GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Afeto na escola

#educa

O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.

1º Encontro de Estudos Pedagógicos

Curta e Compartilhe

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Planejamento escolar - Palestra com Silvina Fernández

Semana de Planejamento 2019

A doutora em Educação Silvina Fernández faz palestra sobre planejamento escolar para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora da Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Gestão escolar

Conceito & Ação

A pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, sobre a elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico e o incentivo à participação da comunidade e dos pais.

Assista

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

VI Semana de Alfabetização

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.