PRÁTICAS DOCENTES
língua portuguesa

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

matemática

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

ciências

Ciência no YouTube

#educa

Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  

Assista

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assista

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora! 

Assista

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

Planetário na sala de aula

#educa

A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.  

Assista

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Assista

Tutoria e monitoria

#educa

A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.

Assista

Interdisciplinaridade

Ensinar e Aprender

Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa. 

Assista

artes

Consciência negra na escola

#educa

A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. 

Assista

Arte e mídia (1ª CRE)

#educa

No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.

Assista

Desenhando o futuro

Ensinar e Aprender

Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara, em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.

Assista

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Assista

Arte moderna e realidade virtual - Professor Rafael Costa

Dando Ideia - segunda temporada

O professor Rafael Costa, da Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa (7ª CRE), no Pechincha, conta sobre o desenvolvimento com os alunos do aplicativo Modern Art, que aborda o tema da Semana de Arte Moderna de 1922 com o recurso da realidade virtual.

Assista

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

Assista

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Assista

história

A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

geografia

Vídeo e educação

Ensinar e Aprender

Luiz Claudio Motta Lima é professor de Geografia e da Oficina de Vídeos do Núcleo de Arte Grécia, da E.M. Grécia, 4ª CRE. No trabalho com os alunos, instiga o olhar crítico sobre a produção audiovisual, mostra a influência dessa mídia sobre a sociedade e desperta a valorização do lugar onde se mora. Ele mesmo gosta de frequentar espaços culturais e áreas de lazer na Vila da Penha e arredores, como a Lona Cultural Municipal João Bosco.

Assista

educação física

Dançar para construir laços

Ensinar e Aprender

A dança como parceira do aprendizado. A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME. 

Assista

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Assista

Heróis do Tabuleiro

#educa

A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.

Assista

E.M. Doutor Sócrates

Escolas Cariocas

Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.

Assista

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia - primeira temporada

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Assista

práticas docentes

Videocast 360º Wander Pinto

Dando Ideia - primeira temporada

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), apresenta mais detalhes do projeto Rolé na Penha. Também participam da conversa os professores Ana Cristian Veneno e Alexandre Rodrigues, ambos da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, além do radialista e produtor Ricardo Brito, assessor da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Assista

Game inteligente

#educa

Os games inteligentes são ferramentas virtuais capazes de colaborar no processo de ensino-aprendizagem. A professora da Rede Ana Paula Cavadas, mestranda em tecnologias educacionais pela UFRJ, desenvolveu um game com seus alunos do 6º ano e relata sua experiência.

Assista

Fabiana

Gente da Escola

Conheça a professora de Educação Infantil Fabiana Rego, do EDI Maria Braz (3ª CRE), no Lins. Nascida na Bahia, ao chegar ao Rio ela percebeu que o negro e a cultura africana não eram devidamente representados dentro das escolas. Passou a confeccionar bonecos em tecido para representar os diferentes tons de pele dos brasileiros e a incluir instrumentos musicais de origem africana em suas aulas. Com esses elementos, e com o auxílio de histórias, Fabiana busca mostrar para seus alunos a influência africana na formação da nossa cultura, fortalecendo a autoestima de seus alunos negros.

Assista

Dançar para construir laços

Ensinar e Aprender

A dança como parceira do aprendizado. A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME. 

Assista

Alimentando o conhecimento

Ensinar e Aprender

Aulas sobre pirâmide alimentar, produção de sucos e de receitas culinárias em sala fazem parte do trabalho da professora Daiane de Macedo Costa com os alunos do 3º ano da E.M. Jean Mermoz (3ª CRE), no Cachambi. Na cozinha, agentes preparadoras de alimentos utilizam cardápios elaborados pelo Instituto Municipal de Nutrição Annes Dias, tornando a merenda atrativa, saborosa e muito saudável.

Assista

Escolas bilíngues

#educa

A professora-articuladora Gláucia Morais, da E.M. Afonso Várzea (3ª CRE), no Complexo do Alemão, fala sobre o programa de escolas bilíngues da Rede Municipal e os planos futuros da SME, que pretende inserir os idiomas francês e alemão. O objetivo é incentivar a imersão no idioma e na cultura das línguas estudadas.

Assista

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Assista

Tutoria e monitoria

#educa

A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.

Assista