticas docentes

Dançar para construir laços

Ensinar e Aprender

Como a dança pode funcionar como parceira do aprendizado? A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME.

Educação física inclusiva

#educa

O professor de Educação Física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Escolas Cariocas

Já pensou em estudar em uma escola repleta de atividades esportivas? Conheça o Ginásio Olímpico Doutor Sócrates (10ª CRE), em Pedra de Guaratiba. A unidade oferece uma educação vocacionada para os esportes com treinos de diversas modalidades.

Heróis do Tabuleiro

#educa

Já pensou em utilizar o xadrez em sala de aula? A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.

conexão sme

Heróis do Tabuleiro 2018

Curta e Compartilhe

Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.

educação física

África Diversa