EDUCAÇÃO FÍSICA
educação infantil

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

primário

Curta e Compartilhe

As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).

ginásio

Esgrima e esgrima paralímpica

Tem Jogo!

A esgrima faz parte dos jogos desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Praticada com armas brancas e movimentos graciosos e precisos, se insere na modalidade de esporte de combate.

Assista

Judô paralímpico e luta greco-romana

Tem Jogo!

Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.

Assista

Rúgbi e rúgbi em cadeira de rodas

Tem Jogo!

Duas modalidades de rúgbi estarão nos Jogos de 2016. O rúgbi nasceu na Inglaterra e, da mesma forma que o futebol, é um jogo de invasão do campo adversário com o objetivo de marcar gols.

Vela olímpica e paracanoagem

Tem Jogo!

Vela olímpica e paracanoagem são dois esportes que se inscrevem na categoria "interação com a natureza". Por isso mesmo, os dois são bastante adequados a uma cidade com a paisagem exuberante do Rio de Janeiro.

Assista

Badminton e tênis de mesa paralímpico

Tem Jogo!

No badminton e no tênis de mesa paralímpico, os competidores individuais ou em times se posicionam em lados opostos e utilizam técnicas específicas para rebater bolas e petecas.

Assista

Hóquei sobre grama e goalball

Tem Jogo!

O Brasil participará pela primeira vez em uma Olimpíada na modalidade hóquei sobre grama. O goalball, disputado em uma quadra com as mesmas dimensões do vôlei, foi criado especialmente para deficientes visuais.

Assista

Vôlei de praia e vôlei sentado

Tem Jogo!

O vôlei convencional se desdobrou em duas outras modalidades, olímpica e paralímpica, sendo o Brasil um assíduo frequentador dos pódios nos circuitos de vôlei de praia.

gestão escolar

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

práticas docentes

Heróis do Tabuleiro

#educa

A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia

Escolas Cariocas

Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Dançar para construir laços

Ensinar e Aprender

A dança como parceira do aprendizado. A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME.

conexão sme

7ª CRE – Ciep Almir Bonfim de Andrade

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Alunos do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), em Vila Valqueire, apresentam a música Amor e liberdade, de Marcella Moura, sob orientação da professora Nathália Martins.

Heróis do Tabuleiro 2018

Curta e Compartilhe

Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.

educação física

Educação física inclusiva

7ª CRE – Ciep Almir Bonfim de Andrade

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Dançar para construir laços

Assista

Atletismo: lançamento de disco paralímpico e salto triplo

Tem Jogo!

O atletismo é considerado o esporte olímpico por excelência. Conheça duas de suas modalidades: o lançamento de disco paralímpico e o salto triplo.

Golfe e bocha paralímpica

Tem Jogo!

O clássico golfe também é um esporte olímpico, e a bocha adaptada vem conquistando medalhas para o Brasil em competições paralímpicas e pan-americanas.

Heróis do Tabuleiro