EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de Educação Física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Assista

educação especial

Tatiane Cunha

Dando Ideia

A professora Tatiane Cunha, do Ciep Tancredo Neves (2ª CRE) e do Instituto Helena Antipoff, fala a respeito do projeto Agentes da Inclusão. A iniciativa rendeu a Tatiane a Medalha Carioca de Educação em 2016.

Assista

Deficiência auditiva

Inclusive Eu

Você sabe o que é Libras? É a sigla para Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizadas por deficientes auditivos para a comunicação. Confira um olhar diferenciado sobre a deficiência auditiva e uma conversa sobre o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação.

Assista

Palestra Educação Especial e o processo de alfabetização

V Semana de Alfabetização

A educadora Márcia Marin Vianna, do Colégio Pedro II, junto com as professoras Maria Cândida Bandeira, da E.M. Claudio Besserman Vianna (7ª CRE), e Luciane Frazão, do Ciep João Batista dos Santos (7ª CRE), conversam sobre propostas inclusivas. E, ainda, sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. 

Assista

Deficiência intelectual

Inclusive Eu

Como lidar com alunos com deficiência intelectual na escola? Veja como a informação age como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.

Assista

Altas habilidades

Inclusive Eu

Você sabe o que são altas habilidades? Veja como a escola e a família podem contribuir para o desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem, os chamados superdotados, colaborando para a inclusão social.

Assista

Deficiência visual

Inclusive Eu

Como tornar os espaços acessíveis para as pessoas com deficiência visual? Confira uma série de depoimentos sobre as preocupações com a segurança e sobre as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação para pessoas cegas.

Assista

Kely

Gente da Escola

Conheça o trabalho da agente de apoio à Educação Especial Kely Regli. Ela trabalha no EDI Professor Nestor Manoel Pinto (9ª CRE), em Campo Grande, onde garante o acolhimento e o aprendizado dos alunos com deficiência. Formada em Pedagogia, Kelly já foi professora da Rede Pública Municipal de Ensino. Nas horas vagas, participa de um projeto social e faz musculação.

Assista

A inclusão como direito

Ensinar e Aprender

Conheça a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, que, por meio de atividades lúdicas e com o apoio da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A Sala de Recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que visa à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede.

Assista