
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.
Números racionais na reta numérica
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Multiplicação e divisão com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
O que rola e o que não rola
Adoro Problemas!
O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.
Cálculo do perímetro na malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
A planta do jardim
Adoro Problemas!
Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.
A multiplicação dos sanduíches
Adoro Problemas!
Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.


Segmentos notáveis
Fato Matemático
Medianas de triângulos, diagonais de polígonos, cálculo de número de diagonais.
O outro lado da moeda
Procura Acha (7° Ano)
Aplicação de porcentagem e regra de três em problemas com gráficos.
Aula 17 – Ângulos
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.
Aula 20 – Análise de gráficos e tabelas
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Construção e análise de gráficos e tabelas. O que são os gráficos e quais as suas utilidades.
Aula 24 – Potenciação com radicais e racionalização de denominadores
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular as raízes elevadas a alguma potência (com fator externo ou não), aplicando a regra do produto notável ou a propriedade distributiva da multiplicação. Na mesma aula, a racionalização de frações com raízes no denominador.
Produtos notáveis
Fato Matemático
Aplicação dos produtos notáveis na Aritmética, na Geometria e no cálculo mental.
Aula 01 – Números positivos e números negativos
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Aplicações de números inteiros negativos em saldos bancários, altitude, profundidade, temperatura e outros.
Aula 07 – A ideia de área
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Aula 19 – Ângulos, giros e piruetas
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
A definição de ângulos e como reconhecê-los. Os ângulos retos e não retos e o conceito de giro.
Aula 07 – Números racionais: adição e subtração
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de números racionais e como resolver exercícios de adição e subtração.
Aula 04 – Operações com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
A definição de números naturais, as quatro operações básicas e a potenciação. As relações entre as quatro operações a partir de expressões numéricas.
Quadriláteros
Fato Matemático
Definição, classificação e nomenclatura, soma dos ângulos internos.
Aula 15 – Perímetro de figuras planas
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Como calcular o perímetro de figuras planas e de figuras geométricas não quadriculadas.
Resolução mental da equação do 2º grau
Matemática em Flashes
Como resolver mentalmente equações do 2º grau e o cálculo da soma e do produto das raízes.
Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.
Cálculo do perímetro na malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
