
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


O que é fração?
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Decimais na reciclagem
Adoro Problemas!
Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.
A horta fracionada
Adoro Problemas!
Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.
Números racionais na forma decimal
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.
Mundo em gráficos
Adoro Problemas!
Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.
Entrando nos eixos
Adoro Problemas!
O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.
Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.


Aula 12 – Operando com variáveis
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como efetuar operações com variáveis, redução de semelhantes e operações com coeficientes.
Aula 06 – Números racionais
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
As aplicações dos números racionais, a definição, as propriedades e o reconhecimento das diferentes representações dos números racionais na reta numérica.
Aula 16 – Produto da soma pela diferença
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.
Localização de pontos e solução gráfica
Fato Matemático
Representações de um ponto no plano cartesiano e solução gráfica de uma equação.
Aula 14 – Proporção
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de proporção, razão e as aplicações das proporções.
Aula 19 – Diferença de dois quadrados
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Fatoração da diferença de dois quadrados, pela relação entre esta e o produto notável, como operações inversas. Como reconhecer se um termo é um quadrado perfeito.
Aula 07 – Propriedades de potências
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
A definição de potência de números naturais, as propriedades das potências e a aplicação da potenciação.
Resolução mental da equação do 2º grau
Matemática em Flashes
Como resolver mentalmente equações do 2º grau e o cálculo da soma e do produto das raízes.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Aula 45 – A função do 2º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
O que é uma função do 2º grau, o conceito de função quadrática ou função polinomial do 2º grau, função formada a partir de um polinômio do 2º grau do tipo ax² + bx + c. Os coeficientes a, b e c de uma função quadrática e a análise do coeficiente a.
Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.
Aula 17 – Radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Os termos da radiciação: índice, radical, radicando e raiz. A relação entre índice e expoente, o cálculo das raízes de números inteiros e fracionários, positivos e negativos.
Aula 42 – Resolução de problemas envolvendo função afim
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Identificação, num problema, da função afim (y = ax + b), interpretação de uma função afim dentro de um problema e análise dos elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas.
Aula 19 – Propriedades dos radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
As propriedades dos radicais e como elas são fundamentais para fazer equivalências entre as raízes e facilitar a resolução dos cálculos.
Aula 06 – Decomposição em fatores primos
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Quais são os números primos, a decomposição e fatoração com números primos.
Aula 17 – Unidades de medida
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
As diferentes unidades de medida e as relações entre elas. Instrumentos de medida de comprimento e as aplicações no cotidiano para uso de centímetros, milímetros, metros e outras unidades.
Localizando um ponto
Procura Acha (7° Ano)
A localização de pontos em uma reta, as coordenadas de um ponto e o gráfico cartesiano.
