ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, fala sobre os diferentes métodos de alfabetização e comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias. No especial sobre alfabetização, a educadora aborda, também, a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

Conheça as práticas pedagógicas e o trabalho diferenciado de alfabetização das professoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel, e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydéa Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Vila Paciência. Elas foram algumas das professoras alfabetizadoras premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

Conheça as experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani (10ª CRE), em Santa Cruz, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti (8ª CRE), em Realengo.

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O que motiva uma professora alfabetizadora? Conheça o trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares (2ª CRE), em Ipanema, e Ana Laura Longubuco, da E.M. Montese (4ª CRE), em Cordovil, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

matemática

Palestra A Matemática na alfabetização

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram Flávia Renata Coelho (SME-Caxias) e as professoras convidadas Gizele Gonçalves Posta Lopes, da E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz (7º CRE), e Rafaella Alves Luzia da Silva, do Ciep Gregório Bezerra (4ª CRE).

alfabetização

Ler e escrever com prazer

Ensinar e Aprender

Já pensou em incentivar a leitura e a escrita dos alunos com um correio? Foi o que a professora Patrícia Merçon promoveu no Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), em Vila Valqueire. Ela criou o Correio ABA, projeto no qual os alunos do 3º ano trabalham a leitura e a escrita por meio da troca de correspondência.

Casas de Alfabetização

Educação em Rede

Conheça o projeto Casas de Alfabetização, veja como foi a reestruturação da E.M. São Domingos (3ª CRE) para receber o projeto e descubra as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.

Saci

Juro Que Vi

Quem avista poeira ou folhas girando em um pé de vento já sabe: ali tem saci! E é melhor tomar cuidado porque lá vem travessura. Conheça a história de um dos mais famosos personagens do folclore brasileiro.

Especial sobre alfabetização

Professoras alfabetizadoras 3

A velha a fiar

Cantigas de Roda

Veja como a canção A velha a fiar pode gerar uma conversa sobre a relação do homem com o meio ambiente e sobre o ciclo da vida no qual estamos todos inclusos.

1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores

Curta e Compartilhe

Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.

A inclusão como direito

Ensinar e Aprender

Conheça a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, que, por meio de atividades lúdicas e com o apoio da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A Sala de Recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que visa à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede.