
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Todos os caminhos levam à leitura
#educa
A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.
Poesia nas escolas
#educa
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Especial Alfabetização – Leitura
Ensinar e Aprender
A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).
Onde mora o preconceito?
#educa
A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.
Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?
#educa
A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.


Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.


2019 sustentável
#educa
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Tutoria e monitoria
#educa
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Planetário na sala de aula
#educa
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.
Firmeza e carinho
Ensinar e Aprender
Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!
Interdisciplinaridade
Ensinar e Aprender
Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.


Sebastião
Gente da Escola
Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Desenhando o futuro
Ensinar e Aprender
Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara, em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.
Arte e mídia (1ª CRE)
#educa
No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.
Arte moderna e realidade virtual - Professor Rafael Costa
Dando Ideia - segunda temporada
O professor Rafael Costa, da Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa (7ª CRE), no Pechincha, conta sobre o desenvolvimento com os alunos do aplicativo Modern Art, que aborda o tema da Semana de Arte Moderna de 1922 com o recurso da realidade virtual.
Consciência negra na escola
#educa
A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.
Ilustração (3ª CRE)
#educa
No segundo #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o animador e ilustrador da Empresa, Eduardo Duval, e a professora de Artes Sabrinne Monteiro, da E.M. Ceará, falam sobre técnicas e funções da ilustração e como utilizá-las de forma pedagógica.
Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).
E.M. Vicente Licínio Cardoso
Escolas Cariocas
Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.


Combatendo o preconceito com conhecimento
Ensinar e Aprender
Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba.
A nova História
#educa
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.
Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos
Práticas que Transformam
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Rachaduras sociais
Coletivamente
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos.
Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack
Dando Ideia - segunda temporada
Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.


Vídeo e educação
Ensinar e Aprender
Luiz Claudio Motta Lima é professor de Geografia e da Oficina de Vídeos do Núcleo de Arte Grécia, da E.M. Grécia, 4ª CRE. No trabalho com os alunos, instiga o olhar crítico sobre a produção audiovisual, mostra a influência dessa mídia sobre a sociedade e desperta a valorização do lugar onde se mora. Ele mesmo gosta de frequentar espaços culturais e áreas de lazer na Vila da Penha e arredores, como a Lona Cultural Municipal João Bosco.


Educação física inclusiva
#educa
O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.
Videocast 360º Mônica Nehrer
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Movimento e cidadania
Ensinar e Aprender
Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.
Dançar para construir laços
Ensinar e Aprender
A dança como parceira do aprendizado. A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME.
E.M. Doutor Sócrates
Escolas Cariocas
Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.
Heróis do Tabuleiro
#educa
A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.


Videocast 360° Edson Dionísio
Dando Ideia - primeira temporada
O professor de Ciências Edson Dionísio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, explica com detalhes o projeto Time F, canal no YouTube comandado por alunas da escola. Quem também participa da conversa é a professora Erika Costa, gerente de Educação da 2º CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, além do radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Todo o mundo na Rede
#educa
As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio recebem cada vez mais alunos de diversas partes do mundo, como Haiti, Angola, Síria, entre outros. A professora e pesquisadora da UFRRJ Miriam Santos fala sobre como a comunidade escolar pode aproveitar esse intercâmbio cultural.
Videocast 360° Naara Maritza
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Naara Maritza, do Ciep Doutor Bento Rubião, na Rocinha, explica com detalhes o projeto que deu origem ao lapbook. Também participam do podcast as professoras, Cristina Sá, assessora da Gerência de Educação da 9º CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Professor produtor - Rosa Nogueira
Escola, Câmera, Ação!
A professora de Artes Cênicas Rosa Nogueira, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta como começou a se interessar pelo teatro e como ocorreu a transição da dramaturgia para a produção audiovisual em suas aulas. Alguns dos vídeos que ela já produziu com seus alunos foram premiados no concurso Tirando a Droga de Cena.
Professor produtor - Eduardo Santos
Escola, Câmera, Ação!
O professor de Artes Eduardo Santos, diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (11ª CRE), na Ilha do Governador, conta como começou a trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
