GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Aplicativos educativos

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Autoavaliação das Unidades Escolares

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.

Conferência Nacional de Educação – Conae

Conceito & Ação

A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae.

Ana Rosa

Gente da Escola

Acompanhe a trajetória e a rotina de Ana Rosa Dourado, diretora da E.M. O'Higgins (8ª CRE), em Bangu. Ex-aluna da escola, ela estudou contabilidade, entrou para a rede municipal de ensino como merendeira, tornou-se professora e teve a oportunidade de trabalhar na unidade em que estudou e cresceu.

Vera

Gente da Escola

A diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva sua paixão pela leitura e pela escrita para o trabalho. Além de auxiliar na direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Gestão escolar

#educa

O educador Henrique Zaremba da Camara fala sobre gestão escolar. Ele dedicou a vida à gestão de escolas e esteve na direção de um colégio por mais de três décadas.