
Escrita na alfabetização
#educa
Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.
Especial Alfabetização – Leitura
Ensinar e Aprender
A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).
Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).
Especial sobre alfabetização
Ensinar e Aprender
A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Nas entrelinhas: humor e ironia
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Dúvidas
Turma da Biblioteca
Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.
Ler para viver
Turma da Biblioteca
As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.
Bons amigos
Turma da Biblioteca
Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.
Passado, presente, futuro
Turma da Biblioteca
Os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Os diversos tempos verbais usados para indicar quando ocorreu a ação. Primeira, segunda e terceira pessoas do singular e do plural.
Pontuação e outros recursos gráficos
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Os efeitos da pontuação nos textos, a pontuação nas poesias; o uso da vírgula; o que são os haicais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Relações coesivas e lógico-discursivas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
As relações presentes nos textos e como elas se articulam; como evitar a repetição de palavras usando pronomes, sinônimos ou verbos. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D2 - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.


Os vários "Brasis"
Mar de Palavras
As diferenças entre a língua portuguesa falada em Portugal, em outros países e nos diversos "Brasis".
Nuvem de chuva
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Pamela Eduarda Barbosa Teixeira, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.
Aula 20 – O que revisar em meu texto?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação.
O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto
Morde a Língua
Os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas.
Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua
Morde a Língua
A relação entre a linguagem e a construção de identidade. As variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, diferenças entre oralidade e escrita.
Magias, risos e verdades
Palavra Puxa Palavra
Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.
De palavras e imagens se faz o mundo
Palavra Puxa Palavra
A linguagem verbal e não verbal, formal e informal; o que é discurso direto e indireto. As características da linguagem dos quadrinhos
Aula 03 – Defendendo uma tese
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
O que é um texto argumentativo e seus elementos; a tese como elemento fundamental desse tipo de texto.


Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
Especial Alfabetização – Leitura
Ensinar e Aprender
A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).
Todos os caminhos levam à leitura
#educa
A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.
Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).
Poesia nas escolas
#educa
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Onde mora o preconceito?
#educa
A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.


Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).


Super-Ruiva: quadrinhos
Morde a Língua
A linguagem das histórias em quadrinhos, com todos os seus recursos e significados e como construir uma personagem super-heroína: a Super-Ruiva.
O poeta é um fingidor: poesia
Morde a Língua
Qual a diferença entre poesia e poema, o que é o eu lírico, as técnicas de declamação e a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.
Aula 15 – Não se escreve sem planejamento
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
O planejamento de um texto, a preparação para a escrita, a pesquisa e ordenação de ideias; o que, para que e para quem escrever.
Um mergulho no espelho: romance
Morde a Língua
O que é um romance, a estrutura desse tipo de texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico e entre protagonista e antagonista.
A origem da língua portuguesa
Mar de Palavras
As influências dos povos que visitaram a região da Península Ibérica na formação da língua portuguesa.
Um vídeo sobre a nossa vida: crônica
Morde a Língua
As origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros.
Ler para viver
Turma da Biblioteca
As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.
Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto, a hierarquia de ideias.
