GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Excelência na Educação

Conceito & Ação

Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores.

Vera

Gente da Escola

A diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva sua paixão pela leitura e pela escrita para o trabalho. Além de auxiliar na direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Assista

Abertura da Jornada e palestra Escola e professores: proteger, transformar, valorizar

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022

Apresentação das Metas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação do Rio para 2022 com o secretário de Educação, Renan Ferreirinha; a subsecretária de Ensino, Teca Pontual; e o coordenador da CAGE (Coordenadoria de Apoio à Gestão Escolar), Marcelo Fernandes do Nascimento. Na sequência, a palestra "Escola e Professores: Proteger, transformar, valorizar", com o doutor em Ciências da Educação e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa.

O ensino remoto na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Acompanhe a fala de Teresa Pontual, subsecretária de Ensino da SME, no segundo momento, os gestores escolares assistem a uma conversa voltada para eles. No terceiro momento, confira a apresentação do Protocolo Sanitário e de Vigilância em Saúde para as Unidades Escolares e Creches Conveniadas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Marise

Gente da Escola

Marise Raposo é membro do Conselho Escola Comunidade da E.M. República do Peru (3ª CRE), no Méier, representante do segmento de pais e responsáveis. Seu engajamento com o universo escolar começou quando suas filhas eram alunas da unidade e permanece até hoje, mesmo depois que elas se formaram.