LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

primário

Marcas linguísticas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Assista

Inferindo os sentidos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A descoberta do significado de palavras e expressões a partir do contexto; o uso de glossários e dicionários. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Sopa de letrinhas

Turma da Biblioteca

Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Descobrindo informações explícitas e implícitas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

O baú misterioso

Turma da Biblioteca

Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.

Assista

ginásio

Aula 03 – Defendendo uma tese

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O que é um texto argumentativo e seus elementos; a tese como elemento fundamental desse tipo de texto.

Assista

Aula 08 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O contexto para interpretar o sentido e o significado de palavras e expressões.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Assista

Rio

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Samantha Regina Pinto, da E.M. Hélio Smidt (4ª CRE). Professora: Terezinha dos Santos Pereira.

Assista

Aula 16 – Não se escreve como se fala

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As diferenças entre o texto falado e o texto escrito e a importância do contexto na elaboração de uma redação.

Assista

Aula 18 – Por que fazer parágrafos?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de parágrafo, seus diferentes tipos e como construir um bom parágrafo.

Assista

Contadores, cantadores e encantadores

Palavra Puxa Palavra

O ofício de contar histórias, a literatura popular e de cordel. A poesia e as principais características de um poema.

Assista

O português no Brasil

Mar de Palavras

A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.

Assista

práticas docentes

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Onde mora o preconceito?

#educa

A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Bons amigos

Turma da Biblioteca

Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.

Assista

Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência. A importância do título.

Assista

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Assista

Descobrindo informações explícitas e implícitas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Assista

Barulhinho bom

Turma da Biblioteca

Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.

Assista

Um mergulho no espelho: romance

Morde a Língua

O que é um romance, a estrutura desse tipo de texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico e entre protagonista e antagonista.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Assista

Carro

Poesia Concreta na Escola

Aluno: Pablo Matheus Gonçalves Lima, da E.M. Baden Powell (6ª CRE). Professora: Jeane Santiago.

Assista