
Tinha uma irmã no meio do caminho: intertextualidade
Morde a Língua
As diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrase e paródia.
Aula 18 – Por que fazer parágrafos?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
A definição de parágrafo, seus diferentes tipos e como construir um bom parágrafo.
Foguete
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Ariany Fonte Bôa Araújo, da E.M. Irmã Zélia (5ª CRE). Professora: Deise Ribeiro Campos.
Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Os efeitos de sentido da pontuação e seu uso estilístico como recurso para reproduzir o discurso oral em textos escritos.
Decifra-me ou te devoro
Palavra Puxa Palavra
O que é polissemia, os conceitos de denotação e conotação. As figuras de linguagem e seus usos no dia a dia.
Conexão & Cia
Palavra Puxa Palavra
Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.
A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas
Morde a Língua
Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.
Um vídeo sobre a nossa vida: crônica
Morde a Língua
As origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros.


Aula 16 – Notação científica
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.
Aula 10 – As frações do dia a dia
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
O conceito de fração e as diferentes aplicações cotidianas.
Aula 06 – Unidades métricas
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.
Aula 14 – Perímetro na malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
A definição de perímetro, e o cálculo do perímetro em figuras planas quadriculadas.
No ângulo
Procura Acha (7° Ano)
O conceito de ângulo, o uso do transferidor e o que são ângulos agudos, obtusos e retos.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Muito pelo contrário
Procura Acha (6º Ano)
O que é o princípio multiplicativo, a tabuada e as operações de multiplicação e divisão com números naturais, e a prova real.
Teorema de Pitágoras
Matemática em Flashes
Aplicações e interpretação geométrica, diagonal do quadrado e altura do triângulo equilátero.


Herança genética
Detetives da Ciência
O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.
Isso me atrai
Como É Que É?
O que é magnetismo, como funciona a interação da matéria com campos magnéticos e como construir o seu próprio ímã.
As formas da natureza
Detetives da Ciência
Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.
Menos fumaça
Detetives da Ciência
Os biocombustíveis e os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.
Pra que me espetar tanto?
Detetives da Ciência
O calendário de vacinas, o desafio de produzir novos compostos para combater os novos vírus.
O primeiro passo
Como É Que É?
A importância do atrito e como a força dele age na água e no ar. Uma experiência com paraquedas e a força de resistência.
Eclipse lunar
Entrando em Órbita
Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua entra em eclipse total. O fenômeno magnífico só voltará a acontecer em 2033.
É coçando que se aprende
Como É Que É?
A diferença entre bactérias e fungos, as infecções causadas por ambos e o que os micro-organismos têm de bom e de ruim.


Tempo de transformação
Arte, Artistas e Arteiros
Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.
Desenhando o futuro
Ensinar e Aprender
Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara, em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.
Tecendo e participando da festa
Arte, Artistas e Arteiros
Confecção de tecidos e objetos trançados, como cestos, balaios, bolsas. As técnicas indígenas de entrelaçar fibras vegetais como o capim dourado. A arte da tapeçaria. Festas populares e tradições culturais. Cultura e formação de identidade nacional.
No giro da Terra, preservar, mudar, transformar
Arte, Artistas e Arteiros
A capacidade humana de sentir, perceber e elaborar uma representação própria do mundo. O papel da arte na busca de sustentabilidade para o planeta a partir da recuperação e utilização de materiais que vêm do lixo.
Tempo de novas mídias
Arte, Artistas e Arteiros
Evolução das tecnologias de pintura. Pintura mural narrativa no século XX. A interação entre arte, ciência, tecnologia e indústria. O rádio e a televisão como veículos de comunicação, lazer, informação e produção artística. O uso do computador para integração entre mídias. Arte e criação tecnológica.
A Terra gira, o tempo passa
Arte, Artistas e Arteiros
Os fenômenos cíclicos da natureza e suas representações nas obras de arte. A descoberta e o uso do claro-escuro ao longo da história e na pintura renascentista. O Impressionismo e seus principais representantes. A moda e a influência das estações climáticas nos figurinos.
Brincar de inventar
Arte, Artistas e Arteiros
Criatividade, construção de brinquedos e formação de conhecimento. Os brinquedos e as brincadeiras de diferentes culturas estimulam a imaginação e a criação. Op-Art: a arte em constante movimento.
Pensar para brincar
Arte, Artistas e Arteiros
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.


Aula 01 – Crise de Roma
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O Império Romano e as principais causas da crise de Roma, que levou à fragmentação e ao posterior surgimento de vários países na Europa e de um novo sistema de governo: o feudalismo.
A Guerra dos Marimbondos
O Mochileiro do Futuro
Revolta popular iniciada na antiga província nordestina de Pernambuco, em 1851, quando o governo determinou a realização do regulamento do registro de nascimentos e óbitos, uma etapa para se proceder ao Censo Geral do Império. A população entendeu que a medida era um pretexto para, a partir do controle sobre essa documentação, escravizar homens livres e pobres e reescravizar os escravos libertos.
A Balaiada
O Mochileiro do Futuro
Em 1838, na província do Maranhão, teve início a Revolta da Balaiada. Sertanejos pobres, índios e escravos fugidos se uniram para lutar contra as injustiças sociais da época. O movimento se estendeu para as províncias do Piauí e do Ceará e durou até meados de 1841,quando o governo iniciou uma violenta repressão.
Aula 16 – Mercantilismo
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O mercantilismo e suas práticas econômicas como o metalismo, a manutenção da balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo.
Aula 10 – Independência da América Espanhola
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
A relação do iluminismo com os processos de independência na América Espanhola, quem foi Simón Bolívar, a elite criolla e as razões para as guerras de independência.
Aula 17 – Grandes navegações
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
As causas das grandes navegações, por que Portugal foi o primeiro país a se lançar nas descobertas marítimas, as viagens de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães, Sebastião Elcano e o Tratado de Tordesilhas.
Arqueologia ou bancando o Indiana Jones
MultiClube
A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.
Combatendo o preconceito com conhecimento
Ensinar e Aprender
Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba.


Migrações
África Diversa
As migrações forçadas são um dos mais tristes problemas da África. Em geral, são causadas pela escassez de alimentos, pelos conflitos armados e pelas catástrofes naturais. Este episódio revela o lado humano que se manifesta durante essas tragédias, apresentando iniciativas que ajudam migrantes e refugiados.
Restinga
Aventuras Cariocas
Localizada próximo às praias, nela encontramos bromélias, mandacarus, guriris, cobras e muito mais.
O espaço da produção
Curiosos por Natureza
Os setores primário, secundário e terciário da economia. As relações trabalhistas, a distribuição espacial dos diferentes tipos de indústrias e as relações comerciais.
Jacarepaguá-Prainha, via Barra
Aventuras Cariocas
Vários caminhos, novos lugares e personagens que podem contar um pouco da história desses bairros.
Floresta
Aventuras Cariocas
Na Floresta da Tijuca, um banho de cachoeira, uma ação de replantio e o aprendizado sobre a importância da água para a vida de todos.
Baía
Aventuras Cariocas
Uma visita à Baía de Guanabara com direito a botinhos e a toda a biodiversidade presente na cidade do Rio.
Manguezal
Aventuras Cariocas
Um verdadeiro banho de lama, em que os personagens vão explorar a fauna e a flora dos manguezais.


Educação Física e cultura
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Brinquedos, brincadeiras, jogos e esportes são produções culturais da humanidade incorporadas pela escola.
Rúgbi e rúgbi em cadeira de rodas
Tem Jogo!
Duas modalidades de rúgbi estarão nos Jogos de 2016. O rúgbi nasceu na Inglaterra e, da mesma forma que o futebol, é um jogo de invasão do campo adversário com o objetivo de marcar gols.
Esporte e trabalho
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
O esporte como ofício, para além de seu caráter de espetáculo e de entretenimento.
Badminton e tênis de mesa paralímpico
Tem Jogo!
No badminton e no tênis de mesa paralímpico, os competidores individuais ou em times se posicionam em lados opostos e utilizam técnicas específicas para rebater bolas e petecas.
Esportes
África Diversa
Neste episódio, conheça a petanca, esporte nacional de Madagascar. Na África do Sul, futebol e balé se unem para beneficiar jovens atletas. Já na Argélia, o futebol é um aliado na luta de mulheres contra a repressão. E se a capoeira é brasileira, ela certamente tem um pé em Angola.
Judô paralímpico e luta greco-romana
Tem Jogo!
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
Educação Física e lazer
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.
Vôlei de praia e vôlei sentado
Tem Jogo!
O vôlei convencional se desdobrou em duas outras modalidades, olímpica e paralímpica, sendo o Brasil um assíduo frequentador dos pódios nos circuitos de vôlei de praia.


Letreiramento
Quadrinhos Guia Prático
O traçado das letras e sua relação com o texto e o desenho.
Judô paralímpico e luta greco-romana
Tem Jogo!
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
Aula 01 – Teorema de Tales
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.
E se não for igual?
Procura Acha (7° Ano)
O que é inequação do 1º grau, quais são os sinais de desigualdade e como resolver uma inequação.
Os Quebra-Quilos
O Mochileiro do Futuro
No final do século XIX, a população se revoltou contra o governo imperial, que decidiu padronizar o sistema métrico brasileiro, seguindo o padrão europeu. Os conflitos começaram na Paraíba e logo alcançaram as províncias de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A repressão ao movimento foi violenta até que, em 1875, os presos foram soltos e anistiados.
Voyager 1 é o primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar
Entrando em Órbita
A sonda Voyager 1, lançada em 1977, saiu oficialmente do Sistema Solar e explora uma região obscura e fria da galáxia.
