EDUCAÇÃO INFANTIL
língua oral e escrita

O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).

música

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

Acompanhe a história de um menino que vai seguindo uma parada militar e, cantando a música Marcha, soldado, sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

A perda pode ser um sentimento complicado de explicar para uma criança. Com a cantiga de roda Como pode viver o peixe, veja como um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo.

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu Lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.

Casinha de cupim

Cantigas de Roda

Você conhece a cantiga de roda Casinha de cupim? Veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas, que acabam devoradas pelos insetos.

Atirei o pau no gato

Cantigas de Roda

Divirta-se com a animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.

Entrei na roda

Cantigas de Roda

Veja como as crianças interagem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.

A velha a fiar

Cantigas de Roda

Veja como a canção A velha a fiar pode gerar uma conversa sobre a relação do homem com o meio ambiente e sobre o ciclo da vida no qual estamos todos inclusos.

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Com a canção Se esta rua fosse minha, veja a história de um menino que se sente rejeitado com o nascimento da irmã, mas uma situação inesperada muda o sentimento.

artes visuais

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

educação infantil

Entrei na roda

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

O Curupira

Juro Que Vi

Você conhece a história do Curupira? Com seus pés para trás e cabelo vermelho, Curupira pune todos aqueles que não respeitam a floresta. Assista a essa história do nosso folclore!

Casinha de cupim

Seu Lobo

Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho. Ela conta sobre sua prática de criar brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais e de, a partir deles, possibilitar às crianças o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, curiosidade e criatividade.

Iara

Juro Que Vi

Você conhece o mito da Iara ou Mãe-d’Água? Nas lendas, a Iara é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Após ouvir seu canto, o garimpeiro Pedro se depara com a Mãe-d’Água na floresta.

Reunião de pais

#educa

As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.