MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

O que é fração?

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

Decimais na reciclagem

Adoro Problemas!

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Assista

fundamental ii

Aula 48 – Máximos e mínimos: o ponto de vértice

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como encontrar o ponto de vértice de uma parábola, o valor máximo e o valor mínimo que uma função quadrática pode assumir, cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola) e conceito de simetria da parábola.

Assista

Um programa cem por cento

Procura Acha (7° Ano)

Conceito e solução de problemas com porcentagem, como calcular mentalmente valores de 10% e 50% e uso da porcentagem em pesquisas.

Assista

Aula 05 – Problemas com radiciação

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A radiciação, definição da operação matemática, as aplicações e usos na resolução de problemas.

Assista

Aula 02 – Problemas com multiplicação

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A multiplicação e seu significado e como resolver problemas com multiplicação.

Assista

Aula 18 – Radicais: simplificando

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A simplificação de radicais revisando uma operação fundamental: a fatoração. Os diferentes caminhos para calcular o resultado de uma raiz, desde que se observe a relação entre índice e expoente.

Assista

Aula 37 – Pontos no plano cartesiano

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano. 

Assista

Localização de pontos e solução gráfica

Fato Matemático

Representações de um ponto no plano cartesiano e solução gráfica de uma equação.  

Assista

Aula 42 – Resolução de problemas envolvendo função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Identificação, num problema, da função afim (y = ax + b), interpretação de uma função afim dentro de um problema e análise dos elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas.

Assista

práticas docentes

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Aula 09 – Potenciação e expressões com os números racionais

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Potenciação como o produto de fatores iguais. A potenciação e expressões com números racionais em situações-problema.

Assista

Triângulo das Bermudas

Procura Acha (7° Ano)

Como reconhecer triângulos e seus elementos, e a classificação de triângulos quanto aos ângulos e lados.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

Aula 04 – Operações com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de números naturais, as quatro operações básicas e a potenciação. As relações entre as quatro operações a partir de expressões numéricas.

Assista

Aula 07 – Área de figuras planas: retângulo, quadrado e paralelogramo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As unidades de medida m² e cm², o cálculo da área de figuras planas como retângulo, quadrado e paralelogramo.

Assista

Aula 39 – Relações e funções

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Definição e características de relações entre conjuntos numéricos ou não, como criar uma relação entre dois conjuntos e identificar quando essa relação é ou não uma função.

Assista

Solução gráfica de um sistema

Fato Matemático

Sistema de equações do 1º grau e solução gráfica, interpretação geométrica de um sistema.  

Assista

Aula 46 – Os zeros da função quadrática

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Cálculo de alguns valores da função f – valor numérico –, como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero (zero da função). O cálculo de f(x) = 0 (resolução de uma equação do 2º grau) e gráficos de funções quadráticas com enfoque nos zeros da função.

Assista