GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Autoavaliação das Unidades Escolares

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.

Afeto na escola

#educa

O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Gestão participativa

Ensinar e Aprender

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Aplicativos educativos

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Eliana Bhering, doutora em Educação.