MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

fundamental ii

Aula 18 – Fatoração por agrupamento

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como fazer fatoração por agrupamento, como realizar este tipo de operação e a aplicação dela em problemas geométricos e aplicados.

Assista

Aula 01 – Teorema de Tales

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.

Assista

A calculadora eletrônica

Fato Matemático

Apresentação e uso da máquina de calcular.  

Assista

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista

Aula 05 – Relações trigonométricas no triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As relações entre as medidas dos catetos e da hipotenusa, o cálculo do seno, do cosseno e da tangente dos triângulos retângulos. 

Assista

Aula 30 – O discriminante da equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O radical b²4ac, o △ (delta) da fórmula de Bhaskara conhecido como o discriminante da equação do 2º grau. As características das equações que têm △ positivo, negativo ou igual a zero.

Assista

Aula 20 – Gráficos e tabelas

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Interpretação das informações apresentadas em gráficos e tabelas, solução de problemas envolvendo informações contidas em tabelas e gráficos.

Assista

Aula 09 – Problemas com MDC

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Resolução de problemas com o máximo divisor comum (MDC) e o algoritmo de Euclides.

Assista

eja

Matemática e Ciências

II Semana do Peja (2020)

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

Assista

práticas docentes

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Aula 34 – Noções de juros simples

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular o valor do juro, a definição de juros simples e os conceitos de capital, taxa de juros e montante.

Assista

Aula 17 – Ângulos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.

Assista

Solução gráfica de um sistema

Fato Matemático

Sistema de equações do 1º grau e solução gráfica, interpretação geométrica de um sistema.  

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

O tempo não para

Adoro Problemas!

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

Assista

Aula 44 – Interpretação e análise de gráficos de função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As características de uma função polinomial de 1º grau, como crescimento, decrescimento, zero da função, estudo dos sinais, entre outras. Problemas envolvendo diferentes funções e gráficos e interpretação e análise de gráficos de função afim.

Assista

Aula 29 – Equações do 2º grau: fórmula de Bhaskara

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A fórmula de Bhaskara em uma explicação com o passo a passo da aplicação da fórmula em equações do 2º grau.

Assista

Aula 26 – Raízes de uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.

Assista