PRÁTICAS DOCENTES
língua portuguesa

Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?

#educa

A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), em Laranjeiras, conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Projetos lúdicos como contação de histórias, montagens de peças teatrais e passeios por feiras literárias transformam a Sala de Leitura do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, no coração da escola. Com a iniciativa da professora Edilza de Souza Mello Barboza, os mais de 500 estudantes do Ciep são apresentados ao maravilhoso mundo da literatura!

Assista

Flirme

#educa

O #educa destaca a poesia de Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino - Flirme. A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), em Olaria, conversam sobre a obra do poeta.

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O que motiva uma professora alfabetizadora? Conheça o trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares (2ª CRE), em Ipanema, e Ana Laura Longubuco, da E.M. Montese (4ª CRE), em Cordovil, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Conheça o projeto Poesia - A Força da Palavra! Idealizado pela professora Aline da Costa e realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, o projeto reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

Conheça as experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani (10ª CRE), em Santa Cruz, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti (8ª CRE), em Realengo.

Assista

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

Como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros? Conversamos sobre a leitura em um mundo de redes sociais com a professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M.Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, e com Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor da animação Aquitã, o indiozinho, da série Que Medo!, lançada também em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

língua inglesa

Inglês com música

Ensinar e Aprender

A música pode ser uma grande aliada no ensino de Inglês. Veja como a professora Danielle Costa Couto, do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), no Jardim Guanabara, desafia seus alunos a escrever poesias e a produzir vídeos com músicas de sucesso.

Assista

matemática

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

Você gostava de Matemática quando estava na escola? A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para deixar a Matemática divertida e desmistificar o medo que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink (2ª CRE), no Maracanã, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva (1ª CRE), no Centro, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Palestra A Matemática na alfabetização

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram Flávia Renata Coelho (SME-Caxias) e as professoras convidadas Gizele Gonçalves Posta Lopes, da E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz (7º CRE), e Rafaella Alves Luzia da Silva, do Ciep Gregório Bezerra (4ª CRE).

Assista

Raciocínio lógico

#educa

Acompanhe uma conversa sobre como o raciocínio lógico pode ajudar na resolução de problemas práticos. A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), na Maré, falam sobre forma de explorar o raciocínio lógico em sala de aula e muito mais.

Assista

ciências

Ciência no YouTube

#educa

Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no YouTube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  

Assista

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora! 

Assista

Interdisciplinaridade

Ensinar e Aprender

Acompanhe a turma da professora de Ciências Mariangela Longhi, da E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana, em um passeio pela Casa da Ciência, e veja como a educadora usa a interdisciplinaridade para transformar a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa. 

Assista

Teatro científico

Coletivamente

Teatro é inclusão em qualquer área. O professor Márcio Medina, do Colégio QI, ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, melhorou o desempenho escolar da turma. Ele só não previu o que aconteceria depois.

Assista

Planetário na sala de aula

#educa

A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição (10ª CRE), em Santa Cruz, conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.  

Assista

Tutoria e monitoria

#educa

A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa

Assista

artes

Ilustração (3ª CRE)

#educa

Como usar ilustrações de forma pedagógica em sala de aula? Confira uma conversa com o animador e ilustrador da MultiRio, Eduardo Duval, e a professora de Artes Sabrinne Monteiro, da E.M. Ceará, sobre técnicas e funções da ilustração e como utilizá-las de forma pedagógica.

Assista

Flautistas da Marambaia

Coletivamente

O projeto Flautistas da Pro Arte busca, há 29 anos, estimular novos talentos, inclusive fora de seus muros.  Veja o resultado desse trabalho na Escola Municipal Vieira Fazenda. Com poucas notas e muita melodia, os estudantes revolucionam suas vidas.

Assista

Arte e mídia (1ª CRE)

#educa

No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.

Assista

Desenhando o futuro

Ensinar e Aprender

Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara (3ª CRE), em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado. 

Assista

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida. 

Assista

Arte nas escolas

#educa

As professoras Jacqueline MacDowella e Lêda Aristides, da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, falam sobre a importância do ensino de Artes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Assista

Sebastião

Gente da Escola

O agente educador Sebastião Chuab usa as próprias mãos para espalhar arte no Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele promove oficinas de entalhe em madeira para eles. Sebastião também cursa História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Veja o projeto que a professora Maria Aparecida Gomes Bago desenvolveu em conjunto com toda a E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro. A educadora criou atividades que misturam Arte, Matemática, Música e Língua Portuguesa.

Assista

história

A nova História

#educa

As novas maneiras de ensinar História são destaque no #educa. Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Marcelo Alves Teixeira criou um projeto para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. E não é que ele se tornou um portal colaborativo alimentado pelos alunos?

