GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Desafios da gestão escolar

#educa

A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.

Gestão na Educação Infantil

Ensinar e Aprender

Estabelecer um forte elo da escola com a comunidade escolar é a base da gestão de Ana Claudia Alencar Portella, diretora do EDI Professora Giovana Bansi, em Bangu. Depois da recepção aos pais, na chegada das crianças, começa uma série de reuniões de planejamento, acompanhamento de projetos e supervisão do funcionamento da unidade. Nas horas de lazer, um dos programas de Ana Claudia é pedalar pelas ciclovias da cidade.

Reunião de pais

#educa

As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.

Gestão escolar

Conceito & Ação

Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.

Aplicativos educativos

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Ana Rosa

Gente da Escola

Acompanhe a trajetória e a rotina de Ana Rosa Dourado, diretora da E.M. O'Higgins (8ª CRE), em Bangu. Ex-aluna da escola, ela estudou contabilidade, entrou para a rede municipal de ensino como merendeira, tornou-se professora e teve a oportunidade de trabalhar na unidade em que estudou e cresceu.