ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

alfabetização

Professoras alfabetizadoras 1

Especial Alfabetização – Ludicidade

Ensinar e Aprender

As professoras Liliane Martins Nunes da Silva, da E.M. Euzebio de Queiroz(8ª CRE), e Carla Ferreira Floro, da E.M. Engenheiro Álvaro Sodré (7ª CRE), premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013, falam sobre a importância da ludicidade na alfabetização.

Assista

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

Matinta Perera

Juro Que Vi

Você conhece a lenda da bruxa Matinta Perera? Uma menina e seu gato descobrem os mistérios que cercam essa personagem do folclore brasileiro, uma bruxa velha que se transforma num pássaro de mau agouro.

Iara

Juro Que Vi

Você conhece o mito da Iara ou Mãe-d’Água? Nas lendas, a Iara é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Após ouvir seu canto, o garimpeiro Pedro se depara com a Mãe-d’Água na floresta.

Breve histórico da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio

VI Semana de Alfabetização

Uma contextualização histórica da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, por Teresa Cristina Araújo, supervisora da 3ª CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio. E uma conversa com a professora Cecilia Goulart, doutora em Letras e coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Cultura e Práticas Educativas, sobre oralidade, leitura e produção de textos.

Assista

A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização

VI Semana de Alfabetização

Palestra sobre educação literária com Cintia Barreto, doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes. As professoras Liliane Marins, da Gerência de Alfabetização, Raquel Moraes, da E.M. São Domingos (3ª CRE), Adriana Afonso, do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), e Letícia Santos da Cruz, da Gerência de Educação da 9ª CRE, participam da mesa-redonda.

As pintas do Júnior

Que Medo!

Como lidar com o medo de ir ao médico? Junto com o personagem Júnior e as suas pintas, descubra uma nova visão sobre a figura do médico e veja que não há motivos para temores.