ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

história e geografia

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

alfabetização

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Professoras alfabetizadoras 1

Assista

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Assista

A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções

VIII Semana de Alfabetização

A professora e escritora Sonia Rosa, o escritor Otávio Júnior e a professora Ana Soares conversam sobre a relação entre leitura, literatura e escola.

Assista

Outros saberes, espaços e linguagens na alfabetização

VIII Semana de Alfabetização

Os professores Douglas Neves (Doug Alvoroçado), Flávio Nascimento, Renan Alcântara (Teacher Ray) e Gustavo Custódio participam da roda de conversa outros saberes, espaços e linguagens na alfabetização

Assista

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

Escrita na alfabetização

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.