GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

Assista

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

gestão escolar

Reunião de pais

#educa

As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.

Assista

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Assista

Gestão participativa

Ensinar e Aprender

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Assista

Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas

Curta e Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.

Assista

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Assista

Design thinking na escola

#educa

A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.

Assista

Sala 5 – Ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Vilma Gomes Sampaio, professora, mestre em Educação e integrante da equipe do Instituto Helena Antipoff; Maria Candida Bandeira, professora de Sala de Recursos e mestre em Educação Especial; e Jacqueline MacDowell Lopes Alves, professora de Artes Visuais e doutora em Ciências; falam sobre o ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva.

Assista

Desafios da Gestão da Sala de Aula

Gestão da Sala de Aula

O professor Eduardo Maluf, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrou a palestra Desafios da Gestão da Sala de Aula no auditório da Escola de Formação Paulo Freire. O evento marcou o lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro.

Assista