LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

fundamental i

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Bibliotecando

Turma da Biblioteca

Como pesquisar corretamente em uma biblioteca ou pela internet. A construção do conhecimento por meio da pesquisa.

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Relações coesivas e lógico-discursivas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

As relações presentes nos textos e como elas se articulam; como evitar a repetição de palavras usando pronomes, sinônimos ou verbos. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D2 - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Pontuação e outros recursos gráficos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Os efeitos da pontuação nos textos, a pontuação nas poesias; o uso da vírgula; o que são os haicais.  Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Assista

Marcas linguísticas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Assista

fundamental ii

Aula 03 – Defendendo uma tese

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O que é um texto argumentativo e seus elementos; a tese como elemento fundamental desse tipo de texto.

Assista

O poeta é um fingidor: poesia

Morde a Língua

Qual a diferença entre poesia e poema, o que é o eu lírico, as técnicas de declamação e a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.

Assista

O português no Brasil

Mar de Palavras

A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.

Assista

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.

Assista

Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua

Morde a Língua

A relação entre a linguagem e a construção de identidade. As variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, diferenças entre oralidade e escrita.

Assista

Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Os usos, efeitos e finalidade dos sinais de pontuação. A pontuação como recurso sintático do texto e, também, o seu uso estilístico.

Assista

Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto, a hierarquia de ideias. 

Assista

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto. As marcas linguísticas que ajudam a reconhecer cada um deles e os diferentes tipos de locutor.

Assista

práticas docentes

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

Onde mora o preconceito?

#educa

A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de sintaxe e as relações de causa e consequência presentes entre as palavras e as frases de um texto.

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

O português no Brasil

Mar de Palavras

A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Linguagem e textos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Assista

Sopa de letrinhas

Turma da Biblioteca

Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.

Assista

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto. As marcas linguísticas que ajudam a reconhecer cada um deles e os diferentes tipos de locutor.

Assista

Nuvem de chuva

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Pamela Eduarda Barbosa Teixeira, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.

Assista