
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Vamos salvar o planeta!
UniDuniTV
Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.
Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Verdade ou mentira?
UniDuniTV
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).


O mundo animal
MultiClube
Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!


Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre
Entrando em Órbita
O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.
Voyager 1 é o primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar
Entrando em Órbita
A sonda Voyager 1, lançada em 1977, saiu oficialmente do Sistema Solar e explora uma região obscura e fria da galáxia.
Meio ambiente e cultura
Como Vivemos
A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.
Osmose é grego para mim
Como É Que É?
O movimento da água por membranas semipermeáveis que permitem a passagem de suas moléculas, em um fenômeno conhecido como osmose.
Alô, alô! Tem alguém aí?
Detetives da Ciência
Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?
Herança genética
Detetives da Ciência
O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.
As formas da natureza
Detetives da Ciência
Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.
Eclipse solar total
Entrando em Órbita
Visão de um eclipse solar total no arquipélago indonésio. Videográfico sobre o fenômeno.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Aplicativos educativos
#educa
O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.


Ciência no YouTube
#educa
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.
2019 sustentável
#educa
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Interdisciplinaridade
Ensinar e Aprender
Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa.
Céu de estrelas
#educa
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Planetário na sala de aula
#educa
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.
Firmeza e carinho
Ensinar e Aprender
Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!


Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.


A Estação Espacial Internacional
Entrando em Órbita
Lançamento da cápsula Cygnus para sua quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Tomatinhos explosivos
Como É Que É?
O conceito de capilaridade, tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.
É coçando que se aprende
Como É Que É?
A diferença entre bactérias e fungos, as infecções causadas por ambos e o que os micro-organismos têm de bom e de ruim.
Planeta molhado
Detetives da Ciência
A necessidade do uso racional da água, seu ciclo e por que está se tornando cada vez mais rara.
Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.
Céu de estrelas
#educa
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Chocante!
Como É Que É?
Como os para-raios protegem os edifícios de descargas elétricas; os fenômenos atmosféricos, como raios, e o que é energia estática.
Eclipse lunar
Entrando em Órbita
Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua entra em eclipse total. O fenômeno magnífico só voltará a acontecer em 2033.
