
Escuta, fala, pensamento e imaginação
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira –doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Patrícia Corsino – consultora do MEC Participantes: Ana Cristina Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira, Cristiane F. Amancio, Elisabeth Fernandes Martini, Fabiola Lira Gonçalves, Geise Carla de Souza Teixeira, Gilmara Mendes da Silva, Helena Mayara de O. Costa, Karen de Fátima Maciel, Luciane Frazão, Mariana Rodrigues Zadminas, Natalia Iorio da Silva e Valessa Carvalho.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
Um mundo repleto de leitura
Quarto de Brinquedo
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.


Verdade ou mentira?
UniDuniTV
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Vamos salvar o planeta!
UniDuniTV
Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.


Corpo - território de saberes, produções e conhecimentos
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora Bianca de Albuquerque Mathiesen, mestre em Ciências da Atividade Física, fala sobre o corpo como território de saberes, produções e conhecimentos.
Corpo, gestos e movimentos
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira – doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidado: Paulo Fochi – consultor do MEC Participantes: Adriana de Souza Spíndola, Aluanda Nabuco de Oliveira, Ana Caroline Campos, Andréa Batista de Barros, Angélica da Silva Barroso, Bianca Portugal dos Santos, Diana Teodosio Arruda Lisboa, Edna Silva Marins, Fabíola Farias Baptista da Cunha, Juracy Mourilhe de Oliveira, Michelle Pinheiro de Abreu Saramago, Monica Cristina dos Santos Moreira e Shirlei Machado.


Como pode viver o peixe
Cantigas de Roda
Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.
A velha a fiar
Cantigas de Roda
A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.
Casinha de cupim
Cantigas de Roda
Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.
Se esta rua fosse minha
Cantigas de Roda
Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.
Marcha, soldado
Cantigas de Roda
A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.
A linda rosa juvenil
Cantigas de Roda
Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.
Entrei na roda
Cantigas de Roda
Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.
Atirei o pau no gato
Cantigas de Roda
Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.


Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).


Brincar, interagir, construir... as dinâmicas da Educação Infantil
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A importância do brincar na Educação Infantil, considerando a brincadeira como uma forma de linguagem e a criança como sujeito que, nas interações, aprende e se constitui. Convidados: Jonathan Aguiar, professor e mestre em Educação pela UFRJ, Lisdalia Vilar da Ascenção, professora e psicóloga, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
Aquitã, o indiozinho
Que Medo!
Quando o sol se põe, o pequeno Aquitã precisa criar coragem para enfrentar seu único temor: o medo de ficar sozinho no escuro.
Infâncias, Singularidades e Práticas Culturais: perspectivas pedagógicas em debate
IV Seminário Étnico-Racial (2020)
Roda de conversa: Ana Carolina Lacorte, da C.M. Tia Andreza (3ª CRE), Estevão Santos, da C.M. Arco-Íris (1ª CRE), Ariene Vitalino, do EDI Professora Solange Conceição Tricarico (4ª CRE), e Geisa Giraldez, do EDI Zélia Gattai Amado (4ª CRE). Contação de história: Juliana Correia, Projeto Baobazinho. Pílula: Viviane Dutra, do EDI Profa. Kenia Mendes dos Santos Machado (7ª CRE).
Se esta rua fosse minha
Cantigas de Roda
Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.
Espaços naturais com bebês e crianças pequenas
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A segunda roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil traz um olhar específico para os bebês, entendendo-os como sujeitos de direitos e protagonistas. Convidadas: Nazareth Salutto, professora da UFF, e Nuelna Vieira, diretora da Casa Monte Alegre.
O pedagógico de tudo e de todos para ser Educação Infantil
6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediador: Aristeo Leite Filho – professor da Uerj Convidado: Gabriel de Andrade Junqueira Filho – doutor em Psicologia da Educação e professor da UFRGS Participantes:Michelle Dantas Ferreira – Ciep Adão Pereira NunesJuliana Napoli do Espirito Santo – C.M. Cantinho FelizCamila da Silva Perrotta – EDI Igor Moraes da SilvaThais Barcelos Dias da Silva – C.M. Nosso CantinhoMichelle Pinheiro de Abreu Saramago – C.M. Espaço Livre da Criança
O que entendemos por neurociência? (tarde)
4ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Anna Lucía Campos, mestre em Neurociência e em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva.
