CONEXÃO SME
língua portuguesa

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

ciências

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Assista

Florescendo práticas, contando trajetórias

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).  

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

artes

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Assista

história

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

educação física

Heróis do Tabuleiro 2018

Curta e Compartilhe

Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.

Assista

Encerramento dos Jogos Estudantis 2018

Curta e Compartilhe

As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).

Assista

7ª CRE – Ciep Almir Bonfim de Andrade

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Alunos do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), em Vila Valqueire, apresentam a música Amor e liberdade, de Marcella Moura, sob orientação da professora Nathália Martins.

Assista

E.M. Doutor Sócrates

Escolas Cariocas

Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

O Portal

Festival MultiRioFilme - Rio Contra o Corona

VENCEDOR NA VOTAÇÃO POPULAR. E.M. Albert Sabin (5ª. CRE), categoria Professores e outros profissionais da Educação.

Assista

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).

Assista

Contribuições da EAD na Formação Continuada de Professores

1º Seminário EAD Carioca

Os educadores Ricardo Lacerda Caiado, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela UFF; Luciene De Souza T. Vales, doutora em Educação pela UFRJ e professora da SME-RJ; e Alexandre Bento V. Martins, da equipe da Gerência de Ensino a Distância (GEAD) da SME-RJ, participam da mesa de debate sobre as Contribuições da EAD na Formação Continuada de Professores.

Assista

Estrutura curricular

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

A professora Priscila Matos Resinentti, gerente na Escola de Formação Paulo Freire, fala sobre a nova estrutura curricular na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, em palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Assista

Oficina ODS

Curta e Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu mais de mil professores de forma presencial e on-line para uma oficina sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), esses objetivos devem ser cumpridos até o ano de 2030. Durante o evento, também foi lançado o concurso que irá escolher o nome do personagem-símbolo das ações da Agenda 2030 na Rede Pública Municipal de Ensino.

Assista

Mediação de Conflitos II

I Semana de Educação Socioemocional (Sesem)

As psicólogas Thaís Bittencourt, especializada em práticas pedagógicas promotoras de uma cultura de paz, e Danielle Motta, especialista em educação socioemocional, dão continuidade ao debate sobre a importância do cuidado, da atenção e da empatia no ambiente escolar.

Assista

E.M. Carlos Lacerda

Escolas Cariocas

Alunos e professores do Ginásio Carioca Carlos Lacerda (7ª CRE), na Taquara, refletem sobre as características da proposta implementada pela escola: horário integral, professores com carga horária de 40 horas, projeto de vida, protagonismo juvenil, entre outras.

Assista