LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O que motiva uma professora alfabetizadora? Conheça o trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares (2ª CRE), em Ipanema, e Ana Laura Longubuco, da E.M. Montese (4ª CRE), em Cordovil, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, fala sobre os diferentes métodos de alfabetização e comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias. No especial sobre alfabetização, a educadora aborda, também, a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

Conheça as práticas pedagógicas e o trabalho diferenciado de alfabetização das professoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel, e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydéa Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Vila Paciência. Elas foram algumas das professoras alfabetizadoras premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

Conheça as experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani (10ª CRE), em Santa Cruz, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti (8ª CRE), em Realengo.

Assista

primário

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Projetos lúdicos como contação de histórias, montagens de peças teatrais e passeios por feiras literárias transformam a Sala de Leitura do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, no coração da escola. Com a iniciativa da professora Edilza de Souza Mello Barboza, os mais de 500 estudantes do Ciep são apresentados ao maravilhoso mundo da literatura!

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, fala sobre os diferentes métodos de alfabetização e comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias. No especial sobre alfabetização, a educadora aborda, também, a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório (2ª CRE), na Gávea, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

ginásio

Vladimir, o sapo, e outras histórias: contos

Morde a Língua

Dos contos de fadas aos contos de terror, passando pelos maiores contistas do Brasil! Aprenda a definição de conto e conheça os elementos de um texto de base narrativa.

Assista

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto? Descubra a definição de sintaxe, a relação de causa e consequência entre as palavras e as frases de um texto.

Assista

Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua

Morde a Língua

Qual é a relação entre a linguagem e a construção da identidade de cada um? Vamos falar sobre as variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, as diferenças entre oralidade e escrita e muito mais!

Assista

Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O que é um texto? Descubra as definições de texto e aprenda sobre os níveis e as estratégias de leitura, as informações implícitas e explícitas dentro de um texto.

Assista

Um mergulho no espelho: romance

Morde a Língua

Qual romance você está lendo no momento? Vamos falar sobre a estrutura do texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico, entre protagonista e antagonista e outras características de um romance.

Assista

Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Você sabe como se monta a estrutura de um texto? Aprenda sobre as três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Assista

Aula 16 – Não se escreve como se fala

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Você não fala da mesma maneira que escreve, certo? Conheça as diferenças entre o texto falado e o texto escrito, e a importância do contexto na elaboração de um texto.

Assista

Aula 04 – Os argumentos sustentam a tese I

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Com a leitura de um editorial, a professora Maria Teresa Tedesco analisa a tese, os diferentes argumentos e os elementos de um texto argumentativo.

Assista

práticas docentes

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

Conheça as práticas pedagógicas e o trabalho diferenciado de alfabetização das professoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel, e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydéa Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Vila Paciência. Elas foram algumas das professoras alfabetizadoras premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Projetos lúdicos como contação de histórias, montagens de peças teatrais e passeios por feiras literárias transformam a Sala de Leitura do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, no coração da escola. Com a iniciativa da professora Edilza de Souza Mello Barboza, os mais de 500 estudantes do Ciep são apresentados ao maravilhoso mundo da literatura!

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Ao pé da letra, Ida e volta e Convite

Escola, Câmera, Ação!

Assista a três curtas produzidos por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio e exibidos no Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), no Humaitá. A garotada confere e dá suas opiniões sobre os filmes Ida e volta e Convite, ambos produzidos pela E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, e Ao pé da letra, curta dos estudantes da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba.

Assista

Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?

#educa

A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), em Laranjeiras, conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Conheça o projeto Poesia - A Força da Palavra! Idealizado pela professora Aline da Costa e realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, o projeto reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

conexão sme

Flirme

#educa

O #educa destaca a poesia de Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino - Flirme. A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), em Olaria, conversam sobre a obra do poeta.

Assista

língua portuguesa

Aula 6 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Quais são as características de um texto narrativo? Descubra com essa videoaula, e conheça os elementos da narrativa, como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Assista

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto? Acompanhe a videoaula sobre as marcas linguísticas que ajudam a reconhecer cada um e conheça, também, os diferentes tipos de locutor.

Assista

Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O que é um texto? Descubra as definições de texto e aprenda sobre os níveis e as estratégias de leitura, as informações implícitas e explícitas dentro de um texto.

Assista

Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como construir um argumento? Saiba analisar os argumentos de uma tese, conheça os diferentes tipos e veja como embasar uma argumentação.

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O que motiva uma professora alfabetizadora? Conheça o trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares (2ª CRE), em Ipanema, e Ana Laura Longubuco, da E.M. Montese (4ª CRE), em Cordovil, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto

Morde a Língua

Você sabia que existem estratégias para ler um texto? Conheça os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de diferentes tipos de texto, como bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas. Saiba mais, também, sobre os diferentes gêneros textuais e interpretação de texto.

Assista

Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto? Saiba como organizar a hierarquia de ideias de um texto.

Assista

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto? Descubra a definição de sintaxe, a relação de causa e consequência entre as palavras e as frases de um texto.

Assista