EDUCAÇÃO INFANTIL
língua oral e escrita

O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).

ciências sociais e naturais

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Verdade ou mentira?

UniDuniTV

Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

O tempo vai passando

UniDuniTV

Noções sobre ontem, hoje e amanhã...

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

Assista

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

música

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.

Entrei na roda

Cantigas de Roda

Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.

Casinha de cupim

Cantigas de Roda

Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.

Atirei o pau no gato

Cantigas de Roda

Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.

A velha a fiar

Cantigas de Roda

A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.

A linda rosa juvenil

Cantigas de Roda

Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.

artes visuais

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

educação infantil

Ler em voz alta

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, lendo com elas.

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

O que é, o que é?

UniDuniTV

Mistérios e segredos que atiçam a curiosidade e a criatividade.

Se esta rua fosse minha

Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho. Ela conta sobre sua prática de criar brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais e de, a partir deles, possibilitar às crianças o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, curiosidade e criatividade.

A gente brinca junto

UniDuniTV

Lições sobre a vida em grupo, a solidariedade e a generosidade.

Eu conheço várias casas