HISTÓRIA
fundamental i

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

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No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

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Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

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O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

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Arqueologia ou bancando o Indiana Jones

MultiClube

A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.

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O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

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O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

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Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

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fundamental ii

Aula 08 – Revolução Francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A França durante a revolução. A Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem foram os Girondinos, Jacobinos e Montanha. O segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.

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Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

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Aula 01 – Crise de Roma

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O Império Romano e as principais causas da crise de Roma, que levou à fragmentação e ao posterior surgimento de vários países na Europa e de um novo sistema de governo: o feudalismo.

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Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

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Aula 03 – Ouro! A sociedade mineradora na América portuguesa do século XVIII

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.

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A Guerra dos Marimbondos

O Mochileiro do Futuro

Revolta popular iniciada na antiga província nordestina de Pernambuco, em 1851, quando o governo determinou a realização do regulamento do registro de nascimentos e óbitos, uma etapa para se proceder ao Censo Geral do Império. A população entendeu que a medida era um pretexto para, a partir do controle sobre essa documentação, escravizar homens livres e pobres e reescravizar os escravos libertos.

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Aula 04 – Mudanças no feudalismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Aprenda quais foram os principais fatores que provocaram mudanças importantes na Europa feudal entre os séculos XI e XIII, como o crescimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia.

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A Revolta do Vintém

O Mochileiro do Futuro

O aumento de um vintém na passagem dos bondes provocou uma forte reação popular no Rio do Janeiro, em 1879. O movimento reuniu diferentes camadas sociais que usavam o meio de transporte. Após muitos protestos e violentos conflitos entre a população e as forças armadas, o governo cancelou o imposto que ocasionou o acréscimo da tarifa.

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Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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práticas docentes

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

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Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

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Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

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A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

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Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

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Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

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Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

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Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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história

Aniversário do Rio

#educa

Para celebrar os 453 anos do Rio de Janeiro, este episódio traz o professor de Geografia João Baptista Ferreira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele coordena o projeto Roteiros Geográficos do Rio, que organiza visitas guiadas pela cidade.  

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Monumentos e cultura

Como Vivemos

Presentes em todos os continentes há milênios, os monumentos são testemunhas materiais de personalidades importantes ou situações de grande relevância para uma determinada cultura. O programa visita França, Estados Unidos, Egito e Alemanha e revela a magnitude dessas obras e como elas se relacionam com a cultura local e mundial.

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Indústria

Um Rio de Histórias

O posto de sede administrativa ocupado pelo Rio de Janeiro em todas as fases do país fez com que a cidade fosse uma das primeiras no Brasil a contar com instalações industriais. Desde os estaleiros criados ainda no século XVIII, até a construção de refinarias de petróleo, o setor industrial do Rio foi de grande importância para o desenvolvimento nacional.

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Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

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Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

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Aula 18 – Período pré-colonial

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

A chegada dos portugueses ao Brasil, o período pré-colonial e o desinteresse de Portugal pelas novas terras, as expedições guarda-costas e exploradoras e a descoberta e exploração do pau-brasil.

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Zé Kéti

Pequenos Notáveis

O grande compositor carioca Zé Kéti é autor da marcha-rancho Máscara Negra e um dos precursores da música de protesto dos anos 1960, com sambas sociais como Acender as Velas, O Favelado e Opinião. Foi uma espécie de relações-públicas na convivência entre o samba tradicional e a turma da bossa nova.

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Fusão da Guanabara

Um Rio de Histórias

Em 1975, houve a fusão entre os estados da Guanabara, único caso na história do Brasil de uma cidade-estado, e do Rio de Janeiro. Para alguns, essa medida era mais um indício da perda de prestígio do Rio no cenário nacional, iniciada com a transferência da capital federal para Brasília. Para outros, a fusão seria o ponto de partida para uma nova fase de desenvolvimento econômico e social.

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