Assista

Peja

#educa

Como trabalhar as diferenças de idade na Educação de Jovens e Adultos? O professor de História Sergio Daniel Nasser, que dá aula no Peja da Escola Municipal Doutor Cocio Barcellos (2ªCRE), em Copacabana, fala sobre as particularidades de uma sala de aula que reúne alunos de diferentes gerações.

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

Criatividade contra a evasão escolar. Da ideia de trazer para as aulas de História um conhecimento local sobre o bairro em que os alunos viviam, o professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), criou, junto com eles, o projeto de turismo comunitário Rolé na Penha. A iniciativa deu tão certo que acabou gerando um subproduto, o Dicionário da Rapaziada, com 116 gírias, que valoriza a linguagem e a identidade locais.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça? é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses (4ª CRE), no Jardim América. Lá, o educador busca combater o preconceito com conhecimento, abordando a história dos heróis afro-brasileiros e a importância deles para a construção da identidade nacional. Questões ligadas ao preconceito e à escravidão são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola.

Assista

geografia

Vídeo e educação

Ensinar e Aprender

Conheça o educador Luiz Claudio Motta Lima, professor de Geografia e da Oficina de Vídeos do Núcleo de Arte Grécia, da E.M. Grécia (4ª CRE), em Vila da Penha. No trabalho com os alunos, ele instiga o olhar crítico sobre a produção audiovisual, mostra a influência dessa mídia sobre a sociedade e desperta a valorização do lugar onde se mora.

Assista

educação física

E.M. Doutor Sócrates

Escolas Cariocas

Já pensou em estudar em uma escola repleta de atividades esportivas? Conheça o Ginásio Olímpico Doutor Sócrates (10ª CRE), em Pedra de Guaratiba. A unidade oferece uma educação vocacionada para os esportes com treinos de diversas modalidades.

Assista

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

Heróis do Tabuleiro

#educa

Já pensou em utilizar o xadrez em sala de aula? A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.

Assista

Educação física inclusiva

#educa

O professor de Educação Física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Assista

Dançar para construir laços

Ensinar e Aprender

Como a dança pode funcionar como parceira do aprendizado? A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME. 

Assista

práticas docentes

Sala de Leitura, um espaço para projetos

Ensinar e Aprender

Como transformar a Sala de Leitura em um espaço para projetos? Conheça a experiência do professor de Geografia Ricardo Neves, responsável pela Sala de Leitura da E.M. Chile (4ª CRE), em Olaria. Lá, ele montou uma oficina de produção de notícias, resgatando o jornal O Chilegal, que a escola imprimia nos anos 1980. Criou, também, o Centro de Educação Ambiental da escola, que elabora pesquisas no entorno e mutirões para pintura dos muros da unidade.

Assista

Interdisciplinaridade

Ensinar e Aprender

Acompanhe a turma da professora de Ciências Mariangela Longhi, da E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana, em um passeio pela Casa da Ciência, e veja como a educadora usa a interdisciplinaridade para transformar a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa. 

Assista

Professor produtor - José Leandro

Escola, Câmera, Ação!

Neste episódio especial Professor produtor, conheça José Leandro Cardoso, da E.M. Benjamin Constant (1ª CRE), no Santo Cristo. O educador relata suas experiências com o audiovisual em sala de aula.

Assista

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Assista

Aqui é um lugar de paz - Ciep Roberto Morena

Práticas que Transformam

O professor de Música Roberto de Oliveira, do Ciep Roberto Morena (10ª CRE), em Paciência, utiliza suas aulas para criar um ambiente acolhedor e tranquilo para os alunos, que vivem em uma área conflagrada. Veja como ele também contribui para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ao inserir a Libras nas coreografias das canções.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça? é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses (4ª CRE), no Jardim América. Lá, o educador busca combater o preconceito com conhecimento, abordando a história dos heróis afro-brasileiros e a importância deles para a construção da identidade nacional. Questões ligadas ao preconceito e à escravidão são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola.

Assista

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Professores, agentes educadores e comunidade escolar em geral conversam sobre Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil, no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE). O debate conta com a presença do professor da Uerj Aristeo Leite Filho e da pedagoga Ana Luiza Colagrossi.

Assista

Videocast 360º Pedro Bárbara

Dando Ideia

Pedro Bárbara, professor de Artes Cênicas da Escola Municipal Mário Paulo de Brito (5ª CRE), em Irajá, conversa a respeito do projeto Companhia Arte In Cena, que desenvolve com os alunos a memória e as relações étnico-raciais. Participam do bate-papo os professores Ana Cristian Veneno e Alexandre Rodrigues, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Assista