
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Eu conheço várias casas
UniDuniTV
O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.
Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.


O mundo animal
MultiClube
Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!


O mundo animal
MultiClube
Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!
O mar não tá pra peixe
Como É Que É?
A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.
Nanomundo
Detetives da Ciência
A ciência do ultracompacto, das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.
Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre
Entrando em Órbita
O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.
Chocante!
Como É Que É?
Como os para-raios protegem os edifícios de descargas elétricas; os fenômenos atmosféricos, como raios, e o que é energia estática.
Pode vir quente que eu estou fervendo
Como É Que É?
Conceitos de temperatura e pressão, transformação da matéria, capacidade térmica da água e como os átomos e moléculas se agitam com o aumento da temperatura.
Tomatinhos explosivos
Como É Que É?
O conceito de capilaridade, tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.
Voyager 1 é o primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar
Entrando em Órbita
A sonda Voyager 1, lançada em 1977, saiu oficialmente do Sistema Solar e explora uma região obscura e fria da galáxia.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Aplicativos educativos
#educa
O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.


Tutoria e monitoria
#educa
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Firmeza e carinho
Ensinar e Aprender
Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!
Planetário na sala de aula
#educa
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
2019 sustentável
#educa
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Ciência no YouTube
#educa
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.


Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.
Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).
Isso me atrai
Como É Que É?
O que é magnetismo, como funciona a interação da matéria com campos magnéticos e como construir o seu próprio ímã.
Tudo misturado e em harmonia
Detetives da Ciência
Explora os reinos animal e vegetal para desenvolver uma consciência de preservação.
Planetário na sala de aula
#educa
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.
O pão mofou
Como É Que É?
Os fungos nos alimentos, aqueles que nós podemos consumir e os que nos fazem mal. As microtoxinas do mofo e as ações dos conservantes.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Uma dupla dinâmica
Como É Que É?
As leis da dinâmica de Isaac Newton, conceitos de mecânica, a força centrífuga, o princípio da inércia e outros conceitos da Física.
Tutoria e monitoria
#educa
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
