MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

O tempo não para

Adoro Problemas!

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

A multiplicação dos sanduíches

Adoro Problemas!

Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.

Assista

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

fundamental ii

Variou aqui, variou ali

Procura Acha (7° Ano)

A proporcionalidade e o conceito de proporções e grandezas direta e inversamente proporcionais.

Assista

Aula 19 – Diferença de dois quadrados

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Fatoração da diferença de dois quadrados, pela relação entre esta e o produto notável, como operações inversas. Como reconhecer se um termo é um quadrado perfeito.

Assista

Formas e medidas

Fato Matemático

Soma dos ângulos internos de um triângulo, expressão geral da soma dos ângulos internos de um polígono qualquer.

Assista

Aula 39 – Relações e funções

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Definição e características de relações entre conjuntos numéricos ou não, como criar uma relação entre dois conjuntos e identificar quando essa relação é ou não uma função.

Assista

Aula 20 – Radicais: aplicação na simplificação

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como realizar a simplificação de radicais aplicando as regras de suas propriedades em raízes perfeitas, imperfeitas e com fatores externos. O que são radicais semelhantes e como calcular o valor do radical que deu origem ao termo simplificado.

Assista

Aula 46 – Os zeros da função quadrática

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Cálculo de alguns valores da função f – valor numérico –, como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero (zero da função). O cálculo de f(x) = 0 (resolução de uma equação do 2º grau) e gráficos de funções quadráticas com enfoque nos zeros da função.

Assista

Aula 12 – Potência de base racional

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos). 

Assista

Aula 14 – Perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de perímetro, e o cálculo do perímetro em figuras planas quadriculadas.

Assista

eja

Matemática e Ciências

II Semana do Peja (2020)

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

Assista

práticas docentes

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Teorema de Pitágoras

Matemática em Flashes

Aplicações e interpretação geométrica, diagonal do quadrado e altura do triângulo equilátero.

Assista

Aula 03 – Somando e subtraindo números inteiros

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

As operações de soma e subtração de números inteiros.

Assista

Aula 04 – Operações com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de números naturais, as quatro operações básicas e a potenciação. As relações entre as quatro operações a partir de expressões numéricas.

Assista

Aula 47 – Construção da parábola

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática. 

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

Aula 01 – Números racionais: dízimas periódicas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

A forma decimal e a forma fracionária de um número racional, as dízimas periódicas e como encontrar a forma fracionária a partir de um número na forma decimal.

Assista

Aula 07 – Propriedades de potências

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de potência de números naturais, as propriedades das potências e a aplicação da potenciação.

Assista

Aula 49 – Resolvendo problemas com função quadrática

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Identificação, interpretação e análise de problemas que envolvem a função do 2º grau. Os elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas e a resolução de problemas com função quadrática. 

Assista