GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Palestra com Silvina Fernández - Interação com os professores I

Semana de Planejamento 2019

Após palestra da doutora em Educação Silvina Fernández, sobre planejamento escolar, os profissionais que acompanharam o evento, presencialmente ou pelas telessalas da Rede, fizeram perguntas para tirar suas dúvidas.

Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas

Curta e Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.

1º Encontro de Estudos Pedagógicos

Curta e Compartilhe

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.

Autoavaliação

#educa

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamin, fala sobre o processo de autoavaliação das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

O que é Prova Brasil?

#educa

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.

Afeto na escola

#educa

O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.