MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

primário

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

O que é fração?

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Assista

O tempo não para

Adoro Problemas!

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

ginásio

Aula 21 – Operações com radicais

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Raízes imperfeitas, o cálculo do valor aproximado de radicais e de uma raiz não exata.

Assista

Aula 15 – Grandezas proporcionais

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O que são grandezas proporcionais e as diferenças entre grandezas direta e inversamente proporcionais.

Assista

Quem não tem problemas?

Procura Acha (6º Ano)

Solução de problemas matemáticos e etapas para a solução.

Assista

Nem oito, nem oitenta

Procura Acha (7° Ano)

O conceito de números racionais e como escrever números decimais em forma de fração.

Assista

Aula 18 – Medida do tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

As diferentes possibilidades de leitura das medidas de tempo e as maneiras de estabelecer intervalos de tempo. 

Assista

Muito pelo contrário

Procura Acha (6º Ano)

O que é o princípio multiplicativo, a tabuada e as operações de multiplicação e divisão com números naturais, e a prova real.

Assista

Aula 13 – Razão e proporção

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de razão, o que é uma razão inversa, o que é uma escala e a relação entre razão e proporção.

Assista

Aula 18 – Fatoração por agrupamento

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como fazer fatoração por agrupamento, como realizar este tipo de operação e a aplicação dela em problemas geométricos e aplicados.

Assista

práticas docentes

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Segmentos notáveis

Fato Matemático

Medianas de triângulos, diagonais de polígonos, cálculo de número de diagonais.  

Assista

Aula 07 – Números racionais: adição e subtração

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de números racionais e como resolver exercícios de adição e subtração.

Assista

O que é fração?

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Assista

Aula 52 – Operações com números inteiros

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Operações com números inteiros: adição, subtração, divisão e multiplicação. O que são números opostos ou simétricos, como multiplicar e dividir números positivos e negativos, a definição de potenciação.

Assista

Aula 16 – Produto da soma pela diferença

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.

Assista

Aula 33 – Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.

Assista

Aula 45 – A função do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é uma função do 2º grau, o conceito de função quadrática ou função polinomial do 2º grau, função formada a partir de um polinômio do 2º grau do tipo ax² + bx + c. Os coeficientes a, b e c de uma função quadrática e a análise do coeficiente a.

Assista

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Assista