GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.

Sala 4 – Pontos de partida e retomada nos anos finais

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Pedro Bárbara, professor na Gerência de Relações Étnico-raciais na Coordenadoria de Ensino Fundamental e Vanessa Jorge de Araujo, professora na Coordenadoria de Ensino Fundamental, falam sobre os pontos de partida e retomada nos anos finais.

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Assista

Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

Os professores Alessandra Santos, Douglas Neves, Ricardo Luiz da Silva Fernandes e Samanta dos Santos Alves, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, participam de uma mesa-redonda sobre gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar, que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Sala 2 – Potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

A professora Andréa Barros, coordenadora na Coordenadoria da Primeira Infância (SME-Rio), e a professora Márcia Gil, doutora em Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Infância, falam sobre as potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil.

Sala 5 – Ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Vilma Gomes Sampaio, professora, mestre em Educação e integrante da equipe do Instituto Helena Antipoff; Maria Candida Bandeira, professora de Sala de Recursos e mestre em Educação Especial; e Jacqueline MacDowell Lopes Alves, professora de Artes Visuais e doutora em Ciências; falam sobre o ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva.