ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

alfabetização

Ler é tudo!

Ensinar e Aprender

A experiência da professora alfabetizadora Evelin José na E.M. Ministro Plínio Casado (4ª CRE), em Brás de Pina, criando atividades lúdicas que incentivam a leitura. Com pós-graduação em Neurociências, a educadora aguçou a percepção sobre os diferentes ritmos de aprendizado e passou a dar atenção individualizada a seus alunos.

Assista

O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização

VII Semana de Alfabetização

As professoras da Rede Municipal Juliana Rebelo Ferreira e Lyvia Teixeira Santos, da E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE), Suellen da Roche Gomes Junger, da E.M. Artur Azevedo (6ª CRE), Mara Lucia Laranjeira Malheiros, da E.M. Grandjean de Montigny (6ª CRE), e Paula Cid Lopes, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Uerj, participam do painel O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização.

Assista

Produção de textos em alfabetização

Formação em Rede

O programa aborda a importância das diferentes etapas da produção textos no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita. Convidadas: Marta Rocha Pereira, professora da E.M. Gastão Monteiro Moutinho (7ª CRE); Patrícia Araújo dos Santos, diretora da E.M. Gastão Monteiro Moutinho; e Mônica Bezerra da Silva, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE).

Assista

O texto literário em alfabetização

Formação em Rede

O programa aborda os textos literários como parte do mundo do imaginário, apresentando sua dimensão lúdica e de encantamento e valorizando sua diversidade cultural e artística. Convidadas: Alba Valéria Saraiva, professora do 2º ano do Ciep Oswald de Andrade (6ª CRE); Laise Pacheco, diretora do Ciep Oswald de Andrade; e Maria Francisca Mendes, doutora em Educação e professora da Sala de Leitura da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE).

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

Formação em Rede

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

VI Semana de Alfabetização

Mesa-redonda com Margarida dos Santos, professora do Colégio de Aplicação da Uerj, Gina Paula, da Gerência de Ensino Fundamental da SME, e Luan Gomes, da Gerência de Educação da 4ª CRE, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição.

Assista

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização