MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

A multiplicação dos sanduíches

Adoro Problemas!

Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

fundamental ii

Aula 05 – Potenciação e radiciação dos números inteiros

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Raiz quadrada, potência, como realizar operações de potenciação e radiciação dos números inteiros com resolução de problemas.

Assista

Lado a lado

Procura Acha (6º Ano)

Conceito de polígonos, nomenclatura e classificação. A relação entre lados, vértices e ângulos.

Assista

Aula 19 – Diferença de dois quadrados

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Fatoração da diferença de dois quadrados, pela relação entre esta e o produto notável, como operações inversas. Como reconhecer se um termo é um quadrado perfeito.

Assista

Positivo ou negativo

Procura Acha (7° Ano)

Adição e subtração de números inteiros positivos e negativos.

Assista

Aula 19 – Ângulos, giros e piruetas

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de ângulos e como reconhecê-los. Os ângulos retos e não retos e o conceito de giro.

Assista

Aula 04 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. A aplicação do teorema em situações práticas e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Assista

Aula 06 – Ângulos notáveis

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que são os ângulos notáveis, uma explicação sobre esses ângulos de 30°, 45° e 60° presentes no triângulo equilátero e no quadrado, e suas relações com o triângulo retângulo.

Assista

Aula 36 – Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica e como fazer os cálculos com os valores das variáveis.

Assista

práticas docentes

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Aula 16 – Notação científica

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.

Assista

Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.

Assista

Aula 29 – Equações do 2º grau: fórmula de Bhaskara

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A fórmula de Bhaskara em uma explicação com o passo a passo da aplicação da fórmula em equações do 2º grau.

Assista

Aula 10 – As frações do dia a dia

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

O conceito de fração e as diferentes aplicações cotidianas.

Assista

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Assista

Aula 06 – Ângulos notáveis

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que são os ângulos notáveis, uma explicação sobre esses ângulos de 30°, 45° e 60° presentes no triângulo equilátero e no quadrado, e suas relações com o triângulo retângulo.

Assista

Números irracionais

Fato Matemático

Divisões inexatas, dízimas periódicas, arredondamentos e números irracionais.

Assista