CIÊNCIAS
educação infantil

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

Assista

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

Assista

O tempo vai passando

UniDuniTV

Noções sobre ontem, hoje e amanhã...

Assista

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

Assista

Vamos salvar o planeta!

UniDuniTV

Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.

Assista

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

primário

O mundo animal

MultiClube

Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!

Assista

ginásio

Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre

Entrando em Órbita

O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.

Assista

Estrelas cadentes

Entrando em Órbita

A chuva de meteoros Perseida se aproximando de seu pico; videográfico com a ciência por trás das estrelas cadentes.

Assista

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Assista

Uma dupla dinâmica

Como É Que É?

As leis da dinâmica de Isaac Newton, conceitos de mecânica, a força centrífuga, o princípio da inércia e outros conceitos da Física.

Assista

Herança genética

Detetives da Ciência

O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.

Assista

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

Assista

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Assista

É coçando que se aprende

Como É Que É?

A diferença entre bactérias e fungos, as infecções causadas por ambos e o que os micro-organismos têm de bom e de ruim.

Assista

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

Assista

práticas docentes

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

Assista

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Assista

Ciência no YouTube

#educa

Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  

Assista

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assista

Interdisciplinaridade

Ensinar e Aprender

Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa. 

Assista

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora! 

Assista

Teatro científico

Coletivamente

Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.

Assista

conexão sme

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

Florescendo práticas, contando trajetórias

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).  

Assista

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

ciências

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Assista

Florescendo práticas, contando trajetórias

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).  

Assista

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora! 

Assista

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

Assista

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre

Entrando em Órbita

O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.

Assista

Tutoria e monitoria

#educa

A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.

Assista