EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Saberes e práticas inclusivas na Educação Infantil

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva (2020)

As professoras Fanni Hamphreis da Silva, fonoaudióloga e integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, e Tereza Cristina Simões de Paiva, fonoaudióloga e integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, falam sobre práticas inclusivas na Educação Infantil.

O movimento é down

#educa

Samanta Quadrado, do Movimento Down, e Ana Paula Baumblatt, pediatra do ambulatório AmbDown do Hospital Pedro Ernesto, falam sobre as conquistas e direitos das pessoas com síndrome de down no mundo.

Assista

Deficiência intelectual e a escola do século XXI

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Maria Antônia Goulart da Silva, coordenadora do Movimento Down.

Síndrome de Down

#educa

A psicopedagoga Valéria Oliveira, do Instituto Helena Antipoff, e a psicóloga Maria Fernanda Borges falam sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade.

III Fórum de Libras

Curta e Compartilhe

A Gerência de Educação da 6ª CRE organizou a terceira edição do Fórum de Libras, na Escola Municipal Maurice Maeterlink, em Guadalupe. O evento tratou da importância da capacitação e do envolvimento de todos os profissionais no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Professores, alunos, responsáveis, instrutores e intérpretes participaram do Fórum.

Leitos hospitalares

Rio contra o Corona

Nem todos os casos do novo coronavírus são graves. Segundo a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, cerca de 20% dos casos vão necessitar de internação. No vídeo, ela fala, também, sobre as ações para receber os pacientes nos hospitais do Rio de Janeiro.

Assista

Perspectivas e possibilidades: estudantes com deficiência intelectual

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva (2020)

A professora Sheila Venancia da Silva Vieira, integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, e a professora e psicopedagoga Valéria Oliveira dos Santos, também integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, falam sobre o trabalho com alunos com deficiência intelectual.

Jurema

Transformando Meu Quadrado

Aos 54 anos, Jurema Duarte aprendeu libras e começou a ensinar crianças com surdez e respectivos responsáveis. Em 2007, criou a Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos – JAMDS, ONG com sede em Paciência, que oferece atendimento fonoaudiólogo, reforço escolar e aulas de jiu-jitsu, informática, balé e libras a cerca de 100 crianças e jovens de até 16 anos.