EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Assista

educação especial

Síndrome de Down

#educa

A psicopedagoga Valéria Oliveira, do Instituto Helena Antipoff, e a psicóloga Maria Fernanda Borges falam sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade.

Assista

Jurema

Transformando Meu Quadrado

Aos 54 anos, Jurema Duarte aprendeu libras e começou a ensinar crianças com surdez e respectivos responsáveis. Em 2007, criou a Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos – JAMDS, ONG com sede em Paciência, que oferece atendimento fonoaudiólogo, reforço escolar e aulas de jiu-jitsu, informática, balé e libras a cerca de 100 crianças e jovens de até 16 anos.

Assista

Altas habilidades/superdotação

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

As professoras Jacqueline Mac-Dowell e Regina Rosa, do Grupo Específico Altas Habilidades do IHA, explicam a atuação do instituto junto a alunos superdotados.

Assista

Deficiência intelectual

Inclusive Eu

A informação como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.

Assista

Políticas públicas em Educação Especial

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

A professora Cláudia Linhares, coordenadora de Educação Especial do IHA, fala sobre a Educação Especial na cidade do Rio de Janeiro.

Assista

Transtornos globais do desenvolvimento

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

As professoras do IHA Izabel Moura e Cristiane Botelho apresentam estratégias para a construção de práticas pedagógicas inclusivas para alunos com transtornos globais do desenvolvimento.

Assista

Deficiência auditiva

Inclusive Eu

O olhar diferenciado sobre a surdez; o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação; encontros e realizações.

Assista

Kely

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida da agente de apoio à Educação Especial Kely Regli. Ela trabalha no EDI Professor Nestor Manoel Pinto (9ª CRE), em Campo Grande, onde garante o acolhimento e o aprendizado dos alunos com deficiência. Formada em Pedagogia, Kelly já foi professora da rede pública carioca. Nas horas vagas, participa de um projeto social e faz musculação.

Assista